Como passar em concursos da CESPE

Padrão

ACESSO RÁPIDO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM LINKS:

CAIXA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

BANCO DO BRASIL 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

MINISTÉRIO DA FAZENDA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

POLÍCIA FEDERAL 2013 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

Não esqueça de baixar meu livro de ficção A FORTALEZA DO CENTRO e fazer um comentário : BAIXAR GRÁTIS

POR FAVOR DEIXEM COMENTÁRIOS SOBRE ESTA TEORIA E SUGESTÕES PARA AUXILIAR TODOS OS CONCURSEIROS DA  CESPE.

Vejo muito na internet este tema como passar em concursos da Cespe. Tem até vídeos no Youtube com milhares de acesso. Resolvi ler os textos e ver os vídeos e fazer um comentário. Logo no final da postagem tem um vídeo que é até interessante e tem seu mérito principalmente para quem não se preparou bem.

Minha experiência sobre concursos diz que para ter chance de passar em um concurso você deve acertar de 80% a 85%.

Esta percentual são para concursos com dificuldade média, que acredito que é o da Caixa.

Quando digo passar, significa ficar bem colocado com chances reais de ser chamado.

Vamos a minha matemática:

número de questões: 120 sendo:

Língua Portuguesa :14 questões com peso 2  total de pontos: 28
Demais conteúdos referentes Eliminatório  aos conhecimentos básicos: 36 questões com peso 1 com total de 36 pontos
Conhecimentos específicos: 70 questões com peso 2 com um total de 140 pontos

Total de pontos distribuídos: 204 pontos

você teria que acertar  de 80%(163 pontos) a 85%(173 pontos) que seria mais ou menos

80% = 96 acertos a

85%= 102 acertos nas questões das provas.

Complicou????? tentarei simplificar.

Nunca deixe em branco questões que você tem dúvida, pois sua chance de acertar é maior que 50%.

1º Se você estiver bem preparado e conseguiu fazer 110 questões (incluo as que você tem certeza e as que tem dúvida) sugiro que deixe as questões restante em branco.

2º Se você se inclui em outra situação (90% dos candidatos) já recomendo não deixar nenhuma em branco.

Como chutar:

Teoricamente a prova terá 60 questões certas e 60 questões erradas ( não olhei todas as provas da Cespe para ter certeza deste dado e recomendo que se tiver dúvida verifique)

Faça todas as questões que você tem certeza e dúvida.

Veja as que menos saíram de certo e errado e chute as questões restante nela.

Ex.: você respondeu  80 questões e colocou 50 certas e 30 erradas.

Sobraram 40 questões

A probabilidade de dar mais erradas é maior, então chute todas erradas que com certeza seu saldo será positivo.

Vamos supor que você acerte 25 e erre 15= saldo de 10 questões

Você terminará com 90 acertos e não 80 elevando suas chances.

Agora é difícil de prever os resultados porque muitas vezes tem questões que temos certeza e acabamos errando e assim a matemática fura.

CONCLUSÃO:

1º Menos de 80% de acerto você não ficará bem colocado.

2º Passou de 10 questões em branco (questões que você não tem ideia nenhuma da resposta) recomendo chutar.

3º É muito difícil passar deixando muitas questões em branco.

4º Esta teoria é uma loteria onde muita gente vai se beneficiar e outras vão se prejudicar( eu acredito que a maioria irá se beneficiar )

5º Pense bem antes de levar esta teoria ao pé da letra.

ATENÇÃO: Preste muita atenção antes de sair chutando, esta teoria serve mais para quem não se preparou bem.

POR FAVOR NÃO ESQUEÇAM DE DEIXAR UM COMENTÁRIO SOBRE ESTA TEORIA E SUGESTÕES PARA AUXILIAR TODOS OS CONCURSEIROS DA  CESPE.

Veja o vídeo abaixo:

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. Interessante a teoria, porem tenho uma duvida de suas vantagens. O concurso de 2014 da caixa atribui 1 ponto negativo para cada questao errada. creio que nao seja conveniente marca uma questao que tenho duvida uma vez que este risco podera automaticamente anular uma questao certa.

    • Oi Célia acho que vai depender de quantas questões você terá dúvida, por que se você não tiver um mínimo de acerto, você não irá passar e assim valeria o risco. Como disse depende de sua preparação.
      Abraços
      Eder

    • Oi Beatriz no próprio post eu expliquei que todos os professores que eu vi o comentário afirmaram que se você pegar as provas anteriores verá que a média é de 60 certa e 60 errada podendo dar uma pequena variada tipo 64 certas com 56 erradas. Eu também coloquei que não peguei as provas anteriores para confirmar e caso tivessem dúvida era para pegar e confirmar pessoalmente. Esta teoria é pura divagação e como disse serve mais para quem não se preparou bem, pois se você não fizer uma mínimo de acerto não passará então valeria o risco. O correto é estudar e saber com certeza 90% da prova ( que no final acaba errando alguma que tinha certeza ).
      espero ter ajudado
      eder

    • Oi Aline transcrevo parte do edital:
      DAS PROVAS OBJETIVAS
      8.1 O somatório dos itens das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 204,00
      pontos e abrangerão os objetos de avaliação constantes do item 16 deste edital.
      8.2 Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão
      ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que
      se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo
      designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo(a) candidato(a) caso julgue o item CERTO, e o
      campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo(a) candidato(a) caso julgue o item
      ERRADO.
      Espero ter ajudado
      eder

  2. Eu tenho uma grande dificuldade em aprender as coisas, fico horas e horas lendo e quando vou por em prática já não sei nada… me ajude aí Eder a maneira mais fácil de aprender as coisas obrigada

    • Oi Eliana sempre que precisar de dicas pode entrar no site e fazer um comentário que farei o possível para ajudar.Estudar durante horas não quer dizer necessariamente que você realmente esta estudando. Acredito que você deve ficar com aquela sensação de incompetência ou de burrice. Primeiro: não existe pessoa burra, todos somos iguais. A diferença que alguns precisam se esforçar mais do que outros, isto se chama…FOCO.
      Ficar horas estudando sem foco equivale a nada. Você realmente tem que querer aprender, ter convicção que o aprendizado é importante. É um estado de espírito. Podemos trocar ideias se quiser, mas ficar estudando dando uma paradinha no face, fará você chegar em lugar nenhum. Dica do dia: Pegue a matéria que vai estudar, isole-se em um lugar arejado e confortável. Leia somente os títulos.Depois leia as partes em destaques. Agora estude a matéria. faça exercícios e sempre estude duas matérias diferentes por dia. tipo matemática e português, ou legislação e informática.
      Espero ter ajudado
      Abraços
      Eder

  3. Gostei da teoria, muito do que ela traz pode ser constatado se formos averiguar mais afundo, deu uma clareada sobre como funciona essa banca e tenho certeza que será muito útil! obrigado!

  4. Muito obrigada pelas dicas professor. Espero ter uma boa colocação e passar. Quero realizar meu sonho de entrar para uma empresa pública e ter maior estabilidade. Abraços!

  5. Fantástico o vídeo. Clareou muito minha mente. Eu infelizmente não tive tempo de estudar, e estou um pouco insegura, apesar de ter conhecimento de parte do conteúdo. Farei uma prova hoje e vou usar a técnica.

  6. Eder, primeiramente parabens pelo post. Tenho duas duvidas, na hora de transcrever a frase p a prova, troquei a palavra metodo por medico, o restante da frase está completamente correta, é possivel alguma punição? E segundo, fiz 140 pontos na prova da cef, posso sonhar?

    • Oi Paulo ainda não vi a prova, mas o que posso falar por experiência de outros concursos é que você tem que fazer 70% para passar e 85% para ficar em uma boa colocação com chances de ser chamado. 140 equivale a quantos % de acerto?
      Agora este cálculo é relativo, pois vai depender do nível da prova. A prova por ser de certo e errado acredito que baixa o numero de acerto, então se ficar entre os percentuais que falei acredito que pode ter boas chances.
      Sobre a troca de palavra, foi na redação? acredito que sim , então você deve perder pouca coisa.
      abraços
      eder

      • olá, 140 pontos dá 70%, é possivel passar? E n foi na redacao a frase equivocada, foi na frase que serve p vc provar q n é analfabeto, tb serve para q na nomeacao, atraves da caligrafia, sua caligrafia prove q vc mesmo q fez a prova. Aguardo.

      • Paulo como disse anteriormente, com 70% você provavelmente será aprovado. A colocação vai depender do nível da prova. Por ser certo e errado acredito que o nível vai ser alto. Acho que você tem boas chances. Sobre o erro acredito que não tem nada a ver, pois o objetivo da frase é somente a caligrafia.
        Boa sorte
        Eder

    • Oi Eduardo como disse para outro concurseiro que fez a prova, com 70% você provavelmente será aprovado. A colocação vai depender do nível da prova. Por ser certo e errado acredito que o nível vai ser alto. Acho que você tem boas chances.
      Boa sorte
      Eder

    • Oi Matheus, você deve calcular os pesos das questões que totalizaram 204 pontos. Mesmo que tenha errado muitas questões que vale 2 pontos, acredito que você deva pegar uma boa colocação. Reafirmo o que digo para todos: 80% a 85% é uma boa pontuação, mas vai depender do nível da prova. Normalmente este percentual coloca com boas chances.
      Espero ter ajudado
      Eder

    • Oi Maymme, vai depender de quais questões você acertou, pois tem questões que vale 2 pontos e outras 1. Outra coisa seus erros foram em branco ou chutou e errou? Pois se chutou e errou aí já era, pois a cada questão errada você perde uma certa.
      Espero ter ajudado
      Eder

  7. Oi, fiz 118 pontos dos 204 possíveis, porém veja que é outra relação, porque não é apenas 1 ponto em cada questão, pois tem questões (84) que valem 2 pontos cada, assim acredito que o percentual poderá ser modificado para uma aprovação e não ser 80 pontos líquidos para 120 pontos possíveis porque os pontos perdidos se diferem entre 1 e 2.
    concorda com meu raciocínio ?
    obrigado

    • Oi Wagner você está certo. Quando digo que 80% tem boa chance para passar já é calculando estes pesos, ou seja, tem que fazer pelo menos 163 pontos dos 204 possíveis. Quando coloco menos de 80% de acerto seria já com este cálculo.
      Olha não desanima. Estes cálculos podem variar dependendo do nível da prova.
      Espero ter ajudado
      Eder

  8. professor eder eu acertei 70 questao com total de 125 pontos e ainda tem o ponto da redaçao vc acha que me classifico

  9. se a cada questão errada perde um ponto então fiquei co 75 pontos mais ainda falta os ponto da redação fala ai professor

    • Oi Joelsivane, como disse antes na postagem, eu acredito que para ficar bem colocado é necessário fazer pelo menos 80% de acerto, já computados as erradas, as em branco e com a redação. Mas este percentual pode baixar ou subir dependendo do nível da prova. Acho que 75 pontos de 204 possíveis ( fora 20 da redação ) é pouco para pegar uma colocação boa. Mas Tenha fé, pois como disse antes depende do nível da prova.
      Estarei torcendo por você.
      Abraços
      Eder

  10. Olá professor fiz 90 pontos dos (204) já com os descontes, meu polo foi senhor do bonfim com 210 vagas, será que entro nesse número de 210?? Grato

  11. Olá professor fiz 90 pontos dos (204) já com os descontes, meu polo foi senhor do bonfim-BA com 210 vagas, deu pouco mais que 9 mil inscritos, será que entro nesse número de 210??

    • Oi Gleisson, como disse antes na postagem, eu acredito que para ficar bem colocado é necessário fazer pelo menos 80% de acerto, já computados as erradas, as em branco e com a redação. Mas este percentual pode baixar ou subir dependendo do nível da prova. Acho que 90 pontos de 204 possíveis ( fora 20 da redação ) é pouco para pegar uma colocação boa. Mas Tenha fé, pois como disse antes depende do nível da prova.
      Estarei torcendo por você.
      Abraços
      Eder

  12. Olá!
    O que preciso saber para fazer a prova dos correios? O edital diz: Noções de Word, Excel etc; acho meio vago. Obrigada, Roberta.

    • Oi Roberta tudo bem? quando eles pedem noções de qualquer matéria é somente o básico. Word seria formatação de texto,colar, copiar, atalhos de teclado etc. Seria a as abas iniciais do word.Excel seria fazer fórmulas simples e atalhos e power point desenvolver apresentações simples. A maioria das apostilas que encontra na internet (inclusive aqui) são básicas e de fácil entendimento. Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s