Noções sobre Mercado Financeiro

Padrão

Esta postagem foi desenvolvida da seguinte forma:

1º Um texto que apesar de estar de uma forme bem resumida aborda bem o assunto. Este texto retirado do Site Mercado Financeiro.

2º Uma apostila desenvolvida pela Equipe Trader sobre introdução do mercado financeiro

3º Link para um texto produzido por Jonas Barbosa Leite Filho que ministra aula de Técnicas Bancárias.

4º Um vídeo que apesar de pequeno é muito interessante e vale a pena conferir. O vídeo foi produzido pelo Canal Portal Brasil.

5º E para finalizar coloquei várias vídeo aulas produzidas por Cesar Frade que explica bem o Mecado Financeiro, e para você que vai prestar concurso bancário vale a pena assistir a todos.

Espero que aproveitem bem e bons estudos!

Aproveito para pedir que baixe meu livro A Fortaleza do Centro e fazer um comentário e caso goste divulgar para seus amigos, se possível no facebook ou twitter.

1º Um texto que apesar de estar de uma forme bem resumida aborda bem o assunto. Este texto retirado do Site Mercado Financeiro.

Conceito – O MERCADO FINANCEIRO

O mercado financeiro é onde as pessoas negociam o dinheiro.O mercado financeiro faz a ligação entre as pessoas ou empresas que têm dinheiro e as pessoas ou empresas que precisam de dinheiro. Para que isto ocorra é preciso um intermediário – os bancos. O mercado financeiro leva o dinheiro de quem tem para quem não tem, cobrando uma taxa que chamamos juros.

No mercado financeiro as pessoas também vão buscar serviços como seguro de vida, planos de previdência, cobrança bancária, etc. Todos esses processos são fiscalizados e controlados por entidades como o Banco Central, a Bovespa (Bolsa de valores de São Paulo), CMV (Comissão de Valores Mobiliários) entre outras, sendo que todas estas estão subordinadas ao Conselho Monetário Nacional – CMN, que é presidido pelo Ministro da Fazenda.

O mercado financeiro é dividido em:

– Mercado de crédito: cuida dos empréstimos bancários. Quando você paga juros para um banco significa que o banco lhe emprestou dinheiro, ou seja, investiu em você. Isto pode ocorrer quando você usa o cheque especial, desconta duplicatas, desconta cheques, faz um financiamento, etc.

– Mercado de câmbio: cuida da relação justa entre as moedas dos países. Muitos países adotaram o dólar para comparar com a sua moeda. Assim, quando um negócio é feito entre dois países, primeiro eles comparam os valores de suas moedas com o dólar para facilitar a transação. No Brasil quem pode ter conta em dólares é só o Banco Central e alguns bancos autorizados e mesmo assim, os dólares não podem ficar de um dia para outro na conta. Além dos bancos, quem negocia com dólares são: os importadores – que precisam comprar dólares para pagar suas compras; os exportadores – que recebem dólares, vendem aos bancos e ficam com reais e os investidores estrangeiros: que trazem dólares para investir, trocam por reais e quando vão embora compram dólares novamente. Então diariamente os bancos ficam vendendo e comprando dólares dos importadores, exportadores, investidores estrangeiros e de outros bancos. No fim do dia, faz-se um balanço: se houve mais compradores que vendedores a cotação sobe, pois a procura por dólares foi maior. A cotação cai quando a oferta é maior que a procura.

– Mercado aberto: se refere às empresas que têm Capital Aberto, que são as Sociedades Anônimas. Empresa de Capital Aberto significa que qualquer pessoa pode ser sócia daquela empresa, desde que compre partes da empresa – que chamamos ações. As negociações das ações são feitas na bolsa de valores – onde o preço é público, assim todos podem comprar pelo mesmo preço que é definido pela oferta e procura.

2º Uma apostila desenvolvida pela Equipe Trader sobre introdução do mercado financeiro 

introducao-ao-mercado-financeiro

3º Link para um texto produzido por Jonas Barbosa Leite Filho que ministra aula de Técnicas Bancárias.

http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/21290.pdf

4º Um vídeo que apesar de pequeno é muito interessante e vale a pena conferir. O vídeo foi produzido pelo Canal Portal Brasil.

5º E para finalizar coloquei várias vídeo aulas produzidas por Cesar Frade que explica bem o Mecado Financeiro, e para você que vai prestar concurso bancário vale a pena assistir a todos.

 

não encontrei a aula 6 caso alguém encontre faça um comentário com o link

Não esqueça de ler meu livro e se gostar divulgue-o para seus amigos no facebook e twitter. É só clicar no banner abaixo:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s