IFES:

 

CIÊNCIAS

FISICA:

  1. Cinemática: Conceitos de Cinemática; Ponto material e corpo extenso; Posição escalar; Deslocamento e caminho percorrido; Repouso, Movimento e Referencial; Sistema Internacional de Unidades; Velocidade escalar média; Movimento Uniforme (MU); Equação horária da posição no (MU); Movimento Uniformemente Variado (MUV); Aceleração escalar média; Equação horária da posição no (MUV); Equação horária da velocidade; Equação de Torricelli; Queda livre. 2. Dinâmica: Estudo das forças; O que é força; Elementos de uma força; Como medir a intensidade de uma força; Resultante de um sistema de forças; Forças com mesma direção e mesmo sentido; Forças com mesma direção e sentidos diferentes; Forças concorrentes; Conceitos da Dinâmica; Força; Massa; Peso; 1ª Lei de Newton (Inércia); 2ª Lei de Newton (F = ma); 3ª Lei de Newton (ação e reação) 3. Trabalho: Trabalho de uma força qualquer. 4. Energia: Energia Cinética; Energia potencial gravitacional; Energia potencial elástica; Princípio da Conservação da Energia Mecânica 5. Calor: Equilíbrio térmico e temperatura; Medidas de temperatura; Escalas termométricas; Quantidade de calor sensível; Calor específico; Propagação do calor.
  2. FÍSICA 1. Cinemática Escalar e Vetorial 2. As Leis de Newton 3. Gravitação Universal 4. Hidrostática 5. Conservação da Energia Mecânica 6. Conservação da Quantidade de Movimento 7. Temperatura e Dilatação 8. Calorimetria 9. As leis da termodinâmica
  3. Mudança de Fase 11. Reflexão e Refração da Luz

 

QUIMICA

.

  1. Aplicação dos conceitos fundamentais: matéria, corpo, objeto, energia, temperatura. 2. Propriedades da matéria: estados físicos, mudanças de estado, classificação de sistemas químicos (substâncias puras, misturas, substâncias simples e compostas, fase), métodos de separação de misturas, fenômenos físicos e químicos. 3. Átomo: estrutura atômica, número atômico e número de massa, semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos. 4. Elementos químicos: conceito, símbolos e representação convencional, classificação periódica dos elementos químicos.
  2. QUÍMICA 1. Estrutura atômica: modelos atômicos, estrutura fundamental da matéria, distribuição eletrônica em átomos no estado fundamental e em íons, semelhanças atômicas. 2. Classificação periódica: configurações eletrônicas dos elementos químicos de acordo com o posicionamento dos mesmos na tabela periódica, propriedades periódicas. 3. Ligações químicas: teoria do octeto, ligação iônica, ligação simples e coordenada (dativa) e ligação metálica, polaridade das ligações, forças intermoleculares, estruturas e propriedades das substâncias, geometria molecular. 4. Funções inorgânicas: conceitos, propriedades físicas e químicas, formulação e nomenclatura. 5. Reações químicas inorgânicas: classificação, representação das reações, ocorrência e balanceamento. 6. Cálculos químicos: Leis ponderais e volumétricas, número de Avogadro, mol, massa molar e volume molar. 7. Estequiometria: cálculo de fórmula percentual, mínima e molecular, estequiometria das reações, reações com reagentes limitantes, rendimento e grau de pureza

BIOLOGIA

  1. Água, Sais Minerais, Vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas – propriedades e importância para os seres vivos. 2. Célula – Procariótica e Eucariótica; Animal e Vegetal; Partes fundamentais; Principais orgânulos citoplasmáticos e suas funções. 3. Seres vivos – Características gerais e Níveis de organização; Vírus e Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animmalia: características gerais, importância econômica e ecológica; Principais doenças causadas por Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos e Vermes; Reprodução em vegetais e animais. 4. Sistemas do corpo humano – digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, sensorial, endócrino e reprodutor (órgãos componentes e funções). 5. Ecologia – Conceitos básicos; Cadeia e Teia alimentar; Relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos; Ciclo da água e do carbono; Poluição do ar, da água e do solo: problemas decorrentes e ações preventivas/corretivas.

BIOLOGIA 1. Bioquímica celular – Água, Sais Minerais, Vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Ácidos Nucléicos: propriedades e funções. 2. Citologia – Membrana Plasmática: composição, função e transporte; Citoplasma e Núcleo: estruturas e funções; Código Genético e Síntese Protéica; Mitose e Meiose. 3. Seres vivos – Vírus e Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animmalia : características gerais, importância econômica e ecológica; Principais doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes. 4. Fisiologia humana – Sistemas digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, endócrino, reprodutor e imunológico (órgãos componentes, funções e principais distúrbios). 5. Genética – Conceitos básicos; 1ª e 2ª leis de Mendel; Heredograma; Probabilidade; Herança dos grupos sanguíneos; Biotecnologia. 6. Evolução – Evidências e Teorias evolutivas (Lamarck, Darwin e Neodarwinismo). 7. Ecologia – Conceitos básicos; Cadeia e Teia alimentar; Ciclo da matéria; Relações ecológicas entre os seres vivos; Desequilíbrios ambientais (causas, consequências e sustentabilidade).

HISTÓRIA

HISTÓRIA 1. O surgimento da Idade Moderna 2. Reforma, Contrarreforma e Renascimento Cultural 3. O mercantilismo e o surgimento do pré-capitalismo 4. O Absolutismo dos reis e o Estado Moderno 5. As grandes navegações e a construção das Américas inglesa, hispânica e portuguesa 6. Os povos nativos da América 7. Confronto entre o mundo europeu e as populações autóctones 8. O mundo africano e a construção do espaço negro nas Américas 9. As revoluções inglesas do século XVII 10. O Iluminismo e a Revolução Francesa 11. A crise do sistema colonial nas Américas 12. Da manufatura às máquinas: etapas da Revolução Industrial 13. A formação das nações latino-americanas no século XIX 14. O Brasil no século XIX 15. Os Estados Unidos no século XIX

  1. A Europa no século XIX 17. O imperialismo dos séculos XIX/XX e a partilha da África e Ásia 18. Os nacionalismos e as guerras mundiais do século XX 19. O período entre-guerras e o contexto mundial 20. A hegemonia dos EUA na América Latina e no mundo: de Monroe a Obama 21. A Revolução russa de 1917 e o movimento socialista mundial nos séculos XX e XXI 22. A Guerra-Fria e a Queda do muro de Berlim 23. A América Latina nos séculos XX e XXI 24.

 

HISTÓRIA 1. O surgimento da Idade Moderna 2. Reforma, Contrarreforma e Renascimento Cultural 3. O mercantilismo e o surgimento do pré-capitalismo 4. O Absolutismo dos reis e o Estado Moderno 5. As grandes navegações e a construção das Américas inglesa, hispânica e portuguesa 6. Os povos nativos da América 7. Confronto entre o mundo europeu e as populações autóctones 8. O mundo africano e a construção do espaço negro nas Américas 9. As revoluções inglesas do século XVII 10. O Iluminismo e a Revolução Francesa 11. A crise do sistema colonial nas Américas 12. Da manufatura às máquinas: etapas da Revolução Industrial 13. A formação das nações latino-americanas no século XIX 14. O Brasil no século XIX 15. Os Estados Unidos no século XIX 16. A Europa no século XIX 17. O imperialismo dos séculos XIX/XX e a partilha da África e Ásia 18. Os nacionalismos e as guerras mundiais do século XX 19. O período entre-guerras e o contexto mundial 20. A hegemonia dos EUA na América Latina e no mundo: de Monroe a Obama 21. A Revolução russa de 1917 e o movimento socialista mundial nos séculos XX e XXI 22. A Guerra-Fria e a Queda do muro de Berlim 23. A América Latina nos séculos XX e XXI 24. As transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil nos séculos XX e XXI 25. O século XXI e as perspectivas do futuro. As transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil nos séculos XX e XXI 25. O século XXI e as perspectivas do futuro.

História do Brasil
Da Revolução de 1930 ao Brasil contemporâneo: A Era Vargas; o Brasil na II Guerra. Regime
Militar – 1964-1985: o Golpe de 1964 e o Regime Militar; a repressão política e o “milagre
econômico”; fim do Regime Militar; Campanha Diretas Já! (1984); Eleições de Tancredo Neves
e José Sarney (1985). Presidentes posteriores.

GEOGRAFIA

GEOGRAFIA 1. Meios de orientações; 2. As relações da natureza; 3. A inserção do homem no meio físico, suas alterações e construção do espaço atual; 4. As relações do homem entre si; 5. Os conflitos originados das relações da humanidade; 6. A construção cultural nos diversos espaços geográficos; 7. A evolução tecnológica da humanidade e suas conseqüências; 8. As relações humanas no contexto geográfico, histórico e político na atualidade.

GEOGRAFIA 1. A dinâmica do espaço geográfico 2. fisionomia da superfície terrestre; As conquistas tecnológicas e a alteração do equilíbrio natural; Ações em defesa do substrato natural e da qualidade de vida; Informações e recursos: representação dos fatos relativos à dinâmica terrestre. 3. Brasil: Dinâmica da Natureza. Relevo, clima, Hidrografia, vegetação, domínios morfoclimáticos, unidades de conservação; 4. O mundo em transformação: as questões econômicas e os problemas geopolíticos. Um mundo que se abre; Um mundo que se fecha; Tensões, conflitos, guerras; Mapas, índices, taxas 5. O homem criador de paisagem/modificador do espaço 6. O espaço geográfico produzido/apropriado; A paisagem rural; A paisagem urbana; A população mundial: estrutura, dinâmica e problemas. 7. O território brasileiro: um espaço globalizado 8. Nacionalidade e identidade cultural; A questão ambiental no Brasil; O problema das comunicações num território muito extenso; A ocupação produtiva do território.

Geografia
O Brasil no mundo: localização; extensão. A natureza brasileira: os grandes domínios
morfoclimáticos. Hidrografia e aproveitamento dos principais rios. A vegetação original. Os
recursos naturais. Os problemas ambientais. A população brasileira: crescimento e
distribuição. Estrutura da população. Mobilidade. A organização do espaço brasileiro: As
atividades industriais. O espaço agropecuário. Comércio, transportes e comunicações. O
espaço urbano. As relações do Brasil com o mundo: o Brasil no Mercosul.

 

IFES-ES – Conteúdo Programático

 

FÍSICA:

 

MECÂNICA

 

  1. Cinemática:

Conceitos de Cinemática;

Ponto  material  e  corpo  extenso;

Posição  escalar;

Deslocamento  e caminho percorrido;

Repouso, Movimento  e Referencial;

Sistema  Internacional de Unidades;

Velocidade escalar média;

Movimento Uniforme  (MU);

Equação  horária da  posição  no (MU);

Movimento Uniformemente Variado (MUV);

Aceleração  escalar  média;

Equação  horária  da posição  no  (MUV);

Equação  horária  da  velocidade;

Equação de Torricelli;

Queda livre.

 

  1. Dinâmica: Estudo das forças; O que é força; Elementos de uma força;

Como medir a intensidade de uma força; Resultante de um  sistema de  forças;

Forças com mesma direção e mesmo  sentido; Forças com mesma direção e

sentidos diferentes; Forças concorrentes; Conceitos da Dinâmica; Força;

Massa; Peso; 1ª Lei de Newton (Inércia);

2ª Lei de Newton (F = ma); 3ª Lei de Newton (ação e reação)

 

  1. Trabalho: Trabalho de uma força qualquer.

 

  1. Energia: Energia Cinética; Energia potencial gravitacional; Energia

potencial elástica;

Princípio da Conservação da Energia Mecânica

 

  1. Calor: Equilíbrio térmico e temperatura; Medidas de temperatura;

Escalas termométricas; Quantidade de calor sensível; Calor específico;

Propagação do calor.

 

.

 

QUÍMICA:

  1. Aplicação dos conceitos fundamentais: matéria, corpo,

objeto, energia,  temperatura.

  1. Propriedades da matéria: estados físicos, mudanças de estado,

classificação  de sistemas químicos(substâncias puras, misturas,

substâncias simples e compostas, fase), métodos de separação de misturas,

fenômenos físicos e químicos.

  1. Átomo: estrutura atômica, número atômico e número de massa,

semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos.

  1. Elementos químicos: conceito, símbolos e representação convencional,

classificação periódica dos elementos químicos.

 

 

BIOLOGIA:

 

  1. Água, Sais Minerais, Vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas –

propriedades e importância para os seres vivos.

  1. Célula – Procariótica e Eucariótica; Animal e Vegetal; Partes fundamentais;

Principais orgânulos citoplasmáticos e suas funções.

  1. Seres vivos – Características gerais e Níveis de organização; Vírus e

Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animmalia: características gerais,

importância econômica e ecológica; Principais doenças causadas por Vírus,

Bactérias, Protozoários, Fungos e Vermes; Reprodução em vegetais e animais.

  1. Sistemas do corpo humano – digestório, respiratório, circulatório,

excretor, nervoso, sensorial, endócrino e reprodutor (órgãos componentes

e funções).

  1. Ecologia – Conceitos básicos; Cadeia e Teia alimentar; Relações harmônicas

e desarmônicas entre os23 seres vivos; Ciclo da água e do carbono;

Poluição do ar, da água e do solo: problemas decorrentes e ações

preventivas/corretivas.

 

 

HISTÓRIA

 

  1. Idade: Moderna; Contemporânea;

1.1 Atualidades

  1. Brasil: Colonial; Império; República.

2.1 Atualidades

 

 

GEOGRAFIA

 

  1. Meios de orientações;
  2. As relações da natureza;
  3. A inserção do homem no meio físico, suas alterações e

construção do espaço atual;

  1. As relações do homem entre si;
  2. Os conflitos originados das relações da humanidade;
  3. A construção cultural nos diversos espaços geográficos;
  4. A evolução tecnológica da humanidade e suas conseqüências;
  5. As relações humanas no contexto geográfico, histórico e

político na atualidade.

Infraero concurso 2011 – Conteúdo Programático

Publicado em 29/06/2011 por Eder Sabino Carlos

Padrão

Infraero concurso 2011 – Conteúdo Programático

 

CONHECIMENTOS BÁSICOS

 

PARA TODOS OS CARGOS/OCUPAÇÕES, EXCETO PARA AS III

– ESPECIALISTA EM NAVEGAÇÃO AÉREA, CRO/PNA E CRO/PTA:

O restante do conteúdo programático de conhecimento específico

é de nível superior e técnico na qual não faço postagem

deste nível ainda

 

 

Legislação

 

Lei n.º 5.862/1972.

Lei n.º 11.182/2005.

Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

Noções:

Lei nº 8.666/1993.

Lei nº 10.520/2002.

Lei nº 9.784/1999.

Decreto n° 1.171/1994, Medida Provisória (MP) n.º 527/2011.