É difícil passar em um concurso público?

Padrão

É difícil passar em um concurso público?

Esta pergunta é muito recorrente entre as pessoas que querem fazer um concurso público e sugiro que leia a postagem toda, pois tentarei responde-la.

Vamos imaginar que você quer ser um engenheiro, economista, advogado, professor ou outra profissão qualquer. Você além de ter que passar no vestibular terá que estudar de 4 a 5 anos e ao final terá duas situações: se estudou e se dedicou irá exercer sua profissão e ganhará bem, mas se fez um curso “meia boca” ou vai ganhar mau ou não vai nem exercer a profissão.

NO PAIN, NO GAIN. Já ouviu esta expressão inglesa? provavelmente sim; ela significa “sem dor, não há ganho”.  Foi um termo usado no halterofilismo para o atleta se esforçar para atingir seu objetivo de ter um corpo sarado. Esta expressão se popularizou em todas as áreas. Vale lembrar que o  termo “pain” pode ser substituído por  dedicação, esforço, sacrifício ou empenho.

“Tem mais de 1000 candidatos por vaga, não vou passar nunca”. Você já fez este comentário para você mesmo ou alguém já disse isso para você? Fique tranquilo já aconteceu com milhares de pessoas como você.

Resposta para esta pergunta é fácil: Se você analisar todos os concursos não só públicos, mas inclusive de vestibulares, enem e etc. verá que tudo é porcentagem. Se você fizer a porcentagem ideal você passa, simples assim. Os concursos de nível médio principalmente giram de 76% a 86% de acerto para você passar independente da quantidade de candidatos; pode ter 100 ou 20.000 fica sempre neste percentual. Pode acontecer de algum concurso ficar fora desta média tanto para cima como para baixo, mas se você ficar sempre nesta média fatalmente irá passar. Nesta situação o seu maior concorrente é você mesmo. Falta de dedicação, foco e alto estima. Alto estima? isto mesmo, você precisa acreditar mais em você mesmo. Com a mesma importância gostaria de falar sobre o foco. Primeiro vou sugerir dois filmes que assisti várias vezes que demonstra muito bem isto. A procura da felicidade com Will Smith e com Lendas da Vida com Matt Damon e Will Smith. No segundo tem uma cena que mostra o que acontece quando o golfista se concentra (foco) é muito interessante, mostrei para meu filho umas 10 vezes.

Respondendo agora a pergunta: É difícil passar em um concurso público?

NÃO! Mas é necessário DEDICAÇÃO, FOCO E AUTO ESTIMA.

Dicas:

1º Selecione um concurso e comece a estudar; Veja o último edital, conteúdo programático e banca organizadora do concurso.

2º Entenda como funciona as bancas organizadoras; as principais são: FCC ( Fundação Carlos Chagas ), FGV ( Fundação Getúlio Vargas ), ESAF ( Escola de Administração Fazendaria ), Fundação Cesgranrio, CESPE- UNB, Fundação VUNESP E CONSULPLAN.

3º Tenha foco, uma hora bem estudada com foco vale por 6 horas sem foco e é menos cansativa.

4º Motive-se; Imagine você lá dentro, sonhe como seria a sua vida depois de passar. Viva diariamente esta situação.

5º Comece pelas matérias que sempre cai nos concursos:

Português

Raciocínio Lógico e Matemático

Informática

Noções de Direito ( Constitucional e Administrativo )

Redação

Se for bancário : Conhecimentos bancários.

6º Estude mais as matérias que você tem mais dificuldade

7º E mais importante: Não desanime, a cada concurso você chegará mais forte.

Pode ser que não seja no primeiro concurso que irá passar, mas com certeza se você se dedicar, ter foco e acreditar em si tudo é possível.

Abraços

Espero ter Ajudado

 

Anúncios

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s