Bancos de Investimentos

Padrão

ACESSO RÁPIDO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM LINKS:

CAIXA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

BANCO DO BRASIL 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

MINISTÉRIO DA FAZENDA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

POLÍCIA FEDERAL 2013 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

Não esqueça de baixar meu livro de ficção A FORTALEZA DO CENTRO e fazer um comentário : BAIXAR GRÁTIS

Bancos de Investimento: Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão “Banco de Investimento”. Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999). Fonte: Banco central do Brasil.

Bancos de Investimentos: Fonte: Blog Ativa

Diferente de um banco comercial que capta depósitos, e faz empréstimos para pessoas físicas, um banco de investimentos, como o famoso Goldman Sachs dos Estados Unidos, é voltado exclusivamente para a pessoa jurídica, em especial as grandes empresas que têm nessas instituições uma opção para conseguir recursos e desta forma, expandir suas atividades.

O nome “banco de investimentos” (também conhecido por banco de negócios) é traduzido do inglês “investment bank”. Essa definição surgiu nos Estados Unidos com a promulgação de uma lei, logo após a crise de 1929, que institui uma diferenciação entre os bancos comerciais ou varejistas e os de investimento, de modo a proteger os depósitos dos correntistas.

Em decorrência dessa separação a área de atuação de um banco de investimentos acaba sendo menor em quantidade de clientes com muitos recursos emprestados. Em outras palavras o risco fica concentrado em poucos e numa crise isso pode ser fatal, como foi com o Lehman Brothers nos Estados Unidos durante a crise global de 2008.

Outro fator que impacta, é que o financiamento concedido pelos bancos depende muito do mercado bancário (empréstimos entre bancos). Já os varejistas podem converter em créditos os depósitos de particulares e emprestá-los a outros para lucrar com os juros.

O principal objetivo de um banco de investimento é prover o mercado de recursos de médio a longo prazo, de modo a abastecer o capital de giro e investimento das empresas. O prazo das operações de financiamento deve ser do no mínimo 1 ano.

As demais atividades envolvem a assessoria e financiamento a operações de fusão, aquisição e reestruturação de empresas. Podem administrar fundos de investimento, auxiliar na abertura de capital de empresas (lançar ações em Bolsa de Valores) e no lançamento de debêntures das empresas (títulos representativos de dívida).

Podem também criar uma gama diversificada de produtos de investimento para seus clientes ou voltados para si, um exemplo são os Recibos de depósito bancário (CDB) oferecidos a seus clientes como forma de aplicação, quanto maior o ganho destes produtos financeiros, maior o nível de risco.

No Brasil os bancos de investimento são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Há ainda aqueles que estão sob a supervisão da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (AMBIMA), essa adesão embora seja facultativa melhora a imagem da instituição junto ao mercado. A AMBIMA faz com que seus associados (instituições financeiras) sigam padrões legais e éticos que estão além da legislação, são regras de melhores práticas e transparência.

 

 

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

Uma resposta »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s