Flexão nominal e verbal

Padrão

nova-central

MAPA DA POSTAGEM:


Esta postagem foi desenvolvida da seguinte forma: Primeiro tem a parte teórica.

Depois coloquei uma videoaula muito interessante que vale a pena conferir.

Lembro que tenho duas postagens que você pode se interessar. Uma com matérias de português completo e a outra com o conteúdo do concurso do TRE-SP 2016.

Gostaria de lembrar também que tenho um livro de aventura que publiquei a versão final em e-book no Amazon, A fortaleza do Centro, dá uma olhadinha nele é muito legal.

Bons estudos!


Não esqueça que agora a Central de Favoritos esta bem melhor e em novo endereço: centraldefavoritos.com.br, com atualizações todos os dias, AGORA FICOU MAIS FÁCIL DE PASSAR EM UM CONCURSO. CLIQUE E VEJA a NOVA CENTRAL DE FAVORITOS

Flexão nominal e verbal

São morfemas colocados no final das palavras para  indicar flexões verbais ou nominais. Podem ser:  Nominais: indicam gênero e número de nomes  ( substantivos, adjetivos, pronomes, numerais ).  Ex.: casa – casas, gato – gata

Verbais: indicam número, pessoa, tempo e modo  dos verbos.  Existem dois tipos de desinências verbais:  desinências modo-temporal (DMT) e  desinências número-pessoal (DNP).  Ex.: Nós corremos, se eles corressem (DNP);  se nós corrêssemos, tu correras (DMT)  Verbo-nominais: indicam as formas nominais dos verbos (infinitivo, gerúndio e particípio).  Ex.:beber, correndo, partido  Quadro das principais desinências DESINÊNCIAS  NOMINAIS Gênero masculino (-o)  feminino (-a)  Número singular (não há) plural (-s)  VERBAIS de tempo e modo -va,-ve: imperfeito  do indicativo, 1ª conjugação  -ia, -ie: imperfeito do indicat.....CONTINUE LENDO….

NÃO DEIXE DE VER A VIDEOAULA NO FINAL DA POSTAGEM

Não esqueça que agora a Central de Favoritos esta bem melhor e em novo endereço: centraldefavoritos.com.br, com atualizações todos os dias, AGORA FICOU MAIS FÁCIL DE PASSAR EM UM CONCURSO. CLIQUE E VEJA a NOVA CENTRAL DE FAVORITOS

novo-banner-kalena

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. Não entendi nada, eu queria só saber sobre flexão nominal e me aparece nominal e verbal…
    Acho que por causa disso vou tirar zero na prova e não vou passar…

    Queria uma coisa mas explicativa, não uma coisa que eu não consigo entender….

    • Oi Kathelen na postagem foi colocada os modos de flexões nominal, verbal e verbo-nominal. Se você quer apenas a nominal é só estudar a parte que contém somente a nominal. Mas sugiro que você estude tudo por que assim terá uma compreensão completa do assunto. Se você não souber a verbal e verbo-nominal não poderá comparar e saber a diferença.
      Abraços
      Eder

  2. Nominais: indicam gênero e número de nomes ( substantivos, adjetivos, pronomes,numerais ). Ex.: casa – casas, gato – gataVerbais: indicam número, pessoa, tempo e modo dos verbos. Existem dois tipos dedesinências verbais: desinências modo-temporal (DMT) e desinências número-pessoal(DNP). Ex.: Nós corremos, se eles corressem (DNP); se nós corrêssemos, tu correras(DMT)Verbo-nominais: indicam as formas nominais dos verbos (infinitivo, gerúndio e particípio). Ex.:beber, correndo, partido

  3. Sábio é reconhecer que aprender nunca é demais. Quantas criticas por aqui… Estou fazendo bom proveito dos conteúdos. Novamente, meu obrigada Eder.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s