Windows Vista

Padrão

 

Windows Vista

Windows Vista  é a 7º versão do sistema operacional Windows da Microsoft. Antes do anúncio do nome atual em 22 de Julho de 2005 ele era conhecido pelo cognome Longhorn. Desde 8 de Novembro de 2006 seu desenvolvimento estava completo e foi lançado primeiramente a fabricantes de computadores na data de 30 de Novembro de 2006 e para usuários finais simultâneamente em todo o mundo no dia 30 de janeiro de 2007.Essas datas de lançamento vêm mais de cinco anos após do lançamento do Windows XP, a versão anterior do sistema operacional desktop da Microsoft, fazendo deste o mais longo período entre lançamento do Windows.

Hoje Longhorn é o nome da versão Server desse sistema operacional. O seu lançamento oficial esta previsto para o final de 2007. Atualmente o codinome da versao Beta 2 desse sistema operacional (server) é Wellington.

De acordo com a Microsoft, o Windows Vista tem centenas de novas funções, como uma nova interface gráfica do usuário, funções de busca aprimoradas, novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker e completamente replanejadas redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição. O Vista também tem como alvo aumentar o nível de comunicação entre máquinas em uma rede doméstica usando a tecnologia peer-to-peer, facilitando o compartilhamento de arquivos e mídia digital entre computadores e dispositivos. Para os desenvolvedores, o Vista introduz a versão 3.0 do Microsoft .NET Framework, o qual tem como alvo tornar significantemente mais fácil para desenvolvedores escrever aplicativos de alta qualidade do que com a tradicional Windows API.

Uma das mais prevalentes críticas comuns do Windows XP e seus predecessores são suas geralmente exploradas vulnerabilidades de segurança e total susceptibilidade à malware, vírus e buffer overflows. Em consideração a isso, o então presidente da Microsoft Bill Gates anunciou no começo de 2002 uma ‘Iniciativa de Computação Confiável’ de grande escala na empresa a qual tinha como objectivo desenvolver a segurança nos softwares desenvolvidos pela companhia.

Principais mudanças no sistema

O Vista trouxe com ele um conjunto de tecnologias, novas no Windows, entre ferramentas visuais e de programação. As principais novidades em relação às versões anteriores do Windows são:

Windows Aero Glass
A tecnologia Windows Aero é utilizada para gerar efeitos visuais, como sombras e esmaecimentos, no ambiente de trabalho do Windows Vista, similar a alguns efeitos gerados pelos softwares Compiz e Beryl para X.Org (GNU/Linux, BSD e outros Unix), e também do ambiente Aqua para Mac OS X. Segundo a empresa, “O Aero possui efeitos visuais espectaculares, como os elementos de interface transparentes.”

Existem requisitos necessários para uma boa performance do visual Aero:

128 MB de Memória gráfica compatível com DirectX 9 para resoluções até 1280 x 1024;
256 MB ou mais de Memória Gráfica compatível com DirectX 9 para resoluções superiores a 1280 x 1024;
.NET 3.0 (ex-WinFX)
O .NET 3.0 é o nome dado para o conjunto de tecnologias de programação desenvolvidas para o Windows Vista, uma nova versão do modelo .NET.

Windows Presentation Foundation (ex-Avalon)
É uma tecnologia que visa unificar a maneira como os documentos, imagens e gráficos são tratados pelas aplicações. Ela incorpora recursos como 3D, reconhecimento de voz, e animações com aceleração por hardware. Juntamente com esta tecnologia, a Microsoft introduzirá uma linguagem de programação para interfaces gráficas baseada em XML, nomeada XAML.

Windows Communication Foundation (ex-Indigo)
O WCF é o sistema de serviços na web e comunicações que poderá ser utilizado tanto por usuários comuns como por programadores.

Windows Sidebar (Barra lateral)
Contém atalhos e utilidades, como relógio, leitor de RSS, visualizador de imagens, entre outros itens.

Internet Explorer 7.0
A nova versão do famoso browser da Microsoft, com inúmeras funcionalidades como suporte a abas (várias páginas na mesma instância do browser, algo já existente há anos em outros navegadores para Web, como Opera , Firefox e Netscape). visualização simultânea de páginas através de miniaturas e segurança aprimorada.

Windows Media Player 11
Nova versão do tocador de média, que trará suporte nativo a vídeos de alta definição, melhora na busca de músicas na Biblioteca de Média, entre outras inovações. Já foi lançada a versão final deste produto. É o sucessor do Windows Media Player 10.

Windows SideShow
Interface entre o PC e um dispositivo, através do qual se poderá fazer um acesso remoto a conteúdos armazenados no computador.

User Mode Driver
Instalação e utilização de drivers em modo de usuário, especialmente dedicado a periféricos de memória USB.

WDDM (Windows Display Drivers Model)
Modelo de drivers gráficos para suportar as mudanças na interface do Vista, bem como o efeito Aero Glass. Baseia-se em processamento paralelo na GPU.

HDPhoto Windows media photo
Novo sistema de foto para substituir o formato JPEG, com melhor qualidade de imagem e compresão.

Atualizações
O Windows Vista tem um aplicativo chamado “Anytime Upgrade”, que permite converter edições Home do Windows na Ultimate pagando uma taxa de actualização via Internet; uma página com comparativos é exibida.

Novas Caixas Oficiais
As caixas do Windows Vista serão separadas pelas cores:

Verde claro para Home Basic;
Verde escuro para Home Premium;
Azul para Business (que substitui a versão Profissional do XP)
Preto para o Ultimate (que incluirá todos os recursos, domésticos e corporativos, alem de ser o top de linha do sistema operacional Vista).
Ícones do Aero Glass
O Windows Vista tem novos ícones com diversos efeitos visuais, entre eles o visual Glass característico desta versão do sistema operacional.

Bloqueio de cópias não autorizadas
Segundo a Microsoft, esta versão do Windows vem com uma tecnologia de bloqueio que evita o funcionamento de cópias não autorizadas. Esta tecnologia limita o uso da plataforma restringindo suas funcionalidades, caso o usuário não active o sistema em um prazo de 30 dias, mas já existem cracks disponíveis na Internet que conseguem quebrá-lo.

Existia no Windows XP um sistema parecido, denominado WPA (Windows Product Activation, em português: Ativação do Produto Windows), que avisa quando o usuário estava usando uma cópia não autorizada do sistema, mas que também já foi inteiramente quebrado por crackers.

Esta matéria foi retirada do site Oficina da Net

No link abaixo você terá uma apostila completíssima sobre o Windows Vista:

Guia completo Windows Vista

Se o site está te ajudando a atingir seus objetivos, que tal também me ajudar a levar  informação de qualidade para todos. Clique aí no banner abaixo, é muito simples.

 

Anúncios

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s