Intranet

Padrão

Intranet:

A Intranet utiliza os serviços e protocolos da Internet dentro de uma mesma empresa. Possibilita, por exemplo, que possamos mandar um e-mail para alguém dentro da empresa ou enviar um arquivo por FTP a um computador em outro andar. Também permite a criação de uma home-page com sua identificação e os trabalhos que está desenvolvendo.

Enquanto a Internet estabelece os padrões e as Tecnologias para comunicação entre computadores, através de uma rede mundial que conecta muitas redes, a Intranet aplica estas tecnologias dentro da organização via rede LAN/WAN corporativa, com todos os mesmos benefícios. Exatamente pela Internet ser padrão bem estabelecido, montar a infra-estrutura é simples. O Clássico problema de como fazer um se conectar com muitos é resolvida pelo uso de tecnologia Internet via WAN/LAN. O controle de acesso e segurança, problema complicado nos modelos informacionais atuais também encontra solução nos moldes da Internet.

A tecnologia da Internet passa a se incorporar na nova logística empresarial de fora pra dentro, ou seja, para suportar toda esta nova dinâmica externa a logística interna (suprimento-fabricação-entrega) precisa acompanhar, a questão básica é: a empresa quer responder pronta e corretamente ás demandas apresentadas pelo seu canal de vendas e seus parceiros.

Não dar respostas, seja por telefone ou internet é igualmente inadmissível. Portanto, se faz necessário começar a operar via internet, aos poucos, sempre consciente de que a essência do sucesso operacional neste novo cenário passa, aos poucos, por uma integração de todos os sistemas computacionais desde o nível de simples coleta de dados até a apresentação multimídia via Internet. O caminho, não tão longo, passa por:

  • Criar uma ponte entre os sistemas corporativos de logística e os acessos via Internet;
  • Simplificar as operações, pois virtualmente todos trabalham na mesma sala;
  • Criar bases de dados abertas que possam ser consultadas facilmente;
  • Montar uma estrutura de divulgação e pesquisa rápidas de informação entre os diversos grupos de trabalho da empresa via internet. Ou seja, Compras/ Engenharia, Produção/ Engenharia, Compras/Qualidade/Fornecedores, Vendas/ Produção e etc. Todos com todos.

Intranet e as Organizações: Em algumas áreas já se vislumbram benefícios, por exemplo:

Marketing e Vendas: Informações sobre produtos, Listas de Preços, Promoções Leads de Vendas(Indicativos para prospecção), Informações sobre concorrência, Análises sobra negócios ganhos e pedidos, Planejamento de Eventos, Consultas sobra ATP( Availability to Promise), Material para Treinamento, etc.

Desenvolvimento de Produtos: Especificações, Designs, Planejamentos, Milestones de Projeto, Mudanças de Eng., Listas de Responsabilidades de membros das equipes, Situação de Projetos, Características de Produtos da Concorrência etc.

Serviço ao Cliente e Suporte: Relatórios sobre problemas comuns, Perguntas e respostas. Andamentos de Ordens de Serviços, Treinamentos e dicas para atender a reclamações gerais etc.

Recursos Humanos: Informações sobre benefícios, políticas da companhia, etc. Missões da Companhia Oportunidades de Trabalho, Programas de Desenvolvimento Pessoal, etc.

Utilização da Intranet

Por dificuldades de tirar informação de um lugar e disponibilizar para todos os interessados, as empresas replicam esforços em diversas áreas e, na falta de unicidade de informações, as decisões tomadas em áreas diferentes, mas inter-relacionadas, são muitas vezes conflitantes. Isso é até natural que aconteça, uma vez que os executivos que as tomaram simplesmente basearam-se em visões muitos diferentes que têm da mesma realidade que a empresa em que trabalham.

Motivos para Utilização da Intranet

A Intranet é uma estrutura de comunicações ONIPRESENTE, qualquer um que se comunica de qualquer lugar para qualquer lugar. Pouquíssimas empresas conseguiram implementar um sistema eletrônico de comunicações com seus parceiros , justamente pela diversidade de ambientes computacionais e protocolos de comunicação. Os canais de comunicação também variam, um canal dedicado de alta velocidade atende a um tipo de demanda (atualização constante de dados entre fábricas e depósitos, canais de acesso compartilhado (vendedores espalhados pelo país, consultando a nova lista de preços) caracterizam um acesso não tão constante, mas geograficamente disperso e variado). A Intranet vai usufruir dos dois canais, sem problemas e os usuários não vão ter problema de usar a Intranet ou a Internet.

Ela também é importante porque a informação não é mais enviada, é buscada sob demanda. Não se enviam mais catálogos, listas de preços, promoções, mensagens, todos passam, a saber, onde estas informações estão disponíveis e as buscam sempre que precisam.

Para se montar a Intranet é tecnicamente muito fácil, mas quando for para implementá-la de modo a alterar mais profundamente o modus operandi e a logística das corporações, então enfrentaremos tarefas como oculturação de executivos, remodelamentos operacionais, renovação de ambientes computacionais principalmente nas grandes corporações.

A conexão com a Internet: A Intranet pode ser utilizada apenas para acesso dentro da corporação, porém se a empresa desejar conectar-se remotamente a outras Intranets, pode se utilizar de uma Rede de longa Distância (WAN – Wide Area Network) própria, com custos relativamente altos: pode utilizar a RENPAC – Rede Nacional de Pacotes da Embratel, de médio custo: ou ainda a Internet, de baixo custo com uma boa relação custo/beneficio. Nestes casos, é recomendado um estudo apropriado para verificar qual é a melhor forma de conexão.

No caso de conexão com a Internet, temos ainda duas opções principais, a saber:

  • Conexão direta à espinha dorsal (backbone) da internet via Embratel, RNP,…, com alta performance, porém com custo elevado;
  • Ou conexão via Provedor de Acesso a Internet (ISP).

No primeiro caso, utilizaremos um microcomputador, dedicado ou não, como ponte (gateway proxy), que ligado à rede local, também se conecta à Internet com linha dedicada ou linha telefônica comum via provedor de acesso.

Vantagens e Desvantagens da Intranet

As Intranets possuem algumas vantagens óbvias e, também desvantagens. Adotar uma Intranet não deve ser uma decisão do tipo tudo-ou-nada. Ferramentas Web podem ser usadas para complementar a estrutura de informações.

Vantagens:

A Intranet é ideal para organizações médias e grandes com qualquer das seguintes características:

  • Mais de 100 usuários:
  • Muitos escritórios;
  • Troca constante de informações referente a funcionários:
  • Conexão com filiais, fornecedores e clientes;
  • Áreas fundamentais que podem se beneficiar desta tecnologia incluem Recursos Humanos, Treinamento, Vendas e Marketing, Finanças, Comunicação Corporativa, Telemarketing, Pesquisa e Desenvolvimento e Documentação Técnica;
  • Intranets são usadas de diversas formas, e a maneira mais comum é a implantação de um sistema de editoração eletrônica, que oferece um retorno de investimento garantido, pois reduz os custos de material impresso, incluindo manuais de normas e procedimentos, documentos com políticas da empresa, manuais técnicos, etc;
  • Publicar documentos corporativos em uma Intranet possui vantagens significativas de custos além de permitir precisão, eficiência e redução de tempo na comunicação através da organização;
  • Excelente plataforma para divulgação de informações internamente;
  • Um paginador web com múltiplos recursos disponíveis para praticamente qualquer sistema operacional cliente – ao contrário de clientes de software para grupos de trabalho proprietários, que podem não estar disponíveis para algumas plataformas;
  • Servidores não necessitam de tanto hardware: Os servidores Web não necessitam de tanto hardware com capacidade de processamento e espaço no disco rígido quanto os pacotes de software para grupos de trabalho clássicos.
  • O mercado de software de serviços Web é competitivo – e não uma solução de um único fabricante;
  • Porém os produtos apresentam boa interoperabilidade;
  • Tecnologia Web apresenta capacidade de expansão e pode ser usada através de redes remotas. Novas ferramentas e autoria em pacotes de aplicativos para sistemas de mesa facilitam a criação de páginas HTML pelos iniciantes para servidores Web.

Desvantagens:

  • Aplicativos de Colaboração: Os aplicativos de colaboração, não são tão poderosos quanto os oferecidos pelos programas para grupos de trabalho tradicionais;
  • É necessário configurar e manter aplicativos separados, como correio eletrônico e servidores Web, em vez de usar um sistema unificado, como faria com um pacote de software para grupo de trabalho;
  • Número limitado de ferramentas: Há um número limitado de ferramentas para conectar um servidor Web a bancos de dados ou outros aplicativos back-end;
  • As Intranets exigem uma rede TCP/IP, ao contrário de outras soluções de software para grupos de trabalho que funcionam com os protocolos de transmissão de redes locais existentes.

Benefícios diretos:

  • Redução de custos de impressão, papel, distribuição de software, correio e processamento de pedidos;
  • Redução de despesas com telefonemas e pessoal no suporte técnico;
  • Maior facilidade e rapidez no acesso a informações técnicas e de marketing;
  • Maior rapidez e facilidade no acesso a localidades remotas: Incrementando o acesso a informações da concorrência;
  • Uma base de pesquisa mais compreensiva;
  • Facilidade de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas);
  • Aumento da precisão e redução de tempo no acesso à informação;
  • Uma única interface amigável e consistente para aprender e usar;
  • Informação e Treinamento imediato (Just in Time);
  • As informações disponíveis são visualizadas com clareza;
  • Redução de tempo na pesquisa a informações; Compartilhamento e reutilização de ferramentas e informação;
  • Redução no tempo de configuração e atualização dos sistemas;
  • Simplificação e/ou redução das licenças de software e outros;
  • Redução de custos de documentação;
  • Redução de custos de suporte;
  • Redução de redundância na criação e manutenção de páginas;
  • Redução de custos de arquivamento;
  • Compartilhamento de recursos e habilidades;
  • Redução no quadro de funcionários;
  • Redução no número e tempo de duração das reuniões;
  • Diminuição ou eliminação de “retrabalhos”.

A segurança na conexão com a Internet: A confidencialidade dos dados da empresa é de extrema relevância num projeto de Intranet, o qual deve estar em conformidade com a política de segurança da corporação.

Quando uma empresa se conecta à Internet, todos os seus funcionários podem, confortavelmente e ao mesmo tempo, acessarem a Internet. Da mesma forma, qualquer pessoa ou empresa concectada a Internet pode também acessar os dados da empresa em questão, incluindo seus clientes e concorrentes. Surge, portanto, a necessidade de controlar o acesso à rede de dados, separando o que se deseja que seja público de que se quer manter  sob acesso restrito.

Num projeto Intranet, a proteção ou restrição de acesso aos dados é vital e é feita através de um mecanismo ou ferramenta conhecido como porta de fogo (FireWall).

O FireWall é uma combinação de Hardware e Software, com características tais como filtros de endereçamento, isolação rede local x remota, criptografia, autenticação, entre outras.

Podem ser implentados parcialmente em roteadores, ou em sua totalidade em microcomputadores e até mesmo equipamentos dedicados.

Achei interessante este vídeo, vale a pena conferir:

Esta matéria foi retirada de uma apostila da Faculdade de Ciências aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape

Quer ver a apostila? Clique no link: Internet_Intranet_Extranet

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s