Por quê o jovem ainda fuma?

Padrão

Sempre me faço esta pergunta.

Por quê o jovem ainda fuma?

Explico por quê.

Tenho 49 anos e nunca fumei. Para não dizer que nunca fumei traguei um cigarro com 10 anos e detestei. Foi pura curiosidade. Agora tentarei explicar minha dúvida.

Quando eu era jovem ser fumante era descolado, você era o melhor era uma pessoa diferenciada. Tinha propaganda de cigarro em horário nobre que te mostrava que você só seria alguém de sucesso se fumasse. Lembro uma vez quando estava no ginásio ( ensino fundamental hoje ) que as meninas ficaram me discriminando só por que eu não fumava, diziam que eu era bobão. Estatisticamente no meu colégio (Marista) que era rigoroso na educação e disciplina, mais da metade da turma fumava. Não havia nenhuma informação sobre os malefícios do cigarro como há hoje e como disse anteriormente fumar era top. Então por quê os jovem ainda fumam?

Se você lê jornal todos dizem que o jovem hoje é mais inteligente e responsável devido ao contato de informações que antes nós não tínhamos quando jovem, então por quê vejo tantos jovens fumando.

O fumante hoje é discriminado, é considerado um mal educado e tem conhecimento de que o cigarro faz mal à saúde.

Trabalho em shopping e como não se pode fumar dentro dele vejo estes jovens na parte externa fumante e acreditem, eles fazem tanto trejeitos para fumar igualzinho como os fumantes jovens do meu tempo. Sabe aqueles trejeitos demonstrando que eles são os bons, os descolados e top, chega a ser engraçado.

Então pergunto novamente:

Por que os jovens ainda fumam e mesmo sendo discriminados ainda acham que o cigarro os garante como sendo os melhores entre todos, de onde eles tiram esta informação. Tudo leva a crer que a industria do cigarro ainda faz a lavagem cerebral nos jovens, mas onde é feito esta propaganda. Sempre disseram que a porta de entrada das drogas é o álcool e o cigarro.

Sabemos que a propaganda de cerveja ainda continua, mas como é a propaganda do cigarro hoje.

Não sou especialista por isto levo este questionamento aqui.

Gostaria muito de sua opinião sobre este tema e se você é fumante por que começou a fumar mesmo sabendo que lhe faz mal.

Se você é fumante e jovem por que quando fuma você se acha melhor que os outros?

Se você é especialista diga sua opinião profissional. É a nicotina ou realmente existe uma publicidade implícita  em algum lugar.

Conto com todos a participação neste debate, pois quem sabe conseguiremos achar a verdadeira causa do vício do cigarro ou mesmo das drogas.

abraços

Eder

Anúncios

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. A nicotina dispara no sistema límbico uma rajada de dopamina que ativa nosso sistema de recompensa. é uma sensação igual a comer, dormir, etc. coisas que fazemos e por ser bom para a sobrevivencia nosso cerebro nos dá dopamina para sempre repetirmos. no caso o cigarro ainda não substitui o prazer de comer e dormir, mas o crack sim. em resumo, o cerebro recebe dopamina quando fumamos e por isso acha que fumar é essencial para a sobrevivência, nos forçando a repetir. e o efeito da dopamina é essencialmente a felicidade, bem-estar, por isso não ligamos para o que dizem. 🙂

    • Oi Ulisses obrigado pelo comentário, mas na verdade o meu questionamento principal é por que o jovem começa a fumar e não por que não larga o vício. Antigamente a propaganda nos levava ao vício e nos fazia acreditar que fumar era bom. Hoje todas as publicidades são contra o fumo e mesmo assim quando vejo os jovens fumando eles continuam fazendo trejeitos de que aquilo é legal é sinônimo de diferencial e status. Então onde está a propaganda que diz isto para eles, pois o jovem de hoje como os de antigamente são altamente influenciáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s