Flexão nominal e verbal

Padrão

nova-central

MAPA DA POSTAGEM:


Esta postagem foi desenvolvida da seguinte forma: Primeiro tem a parte teórica.

Depois coloquei uma videoaula muito interessante que vale a pena conferir.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos.

Bons Estudos!

Flexão nominal e verbal

São morfemas colocados no final das palavras para  indicar flexões verbais ou nominais. Podem ser:  Nominais: indicam gênero e número de nomes  ( substantivos, adjetivos, pronomes, numerais ).  Ex.: casa – casas, gato – gata

Verbais: indicam número, pessoa, tempo e modo  dos verbos.  Existem dois tipos de desinências verbais:  desinências modo-temporal (DMT) e  desinências número-pessoal (DNP).  Ex.: Nós corremos, se eles corressem (DNP);  se nós corrêssemos, tu correras (DMT)  Verbo-nominais: indicam as formas nominais dos verbos (infinitivo, gerúndio e particípio).  Ex.:beber, correndo, partido  Quadro das principais desinências DESINÊNCIAS  NOMINAIS Gênero masculino (-o)  feminino (-a)  Número singular (não há) plural (-s)  VERBAIS de tempo e modo -va,-ve: imperfeito  do indicativo, 1ª conjugação  -ia, -ie: imperfeito do indicat.....CONTINUE LENDO….

NÃO DEIXE DE VER A VIDEOAULA NO FINAL DA POSTAGEM

novo-banner-kalena

Anúncios

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. Não entendi nada, eu queria só saber sobre flexão nominal e me aparece nominal e verbal…
    Acho que por causa disso vou tirar zero na prova e não vou passar…

    Queria uma coisa mas explicativa, não uma coisa que eu não consigo entender….

    • Oi Kathelen na postagem foi colocada os modos de flexões nominal, verbal e verbo-nominal. Se você quer apenas a nominal é só estudar a parte que contém somente a nominal. Mas sugiro que você estude tudo por que assim terá uma compreensão completa do assunto. Se você não souber a verbal e verbo-nominal não poderá comparar e saber a diferença.
      Abraços
      Eder

  2. Nominais: indicam gênero e número de nomes ( substantivos, adjetivos, pronomes,numerais ). Ex.: casa – casas, gato – gataVerbais: indicam número, pessoa, tempo e modo dos verbos. Existem dois tipos dedesinências verbais: desinências modo-temporal (DMT) e desinências número-pessoal(DNP). Ex.: Nós corremos, se eles corressem (DNP); se nós corrêssemos, tu correras(DMT)Verbo-nominais: indicam as formas nominais dos verbos (infinitivo, gerúndio e particípio). Ex.:beber, correndo, partido

  3. Sábio é reconhecer que aprender nunca é demais. Quantas criticas por aqui… Estou fazendo bom proveito dos conteúdos. Novamente, meu obrigada Eder.

    • Oi Alan obrigado pelo comentário. Agora estou atualizando em novo endereço. centraldefavoritos.com.br. Cadastra seu email lá para receber atualizações diárias. Faça também lá um comentário sobre o concurso que você vai fazer.
      Abraços
      Eder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s