1 Gestão de pessoas. 1.1 Equilíbrio organizacional. 1.2 Objetivos, desafios e
características da gestão de pessoas. 1.3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização,
motivação, liderança, desempenho.

2. Gestão de Pessoas. 2.1. Conceitos e práticas de RH relativas ao servidor público.
2.2. Planejamento estratégico de RH. 2.3. Gestão de desempenho. 2.4. Comportamento, clima e cultura
organizacional. 2.5. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2.6. Qualidade de vida no trabalho. 2.7.
Características das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e
critérios de departamentalização. 2.8. Liderança, motivação e satisfação no trabalho. 2.9. Recrutamento e seleção de pessoas. 2.10. Análise e descrição de cargos.

GESTÃO DE PESSOAS E DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO.

  1. Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil.
  2. Carta de Serviços ao Cidadão. Decreto nº 6.932/2009.
  3. Lei de Acesso a Informação – Lei 12.527/2011.
  4. Aprendizagem e Comportamentos Organizacionais.
  5. Comunicação Eficaz.
  6. Motivação.
  7. Formação e Desenvolvimento de Equipes.
  8. Administração de Conflitos e Gestão da Mudança. Clima e Cultura Organizacionais.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: 1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. 2 A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho.

NOÇÕES  DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES.

1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização.

2 A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.

3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho.

4 Competência interpessoal.

5 Gerenciamento de conflitos.

6 Clima e cultura organizacional

7 Recrutamento e Seleção:técnicas e processo decisório.

8 Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens.

9 Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação.

10 Gestão por competências.

Noções de recursos humanos: CLT, benefícios, higiene, segurança e qualidade de vida.