Química: conceitos fundamentais de matéria, corpo, objeto, energia e temperatura

Padrão

Química: conceitos fundamentais de matéria, corpo, objeto, energia e temperatura.

MATÉRIA

Denomina-se matéria tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. Podemos citar como exemplos de matéria a madeira, o ferro, a água, o ar e tudo o mais que imaginemos dentro da definição acima. A ausência total de matéria é o vácuo. Denomina-se corpo qualquer porção limitada de matéria, por exemplo uma tábua de madeira, uma barra de ferro, um cubo de gelo. Denomina-se objeto todo corpo que, devido à sua forma, se presta a determinada finalidade ou uso, como uma cadeira, uma faca ou um martelo.

CORPO:

Dá-se o nome de corpo a uma porção limitada de matéria, como por exemplo, uma pedra, um litro de leite, a atmosfera que envolve a Terra, o Sol, uma geladeira, um gato. Por exemplo, conforme dito, uma árvore é uma matéria; assim, quando cortamos toras de madeira, temos que essas toras podem ser designadas como corpos ou como matéria também.

OBJETO:

Já um objeto é um corpo usado como utensílio pelo homem. Assim, um pedaço de pau passa a ser um objeto quando usado como bengala, ou ainda como estaca. Quando no período pré-histórico, o homem aprendeu a construir utensílios de pedra, de madeira e de osso, estava aprendendo a fabricar objetos para facilitar sua vida. A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadas átomos.

ENERGIA

Denomina-se energia a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria, por exemplo, na sua posição, fase de agregação ou natureza química. Energia é também tudo o que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações. Há várias formas de energia: a energia mecânica, que engloba as energias potencial (de posição) e cinética (de movimento), a energia elétrica, a energia química, a energia nuclear e assim por diante.

TEMPERATURA

A Temperatura é a propriedade de um sistema que implica as noções comuns de “quente” ou “frio”. Em geral a matéria com a temperatura maior é dita mais quente.

A temperatura é devida à transferência da energia térmica, ou calor, entre um e outro sistema.

A temperatura é uma propriedade intensiva de um sistema, o que significa que ela não depende do tamanho ou da quantidade de matéria no sistema. Outras propriedades intensivas são a pressão e a densidade. Ao contrário, massa e volume são propriedades extensivas e dependem da quantidade de material no sistema.

Se quiser aprofundar mais este assunto e ver três videoaulas interessantes e fazer questões para exercitar é só CLICAR AQUI!!

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Links sugeridos

Anúncios

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. eu queria saber urgentemente a resposta, pra pergunta do meu professor: ”Escreva o conceito de matéria e corpo:

    • Oi Larissa vou lhe dar uma dica. As palavras tem poder.se você achar que está perdida e que detesta cálculos, é isto que trará para você. Apenas mude a maneira de pensar que verá o resultado imediatamente.
      Abraços
      Eder

  2. legall ñ curto quimica + conseguir tira 5 no trabalho valew procura eu nhttp://www.facebook.com/higor.magrinhoo?ref=tn_tnmno facebook ai >>>

  3. se o site ta abandonado eu posso falar qualquer merda que vc não vai ler?
    legal então vamos começar
    seu livro é um cu serio eu gosto muito de ler e de livros de ficção mas esse seu fico um lixo
    seu site é uma merda não entendi nada
    e se vc leu até aki desculpe eu gostei muito do livro e do site ma só queira ver se ainda lia os comentários e se lia até o fim

  4. o professor falou a mesma coisa de objeto e corpo mais ainda nao intendi direito o que eh e como identificar !!!!

    • Um corpo é qualquer coisa que possua massa no planeta, qualquer coisa que você possa medir, seja uma pedra ou um sofá. Já o Objeto é quando você usa um corpo como utensilio, por exemplo: Uma pedra é um corpo, porem se você a usa para derrubar uma fruta em uma arvore, ela passa a ser um objeto, pois você a usou como ferramenta para realizar algum objetivo.
      Você pode também, relacionar, como um macete, objeto com objetivo, para fazer você lembrar a matéria na hora da avaliação.

      Espero ter esclarecido sua duvida!

      Atenciosamente

      Eder

    • Oi Verônica não é a mesma coisa. Corpo é qualquer coisa e objeto é quando é usado pelo homem. Ex.: pedaço de madeira: é corpo; este mesmo pedaço de madeira sendo usado como bengala, passa a ser objeto.
      espero ter ajudado

  5. Eu queria saber material e energia em uma combustão, eu não entendi muito que a professora falou mais queria que você me ajuda-se o mais rápido possível. 😉

  6. oi Eder , to me preparando pra fazer o I.F.Pa. e queria saber se você pode me ajudar , será , que você sabe me dizer , especificamente o que caí na prova ??, iria me ajudar muito , anciosamente …. BRENDA .

  7. por favor minha professora de quimica pediu pra falar o que e
    Materia – Ambiente
    Materia eu axei , porem ambiente nao
    o que o ambiente na quimica
    ela disse que nao e quimica ambiental e so ambiente
    ajuda ??

    • Oi Ana eu só monto as postagens da seguinte forma: Pego sites de referência e junto o que tem de melhor em uma única postagem. Vou deixar a postagem para algum concurseiro responder para você.
      Abraços
      Eder

  8. corpo e objeto são diferentes. Corpo é uma porção limitada de algo. Ex: 200 gramas de carne, 2 litros de agua. Já objeto, é algo trabalhado pelo homem para uma utilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s