Noções de política econômica

Padrão

ACESSO RÁPIDO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM LINKS:

CAIXA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

MINISTÉRIO DA FAZENDA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

Não esqueça de baixar meu livro de ficção A FORTALEZA DO CENTRO e fazer um comentário : BAIXAR GRÁTIS

Política econômica
É o conjunto de ações governamentais planejadas para atingir objetivos econômicos de um país, região, estado ou de um conjunto de países.
A política econômica é conduzida internamente pelo governo, banco central e legislativo e externamente pelo Fundo Monetário Nacional, Banco Mundial e Exim Bank.
Modalidades
Política econômica estrutural: visa regular situações da estrutura macro-econômica, como aumento de investimentos, melhoria no parque industrial e tecnológico.
O Programa de Aceleração do Crescimento – PAC é exemplo de política econômica estrutural.
Política econômica conjuntural: administra situações determinadas, como inflação, deflação, escassez de produtos, desaceleração do crescimento.
O Plano Real foi um exemplo de política econômica conjuntural.
Modelos de política econômica
– Modelo intervencionista ou Estado de Economia Planificada: o Estado interfere na atividade produtiva de forma efetiva, produzindo produtos e concorrendo com outras empresas. É o Estado empresário.
– Modelo liberal ou laissez-faire: o Estado não interfere na economia, deixando as forças de mercado estabelecerem o equilíbrio.
– Modelo neo-liberal ou Estado Regulador: o Estado privatiza a produção de bens e serviços e passa a regular e fiscalizar a atividade delegada.
Instrumentos de política econômica
Existem basicamente quatro instrumentos de política econômica realizada pelo governo: política fiscal, externa, de rendas e monetária.
Política fiscal
São ações adotadas pelo governo para controlar os gastos públicos e aumentar a arrecadação.
Redução de gastos: incentivos de demissões voluntárias, não concessão de aumentos salariais, redução em investimento público, redução do endividamento público.
Aumento de arrecadação: criação de impostos, aumento de base de cálculo, aumento de alíquotas, redução de isenções.
Política Externa
Ações desenvolvidas pelo governo para melhorar o balanço de pagamentos, proteger setores produtivos e desenvolver relações comerciais externas.
Balanço de Pagamento: todas as transações de caráter financeiros realizados por residentes de um país com residentes de outros países.
Medidas: aumentar exportações, utilizar barreiras tarifárias e não-tarifárias, abertura do mercado.
A política externa está associada a política cambial (controle da entrada e saída de divisas do país) e a política comercial (controle da importação e exportação de mercadorias).
vvv
Política de renda
Ações governamentais para melhorar a distribuição de renda no país.
Medidas: aumentar a base de isenção de impostos, distribuir cestas e valores a título de auxílio público, saúde pública, ensino público. Fonte: Blog do Uadson

Anúncios

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s