Ética e democracia: exercício da cidadania

Padrão

nova-centralÉTICA E DEMOCRACIA

O Brasil ainda caminha a passos lentos no que diz respeito à ética, principalmente no cenário político que se revela a cada dia, porém é inegável o fato de que realmente a moralidade tem avançado.
Vários fatores contribuíram para a formação desse quadro caótico. Entre eles os principais são os golpes de estados – Golpe de 1930 e Golpe de 1964.
Durante o período em que o país viveu uma ditadura militar e a democracia foi colocada de lado, tivemos a suspensão do ensino de filosofia e, conseqüentemente, de ética, nas escolas e universidades. Aliados a isso tivemos os direitos
políticos do cidadão suspensos, a liberdade de expressão caçada e o medo da repressão.
Como consequência dessa série de medidas arbitrárias e autoritárias, nossos valores morais e sociais foram se perdendo, levando a sociedade a uma “apatia” social, mantendo, assim, os valores que o Estado queria impor ao povo.
Nos dias atuais estamos presenciando uma “nova era” em nosso país no que tange à aplicabilidade das leis e da ética no poder: os crimes de corrupção e de desvio de dinheiro estão sendo mais investigados e a polícia tem trabalhado com mais liberdade de atuação em prol da moralidade e do interesse público, o que tem levado os agentes públicos a refletir mais sobre seus atos antes de cometê-los.
Essa nova fase se deve principalmente à democracia implantada como regime político com a Constituição de.…CONTINUE LENDO…..

Não esqueça que agora a Central de Favoritos esta bem melhor e em novo endereço: centraldefavoritos.com.br, com atualizações todos os dias, AGORA FICOU MAIS FÁCIL DE PASSAR EM UM CONCURSO. CLIQUE E VEJA a NOVA CENTRAL DE FAVORITOS.

novo-banner-kalena

Anúncios

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. Querido professor, parabéns por este espaço. Ele é excelente!
    Apenas aponto para um pequeno erro no texto acima, onde se lê a origem da palavra democracia. Os sentidos estão trocados. “Demos” em grego significa povo e “Kratos” significa poder.
    Um grande abraço

    • Oi Tânia muito obrigado pela observação e já corrigi a postagem. As postagens que faço são colagens de sites de referências e infelizmente pode haver erros. Pessoas como você é que ajudam o site a ter credibilidade.
      Eder

  2. Discordo de algumas coisas, mas, vou comentar apenas uma delas; – “teu texto” – “Por exemplo, a Constituição garante o direito à propriedade privada, mas exige-se que o proprietário seja responsável pelos tributos que o exercício desse direito gera, como o pagamento do IPTU”. Então não seria diferente o texto da constituição; ” Se o cidadão pagar seus impostos e tributos terá direito à propriedade privada!”
    devem mudar o texto de propriedade privada – para; por enquanto ela é sua!!!
    Não Sei o Significado da palavra “Privada”. IPTU, IPVA palhaçada!!! falta só aparecer imposto territorial aéreo, pelo trafego de dados… pagar por uma coisa e não ter retorno é foda!!!
    eu amo a Constituição!!!

  3. Texto muito bom,o q adianta exercer cidadania se aparece so ladrão roubando dinheiro público,democracia e cidadania tem valor zero,não servem pra nada,so pra atrapalhar a sociedade

  4. Parabéns pelo seu texto professor, enxuto, conciso, direto. Quanto ao erro: Todos erramos. Deus te abençoe!!
    Jean.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s