Esta página é o ponto de partida para todo o conteúdo da matéria de português existente no site, então sugiro que salve em seus favoritos. Procurei enriquecer o material teórico com vídeos aulas, exercícios e links interessantes e dicas quando necessárias.

Muitas vezes no edital do concurso é pedido uma mesma matéria só que de maneira diferente gerando dúvidas de como achá-la.

Resolvi então colocar nesta relação além das matérias como normalmente se estuda, mas os links  descrito exatamente como é pedido nos editais para que facilite para você encontrá-la.

PORTUGUÊS

MORFOLOGIA

Estrutura e Formação das palavras

Classe de palavras: Já fiz uma postagem com o conteúdo completo deste item, mas estarei fazendo postagem separada de cada um mais enriquecidas, é só clicar Aqui!

SINTAXE

  • Análise Sintática
  • Termos Essenciais da Oração
  • Termos Integrantes da Oração
  • Termos Acessórios da Oração
  • Período Composto
  • Coordenação
  • Subordinação
  • Coordenação e Subordinação
  • Orações Reduzidas
  • Período simples e composto
  • Estudo Complementar do Período Composto
  • Sintaxe de Concordância
  • Sintaxe de Regência
  • Sintaxe de colocação
  • Emprego da Crase

FONOLOGIA/ FONÉTICA

  • Fonemas
  • Encontros Vocálicos
  • Encontros Consonantais
  • Sílaba
  • Ortoépia
  • Prosódia
  • Ortografia (ortografia oficial: emprego das Letras e ortografia oficial: Emprego da acentuação Gráfica)
  • Notações Léxicas
  • Emprego dos Porquês
  • Emprego do Hífem
  • Pontuação

SEMÂNTICA

ESTILÍSTICA

ACENTUAÇÃO GRÁFICA – (ortografia oficial: Emprego da acentuação Gráfica) (fonética, mas devido sua importância será abordado separadamente)

ORTOGRAFIA – (ortografia oficial: emprego das Letras) (fonética, mas devido sua importância será abordado separadamente)

PONTUAÇÃO (fonética, mas devido sua importância será abordado separadamente)

CRASE (Sintaxe, mas devido sua importância será abordado separadamente)

REDAÇÃO

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Reconstrução de informações do texto: identificação de informações implícitas;

relações entre informações do texto e conhecimentos prévios;

reconhecimento de: tema, finalidade e intenções, ordenação e hierarquia de ideias, ambiguidade, ironia, humor, opiniões e valores;

identificação do sentido de uma palavra pelo contexto;

identificação do locutor e interlocutor;

intertextualidade e produção de sentidos, efeitos da citação de um texto em outro;

síntese ou paráfrase de textos ou de parágrafos.

Gêneros e tipos textuais: estrutura e elementos de texto narrativo nos gêneros relato,
notícia e crônica;

elementos do texto argumentativo e tipologia da argumentação em gêneros diversos: tese, argumento e contra-argumento, refutação;

estratégias de persuasão e efeitos pretendidos;

aspectos temáticos de textos literários;

tipos descritivo, injuntivo e expositivo;

análise das características discursivas de gêneros diversos.

TÓPICOS LINGUÍSTICOS

Relações coesivas estabelecidas por pronomes e advérbios.

Relações semântico-sintáticas entre termos da oração e entre orações: explicação, oposição, conclusão, adição, alternância, causa, consequência, tempo, finalidade, condição, comparação, conformidade, proporção.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Links para as postagens exatamente como é pedido nos editais

Compreensão e interpretação de gêneros variados

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).

Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros (literários, jornalísticos, tiras, charges, entre outros).

Intertextualidade

Tipologia Textual

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos( literários e não literários)

Reconhecimento de gêneros e tipos textuais

Ortografia

Acentuação Gráfica

Colocação dos pronomes átonos

Emprego das Classes de Palavras

Morfossintaxe: Flexão de número

Morfossintaxe dos períodos simples e composto (classes, funções, empregos e estruturações sintáticas)

Emprego do sinal indicativo de Crase

Semântica: sinônimo, antônimo, homônimo e parônimo

Sintaxe da oração e período

Pontuação

Concordância Nominal e verbal

Regência Verbal e nominal

Significação das Palavras ( significado das palavras)

Sentido próprio e figurado das Palavras

Redação de correspondências oficiais

Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

Reescritura de frases e parágrafos e textos

Fonologia : Conceito

Morfologia

Sintaxe

Conectivos: Valores lógicos-semânticos

Conectores

A pluralidade de normas: Regionais, sociais, etárias e estilística ( registro )

Norma padrão e não padrão

Língua e Linguagem

Características das modalidades da língua: oral e escrita

Denotação e conotação

Formação de plural

Formação das palavras

O processo de comunicação e as funções de linguagem

Domínio da estrutura morfossintática do período – Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 

Domínio da estrutura morfossintática do período.  Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração

Domínio dos mecanismos de coesão textual – Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 

Domínio dos mecanismos de coesão textual – Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos desequenciação textual.

Sinônimos e Antônimos

Colocação pronominal

Fala e desvio de normas

Vozes do Verbo

Modos e tempos verbais

Flexão de Gênero

Flexão nominal e verbal

 Emprego/correlação de tempos e modos verbais

Emprego e correlação verbal

Funções da linguagem

Níveis de linguagem

Semântica: significação das palavras (antonímia e sinonímia; denotação e conotação; ambigüidade)

 

Domínio dos mecanismos de coesão textual.

4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos
de sequenciação textual.

4.2 Emprego de tempos e modos verbais.

Domínio da estrutura morfossintática do período.

5.1 Emprego das classes de palavras.

5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.

5.4 Emprego dos sinais de pontuação.

5.5 Concordância verbal e nominal.

5.6 Regência verbal e nominal.

5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.

5.8 Colocação dos pronomes átonos.

Reescrita de frases e parágrafos do texto.

6.1 Significação das palavras.

6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.

6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.

6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

7.1 Aspectos gerais da redação oficial.

7.2 Finalidade dos expedientes oficiais.

7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento.

7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Redação de correspondências oficiais: documentos oficiais utilizados pelas instituições públicas brasileiras.

 

 

8 Sintaxe da oração e do período.

10 Concordância nominal e verbal.

11 Regência nominal e verbal.

13 Redação de Correspondências Oficiais (Manual de Redação da Presidência da República).

13.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento.

13.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

 

Português: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de
tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e
verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Redação (confronto e reconhecimento
de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.

 

PORTUGUÊS:

Morfologia e sintaxe.

Concordância nominal e verbal.

Regência nominal e verbal.

Compreensão e interpretação de textos.

Intertextualidade.

 

Redação (reconhecimento de frases corretas e incorretas).

 

Ortografia.

Divisão silábica.

Porque, por que, por quê, porquê, mal/mau.

Adjetivos e substantivos (flexão).

Verbos (tempos, modos e vozes).

Pronome (emprego e colocação).

 

Sintaxe: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração.

Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos.

 

 

4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual.

4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais.

5 Domínio da estrutura morfossintática do período.

5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.

5.3 Emprego dos sinais de pontuação.

5.4 Concordância verbal e nominal.

5.5 Emprego do sinal indicativo de crase.

5.6 Colocação dos pronomes átonos.

6 Reescritura de frases e parágrafos do texto.

6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto.

6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento.

7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

2. Conhecimento de língua: ortografia/acentuação gráfica; classes de palavras: substantivo:
classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau;
pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átonos; verbo: classificação, conjugação,
emprego de tempos e modos; preposição e conjunção: classificação e emprego; estrutura das palavras e seus
processos de formação; estrutura da oração e do período; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal,
; figuras de linguagem (principais); variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

 

  1. Morfossintaxe dos períodos simples e composto (classes, funções, empregos

e estruturações sintáticas);

  1. Emprego e correlação verbal;
  2. Funções da linguagem;
  3. Níveis de linguagem;
  4. Semântica: significação das palavras (antonímia e sinonímia; denotação

e conotação; ambigüidade)

  1. Figuras de linguagem

 

Português

 

 

 

PORTUGUÊS

  1.  Língua, linguagemnorma (padrão e não padrão)fala e desvio de norma.
  2.  A pluralidade de normas: regionais, sociais, etárias e estilísticas (registros).
  3.  Características das modalidades da língua: oral e escrita.
  4.   O processo de comunicação e as funções da linguagem.
  5.   Recursos expressivos – a linguagem figurada.
  6.   Norma ortográfica.( emprego das letrasacentuação gráfica)
  7.   Pontuação.
  8.   Morfossintaxe das classes de palavras: substantivo, adjetivo, etc.
  9. Concordância nominal e verbal.
  10. Regência nominal e verbal.
  11. Conectivos: valores lógico-semânticos.
  12. Processos de coordenaçãosubordinação.
  13. Composição do texto escrito: dissertação – fato e demonstração / argumento e inferência / relações lógicas; narração – sequenciação de fatos / temporalidade; descrição – ordenação de elementos descritivos.

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

  1. Compreensão e interpretação de textos.
  2. Ortografia (acentuação,     emprego de s, z, ç, x, ch, ss, sc, cç, j e g).
  3. Morfossintaxe (flexão de númeroformação de plural)
  4. Sintaxe (concordância nominal e verbal,    regência verbal e nominalcolocação pronominal,     crase).
  5. Pontuação.
  6. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos).

 

 

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS):

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

3 Domínio da ortografia oficial:

emprego das letras;

emprego da acentuação gráfica.

4 Domínio dos mecanismos de coesão textual:

emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual;

emprego/correlação de tempos e modos verbais.

5 Domínio da estrutura morfossintática do período:

relações de coordenação entre orações e entre termos da oração;

relações de subordinação entre orações e entre termos da oração;

emprego dos sinais de pontuação;

concordância verbal e nominal;

emprego do sinal indicativo de crase;

colocação dos pronomes átonos.

6 Reescritura de frases e parágrafos do texto:

substituição de palavras ou de trechos de texto;

retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

7 Correspondência oficial:

adequação da linguagem ao tipo de documento;

adequação do formato do texto ao gênero.

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

  1. Compreensão e interpretação de textos.
  2. Ortografia (acentuação,    emprego de s, z, ç, x, ch, ss, sc, cç, j e g).
  3. Morfossintaxe (flexão de número,formação de plural)
  4. Sintaxe (concordância nominal e verbal,    regência verbal e nominal,colocação pronominal,    crase).
  5. Pontuação.
  6. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos).

 

15.2.1.2.1 LÍNGUA PORTUGUESA:

 

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

 

2Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

 

3 Domínio da ortografia oficial

 

3.1 Emprego das letras.

 

3.2Emprego da acentuação gráfica.

 

4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

 

4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos desequenciação textual.

 

4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais.

 

5 Domínio da estruturamorfossintática do período.

 

5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

 

5.2Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.

 

5.3 Emprego dos sinais depontuação.

 

5.4 Concordância verbal e nominal.

 

5.5 Emprego do sinal indicativo de crase.

 

5.6 Colocação dos pronomes átonos.

 

6 Reescritura de frases e parágrafos do texto.

 

6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto.

 

6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

7 Correspondência oficial.

 

7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento.

 

7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.