Financiamento Estudantil (FIES)

Padrão

ACESSO RÁPIDO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM LINKS:

CAIXA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

MINISTÉRIO DA FAZENDA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

Não esqueça de baixar meu livro de ficção A FORTALEZA DO CENTRO e fazer um comentário : BAIXAR GRÁTIS

Financiamento Estudantil (FIES)

O QUE É?

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) financia a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas e que não possuem condições de arcar com os custos.

Com juros de apenas 3,4% ao ano, os benefícios são muitos e você garante os seus estudos sem dor de cabeça. Basta contar com a Caixa, o agente financeiro do FIES e realizar o seu financiamento com toda a segurança do banco que pensa em você.

QUEM PODE PARTICIPAR

Você pode participar se:

  • Estiver matriculado regularmente em curso de graduação não gratuito.
  • Tiver obtido avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
  • A sua instituição de ensino fizer parte do programa FIES.

SOBRE O FINANCIAMENTO

CONTRATO: Para conseguir o financiamento, é necessária a assinatura de Contrato de Abertura de Crédito realizado por você, por um responsável legal (se for menor de 18 anos e não emancipado, conforme determina o novo Código Civil Brasileiro, em vigor desde 12/01/2003), fiadores e cônjuges dos fiadores com a Caixa.

VALOR FINANCIADO: 

O percentual mínimo de financiamento pelo FIES no momento da inscrição é de 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade cobrada pela instituição de ensino. Já os percentuais máximos são:

 

  • Até 100% (cem por cento) da mensalidade, quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com esses encargos for igual ou superior a 60% (sessenta por cento).
  • Até 100% (cem por cento) da mensalidade, no caso de bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no FIES no mesmo curso em que são beneficiário da bolsa e estudantes de cursos de licenciatura, independentemente da renda familiar mensal bruta per capita.
  • Até 75% (setenta e cinco por cento) da mensalidade, quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com esses encargos for igual ou superior a 40% (quarenta por cento) e inferior a 60% (sessenta por cento).

PRAZO DE FINANCIAMENTO:O prazo máximo para utilizar o financiamento é igual ao período que falta para a conclusão do seu curso, levando em consideração a época em que você começou no FIES, sem esquecer a duração regular estabelecida pela IES.

GARANTIA:

A garantia do contrato será oferecida compreendendo:

 

  • Fiança convencional, de terceiros;
  • Fiança solidária, de grupos de três (3) a cinco (5) estudantes que se tornam fiadores solidários da totalidade dos valores individualmente devidos por todos os demais;
  • FGEDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo Fiança Convencional).

FASES DE PAGAMENTO:

Fase de utilização: durante o período de duração do curso, você pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referentes ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de carência: após a conclusão do curso, você terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, você pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referentes ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de amortização: encerrado o período de carência, o seu saldo devedor será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

Exemplo: Se seu curso é de 4 anos, o prazo de pagamento será de até 13 anos.

CRONOGRAMA:

A partir de agora você pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), no endereçohttp://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Etapa Período
Inscrição A qualquer tempo, desde que a faculdade e o fundo disponham de recursos.
Validação pela CPSA Até 10 dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.
Contratação Até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA.

Importante:

Como as contratações acontecem de forma contínua, a data de conclusão da inscrição determinará o período ao qual o contrato se refere.

 

  • Para inscrições realizadas de 1º/01 a 30/06, será contratado o primeiro semestre;
  • Para inscrições realizadas de 1º/07 a 31/12, será contratado o segundo semestre.

 

Caso a contratação aconteça no decorrer do semestre, a faculdade deverá ressarcir o estudante do valor de parcelas da semestralidade já pagas.

fonte: Caixa

Caso queira aprofundar mais clique no link do Portal do Sisfies

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s