Código de Ética do Banco do Brasil

Padrão

Apesar do concurso do Banco do Brasil de 2013 já ter acontecido vou continuar atualizando ele, para consultas futuras.

Código de Ética do Banco do Brasil

 

1. Clientes

1.1. Oferecemos produtos, serviços e informações para o atendimento das

necessidades de clientes de cada segmento de mercado, com inovação,

qualidade e segurança.

1.2. Oferecemos tratamento digno e cortês, respeitando os interesses e os direitos do

consumidor.

1.3. Oferecemos orientações e informações claras, confiáveis e oportunas, para

permitir aos clientes a melhor decisão nos negócios.

1.4. Estimulamos a comunicação dos clientes com a Empresa e consideramos suas

manifestações no desenvolvimento e melhoria das soluções em produtos,

serviços e relacionamento.

1.5. Asseguramos o sigilo das informações bancárias, ressalvados os casos previstos

em lei.

2. Funcionários e Colaboradores

2.1. Zelamos pelo estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável, pautando

as relações entre superiores hierárquicos, subordinados e pares pelo respeito e

pela cordialidade.

2.2. Repudiamos condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza.

2.3. Respeitamos a liberdade de associação sindical e buscamos conciliar os

interesses da Empresa com os interesses dos funcionários e suas entidades

representativas de forma transparente, tendo a negociação como prática

permanente.

2.4. Asseguramos a cada funcionário o acesso às informações pertinentes à sua

privacidade, bem como o sigilo destas informações, ressalvados os casos

previstos em lei.

2.5. Mantemos contratos e convênios com instituições que asseguram aos

colaboradores condições previdenciárias, fiscais, de segurança do trabalho e de

saúde.

2.6. Reconhecemos, aceitamos e valorizamos a diversidade do conjunto de pessoas

que compõem o Conglomerado.

2.7. Repudiamos práticas ilícitas, como suborno, extorsão, corrupção, propina, em

todas as suas formas.

2.8. Orientamos os profissionais contratados a pautarem seus comportamentos pelos

princípios éticos do BB.

3. Fornecedores

3.1. Adotamos, de forma imparcial e transparente, critérios de seleção, contratação e

avaliação, que permitam pluralidade e concorrência entre fornecedores, que

confirmem a idoneidade das empresas e que zelem pela qualidade e melhor

preço dos produtos e serviços contratados.

3.2. Requeremos, no relacionamento com fornecedores, o cumprimento da legislação

trabalhista, previdenciária e fiscal, bem como a não-utilização de trabalho infantil

ou escravo e a adoção de relações de trabalho adequadas e de boas práticas de

preservação ambiental, resguardadas as limitações legais.

 

4. Acionistas, Investidores e Credores

4.1. Pautamos a gestão da Empresa pelos princípios da legalidade, impessoalidade,

moralidade, publicidade e eficiência.

4.2. Somos transparentes e ágeis no fornecimento de informações aos acionistas, aos

investidores e aos credores.

4.3. Consideramos toda informação passível de divulgação, exceto a de caráter

restrito que coloca em risco o desempenho e a imagem institucional, ou que está

protegida por lei.

5. Parceiros

5.1. Consideramos os impactos socioambientais na realização de parcerias,

convênios, protocolos de intenções e de cooperação técnico-financeira com

entidades externas, privadas ou públicas.

5.2. Estabelecemos parcerias que asseguram os mesmos valores de integridade,

idoneidade e respeito à comunidade e ao meio ambiente.

6. Concorrentes

6.1. Temos a ética e a civilidade como compromisso nas relações com a concorrência.

6.2. Conduzimos a troca de informações com a concorrência de maneira lícita,

transparente e fidedigna, preservando os princípios do sigilo bancário e os

interesses da Empresa.

6.3. Quando solicitados, disponibilizamos informações fidedignas, por meio de fontes

autorizadas.

7. Governo

7.1. Somos parceiros do Governo Federal na implementação de políticas, projetos e

programas socioeconômicos voltados para o desenvolvimento sustentável do

País.

7.2. Articulamos os interesses e as necessidades da Administração Pública com os

vários segmentos econômicos da sociedade.

7.3. Relacionamo-nos com o poder público independentemente das convicções

ideológicas dos seus titulares.

8. Comunidade

8.1. Valorizamos os vínculos estabelecidos com as comunidades em que atuamos e

respeitamos seus valores culturais.

8.2. Reconhecemos a importância das comunidades para o sucesso da Empresa, bem

como a necessidade de retribuir à comunidade parcela do valor agregado aos

negócios.

8.3. Apoiamos, nas comunidades, iniciativas de desenvolvimento sustentável e

participamos de empreendimentos voltados à melhoria das condições sociais da

população.

8.4. Zelamos pela transparência no financiamento da ação social.

8.5. Afirmamos nosso compromisso com a erradicação de todas as formas de trabalho

degradante: infantil, forçado e escravo.

8.6. Afirmamos estrita conformidade à Lei na proibição ao financiamento e apoio a

partidos políticos ou candidatos a cargos públicos.

9. Órgãos Reguladores

9.1. Trabalhamos em conformidade com as leis e demais normas do ordenamento

jurídico.

9.2. Atendemos nos prazos estabelecidos às solicitações originadas de órgãos

externos de regulamentação e fiscalização e de auditorias externa e interna.

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