Formação da taxa de juros

Padrão

ACESSO RÁPIDO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM LINKS:

CAIXA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

MINISTÉRIO DA FAZENDA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

Não esqueça de baixar meu livro de ficção A FORTALEZA DO CENTRO e fazer um comentário : BAIXAR GRÁTIS

Formação da Taxa de Juros

Taxa de Juros

A taxa de juros é, sem dúvida, um dos principais instrumentos da economia, ela é capaz de afetar decisões de consumo dos indivíduos e de investimentos, a magnitude do déficit público, entre outras variáveis. Além de afetar também o fluxo de recursos externos para a economia e o valor da taxa de câmbio, e com isso a competitividade de produtos do país.

A taxa de juros corresponde ao custo de um empréstimo ou ao retorno de uma aplicação num determinado período de tempo, ou seja, uma taxa de juros de 5% ao mês indica que para cada R$ 100,00 aplicados ou emprestados, no decorrer de um mês deverá ser resgatado ou pago R$ 105,00.

A taxa de juros de títulos e empréstimos, em geral, é expressa em termos monetários, observando na economia a existência de diversas taxas, para diferentes aplicações e diferentes linhas de empréstimos.

Tipos de Taxas de Juros

 

As taxas mais utilizadas no Brasil são:

  • Sistema Especial de Liquidação e Custódia, conhecida como TAXA SELIC, que é responsável pela negociação de títulos públicos. Ela faz o mesmo processo para títulos públicos.
  • Taxa Referencial de Juros ou TR, que reúne a taxa de juros dos 30 maiores bancos, e daí calcula-se sua média, essas taxas são coletadas todo dia, obedecendo a uma seqüência, ela serve para o reajuste da poupança.
  • Taxa Básica de Financiamento ou TBF, calcula-se do mesmo do TR, porém seu redutor é menor.
  • Taxa de Juros a Longo Prazo ou TJLP, tem como objetivo facilitar , permitir o alongamento de prazos no mercado financeiro, é mais utilizado pelo BNDES. Essa taxa sofre correção a cada três meses, onde se considera a taxa de títulos da dívida externa e da dívida interna federal.

A taxa Selic é quem determina as demais taxas praticadas no mercado. É partir da determinação desta taxa, que as demais taxas são fixadas no mercado econômico.

Determinação da Taxa de Juros

Taxa de juros e sua estrutura

A taxa de juros não se define em apenas uma, mas sim em várias modalidades de títulos e empréstimos, e cada uma com sua própria taxa definida, porém existe alguma relação entre elas, vamos ver alguns fatores que explicam essa relação, mesmos que sejam em aspectos básicos.

Risco

Nessa transação, negocia-se o dinheiro contra uma promessa futura de pagamento, porém, o emprestador tem um volume limitado e imperfeito de informações com relação à tomada de recursos, ou seja, emerge o risco de não – pagamento.

O risco se define na probabilidade de perda de recursos pelo aplicador, isso ocorre pela incapacidade de pagamento do eminente do título, que pode ser parcial ou/e total.

A qualidade da empresa, o setor de atuação, os mercados que atuam o país em que se localiza são os principais fatores que trazem este risco.

O risco induz a taxa, quando maior ele for, maior será a taxa exigida. Tem algumas empresas que são especializadas em avaliar essas taxas, isso inclui, crédito da empresa, países e títulos, assim é visto quem lidera a maior taxa que será paga.

 

Liquidez

O grau de liquidez mostra a facilidade que um determinado ativo vire poder de compra. A liquidez está diretamente relacionada com a forma de organizar o mercado e seus tamanhos, sendo assim, a liquidez do título maior, faz com a taxa de juros seja menor.

 

Prazo

Refere-se ao prazo de maturidade dos títulos, considera-se que essa é de maior preferência por títulos do menor prazo. Em geral, ela é a taxa positiva, mostrando que quanto maior o prazo, maior deverá ser a taxa de juros, o que é melhor para quem utiliza desses juros. Fonte: Política monetária

 

 

Anúncios

»

  1. Pingback: Taxas de juros nominais e reais brasileiras – Conceitos e evolução recente | Random Walk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s