Fireworks: Utilizando a ferramente pen tool (caneta)

Padrão

Fireworks: Utilizando a ferramente pen tool (caneta)

Gostei desta postagem, mas achei que poderia ficar melhor.

Para você que está começando a mexer no Fireworks é de grande ajuda. Infelizmente ele não ensina a dar o brilho, mas você pode baixar o arquivo em PNG que dá para ter uma idéia.

Este artigo retirei do site Imaster e foi elaborado por Raphael Simas que é Diretor de Arte da produtora Café Azul Mídia Digital e utiliza o Macromedia Fireworks como principal ferramenta para a criação para web.

Fireworks

Pen Tool avançada e vetorização de carro

Olá pessoal! Nessa semana falaremos de uma ferramenta que sempre utilizaremos em nossa matéria e que, com ela, podemos criar coisas incríveis. Falo da Pen Tool.

É essa ferramenta que nos permite fazer todo tipo de geometria. Desde curvas, linhas diagonais e até mesmo linhas retas.

A Pen Tool funciona da seguinte maneira: a cada clique, um novo ponto é criado. Ponto que pode ser reto, quebrado ou arredondado. Veja a imagem a seguir:

Cada ponto dentro dessa forma foi um clique da ferramenta. Se você apenas clicar, ela vai gerar um ponto reto. Para deixar arredondado, você deve clicar e arrastar o mouse. Veja abaixo:

Clicando e arrastando, essas duas guias aparecerão, e são elas que dão à curva, a forma que você precisa.

Passando por esse princípio básico da Pen Tool, vamos utilizá-la para vetorizar um carro. Essa será a imagem do carro:

Vetorizando o carro

Utilize a foto do carro em tamanho 1256×754 para as etapas baixando aqui.

Vamos redesenhar o carro, criando um vetor para cada parte em separado. E começaremos pela parte traseira.

Abra a imagem no Fireworks, selecione a ferramenta Pen Tool. De início, vamos redesenhar a forma bruta, sem nenhuma curva. Criaremos um ponto em cada extremidade da imagem, até chegar nessa forma:

Repare que, na curva da parte de baixo, criamos dois pontos. Eles servirão na hora de arredondar nossa forma.

Vamos em frente fazendo esse mesmo desenvolvimento para toda a traseira do carro:

E prosseguimos fazendo todas as partes do carro. Ao fim desse processo, você deve chegar à uma imagem como essa:

Repare que os detalhes da porta, do para-chóque e dos vidros foram ignorados. Faremos essas partes por último, com outras formas acima dessas.

Com todas essas geometrias prontas, vamos começar a arredondar para que cada uma fique exatamente como é na imagem original

Vamos voltar na primeira forma desenvolvida. Selecione a mesma e então, a Pen Tool.

Para arredondar um ponto, você deve clicar em cima dele, arrastar e só então soltar o clique. Arredonde a forma da seguinte maneira:

Deixando mais clara essa explicação sobre os pontos arredondados: Ao clicar e arrastar o mouse sobre o ponto, você verá duas guias se movimentado. Você pode alterar com a Pen, Tool ou selecionando com a seta branca (Select) o ponto arredondado, e então os pontos das guias.

Vamos praticar a Pen Tool, arredondando todas as formas do carro até ter essa imagem:

* Nesta foto aplicamos uma transparência de 60% nos vetores para verificar se as curvas estão certas.

Durante esse processo, você deve ter percebido que alguns pontos precisavam ser arredondados, outros precisavam ser retos mas já estavam arredondados, outros ainda deveriam ser deletados… Enfim, várias coisas que sempre acontecem no dia-a-dia com o uso da Pen Tool.

Então, vamos descrever os casos.

01 – Deletar um ponto: Para deletar um ponto você deve selecionar o mesmo com a seta branca do Fireworks e então deletar pelo teclado.

02 – Adicionar um ponto: Para adicionar, basta clicar em qualquer lugar da borda da geometria com a Pen Tool e um novo ponto será criado onde você clicou.

03 – Arredondar um ponto: Como já dissemos, para arredondar um ponto, clicamos e arrastamos com a Pen Tool sobre o mesmo.

04 – Voltar um ponto arredondado para reto: Com a Pen Tool selecionada, clique em um ponto arredondado que ele automaticamente volta a ser reto (Cuidado! Dois cliques sobre o mesmo ponto deletam o mesmo).

05 – Guias independentes: Você percebeu que quando arredonda um ponto, as guias que são criadas se movimentam junto. Ou seja, se você alterar uma, a outra também será alterada. Você pode alterar uma de cada vez, mas elas sempre se alterarão. Para não ter esse problema e poder alterar as guias independentemente, você deve clicar e arrastar (com a seta branca) segurando a tecla “ALT” sobre a guia que você deseja deixar independente e então soltar. Veja que agora, você movimenta cada uma de forma separada.

Com essas alterações, todas as formas serão possíveis. Basta utilizar o jeito correto para chegar no resultado final o mais rápido possível. E isso vem com a prática.

Vamos prosseguir agora desenhando as formas que ficarão por cima dessas que já criamos (janelas, frisos, maçanetas, rodas etc).

Assim temos todas as formas do carro prontas. Falta apenas um detalhe que você pode ver se deletar a imagem original:

A parte interna do encaixe das rodas ficou branca e os espaços entre uma forma e outra também. Então, precisamos criar uma forma para o carro, que ficará por trás de todas as outras. Aplicaremos a cor preta para o preenchimento e ficaremos dessa forma:

Agora é só fazer o acabamento, utilizando degradês para chegar em nossa imagem final.

Para entender como chegamos nessa imagem final, baixe o arquivo PNG e veja como utilizamos o degradê.

Bom, finalizamos a matéria de hoje. A Pen Tool é uma ferramenta indispensável para quem redesenha ou cria formas e curte sempre ter um acabamento diferenciado. Hoje nós passamos por ela mostrando como funciona, como criar e deletar pontos dentre outras coisas.

Vale a pena “se entender” com essa ferramenta porque sempre que vem na mente criar algo mais agressivo, você vai usá-la sem dúvida.

Baixe a imagem original do carro.
Baixe o arquivo PNG.

Ficamos por aqui. Espero que curtam este tema! Na próxima semana estaremos de volta!

Qualquer dúvida, utilize o fórum de Fireworks do iMasters ou me envie ume-mail.

Grande Abraço.

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

Uma resposta »

  1. ai pessoal achei muito maneiro este site,so de angola estivi a fazer algumas pesquisas e gostei muito espero que continue assim para sempre,felecidades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s