Conteúdo programático do Concurso INSS 2011- Preparatório 2015

Padrão

Concurso INSS 2011- Preparatório 2015

Começarei a fazer postagens visando a preparação para o próximo concurso do INSS, pois normalmente alteram pouco o edital.

A previsão é de 2000 vagas somente para a função de Técnico do Seguro Social;

Se você tem intenção de fazer este concurso é melhor já começar a se preparar. Salve esta página em seus favoritos que todos os dias postarei um link novo com as matérias.

Edital 2011: Clique Aqui!

No final da postagens tem algumas dicas para passar no concurso;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

 

CONHECIMENTOS GERAIS ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:

Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto n.o 1.171/94 e Decreto 6.029/07.

 

REGIME JURÍDICO ÚNICO:

Lei 8.112/90 e alterações posteriores, direitos e deveres do Servidor Público.

O servidor público como agente de desenvolvimento social;

Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público.

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:

1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos.

2 Da Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal).

 

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:

1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.

2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios.

3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta.

4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa.

5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder.

6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade.

7 Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização.

8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado.

Lei nº. 8.429/92 e alterações posteriores (dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato,

cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências).

9 Lei n°9.784/99 e alterações posteriores (Lei do Processo Administrativo).

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos.

2 Tipologia textual.

3 Ortografia oficial.

4 Acentuação gráfica.

5 Emprego das classes de palavras.

6 Emprego do sinal indicativo de crase.

7 Sintaxe da oração e do período.

8 Pontuação.

9 Concordância nominal e verbal.

10 Regências nominal e verbal.

11 Significação das palavras.

12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO:

1 Conceitos básicos de raciocínio lógico:

proposições;

valores lógicos das proposições;

sentenças abertas;

número de linhas da tabela verdade;

conectivos;

proposições simples;

proposições compostas.

2 Tautologia.

3 Operação com conjuntos.

4 Cálculos com porcentagens.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

1 Conceitos de Internet e intranet. Ver outras postagens Clique Aqui!

2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e à intranet. Ver também outra postagem Clique Aqui!

3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa.

4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 5 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 6 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1 Seguridade Social. 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios, 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a seguridade social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei n.° 8.212, de 24/07/1991 e alterações posteriores. 12 Lei n.º 8.213, de 24/07/1991 e alterações posteriores. 13 Decreto n.° 3.048, de 06/05/1999 e alterações posteriores; 14 Lei de Assistência Social – LOAS: conteúdo; fontes e autonomia (Lei n° 8.742/93 e alterações posteriores; Decreto nº. 6.214/07 e alterações posteriores).

 

Confira estas dicas:

 

1º você não deve se preocupar com a concorrência, mas com os seus próprios desafios.

2º faça da preparação diária um hábito. E lembre–se: organização é tudo!

3º dê uma atenção especial às disciplinas que você tem mais dificuldade ou menos conhecimento.

4º navegue pelo site do Ministério da Previdência Social e procure conhecer a fundo seu funcionamento, em especial o do INSS.

5º analise como são feitas as provas das principais bancas organizadoras, sobretudo FCC, Cespe e Funrio, responsáveis pelos últimos concursos. Quando a organizadora do próximo concurso for anunciada, responda o máximo de questões que puder desta banca.

6º se puder, inscreva–se em outros concursos para treinar. Procure se familiarizar com a pressão e o desgaste de um dia de prova.

7º esqueça completamente a ideia de que só sendo um gênio ou tendo um QI acima da média será possível ser aprovado. Se isso passou pela sua cabeça, ESQUEÇA!

8º passar no concurso do INSS só dependerá de você e do quanto você estará preparado no dia da prova.

Fonte: Aprova concursos

 

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. boa tarde !!
    muiti bom esse site, parabens ao desenvolvedor, com ele bati na trave nl concurso do Banco do Brasil e os materiais foram de muita utilidade.
    vou apostar minhas fichas no do INSS o conteudo das materias basicas estao quase todas completas ai,otimo!
    mas e o do conhcimentos especificos sobre direito previdenciario? se vc(criador do site) pudesse postar alguns links aqui eu agradeceria, uma mão lava a outra, vai que eu passo,eu ajudaria demais esse site aqui, não só eu mas quem passar e que tiver usado esses materias.
    mas enfim muito bom o site!
    deixo aqui ainha opinião.

    abraços!

    • Oi Marcos independente de valores sempre procuro fazer o possível para ajudar. Sobre direito previdenciário você poderia colocar o link que tenha este conteúdo que procurarei upar as matérias para você. Sobre a ajuda já fico feliz em saber que quando você passar eu tenha te ajudado. Se você ajudar alguém próximo já será de grande valor. Vamos passar esta ideia para frente.
      Abraços
      Eder

  2. Venho estudando já as matérias básicas, mas acredito que terei que pagar um curso para as matérias de Direito. Tenho estudado com afinco e acredito que desta vez consigo uma boa colocação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s