Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração

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Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração:

Podemos usar também o termo Sistema Colaborativo.


Sistemas Colaborativos : Conceitos, características e funcionalidades

Conceito de Sistemas Colaborativos

Sistemas Colaborativos são ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos. Essas ferramentas devem ser especializadas o bastante, a fim de oferecer aos seus usuários formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes. Percebe-se com isso que o objetivo dos Sistemas Colaborativos é diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo (CAMARGO, KHOURI, GIAROLA, 2005).

A Figura 01 mostra de forma esquemática a estrutura de um Sistema Colaborativo


Figura 01: Estrutura de um Sistema Colaborativo – Fonte: CAMARGO, 2004 p. 4

Existem vários termos para designar Sistemas Colaborativos, porém a idéia principal ou objetivo desses sistemas continuam sendo os mesmos, que é o suporte e a promoção da colaboração. Um termo muito utilizado no mercado de sistemas colaborativos é o Groupware, junção das palavras inglesas group (grupo) e software (programas de computação). Outro termo também utilizado para se referir aos sistemas colaborativos, citado por Sarmento, são os Sistemas Workflow. Um jargão muito usado para designar Sistemas Colaborativos, se refere ao acrônimo CSCW (Computer Supported Cooperative Work – Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador). Há muitos outros sinônimos, tais como: Online Collaboration, Web Collaboration, Colaboração Online, Collaboration tools, Colaboração via web, Ambiente de Colaboração, Ambiente Colaborativo, etc.

Segue abaixo algumas taxionomias para Sistemas Colaborativos, segundo Coleman, David (1997):

. Sistemas colaborativos de gerenciamento de conteúdo – Ferramentas para publicação automatizada com a participação de diversas pessoas e grupos na elaboração do conteúdo.

. Sistemas colaborativos de gestão do conhecimento – Ferramentas de armazenamento, indexação, avaliação e distribuição de conhecimento tácito e explicito.

. Real Time Collaboration Tools (RTC) (áudio/vídeo/data conferencing) – Ferramentas de colaboração síncronas que usam áudio, vídeo e dados.

. Virtual Team Tools (DPM, virtual team and process-oriented tools) – Ferramentas para grupos de trabalho. Dividem-se em três classes:

– Gerenciamento distribuído de projetos.
– Local de trabalho virtual
– Processos e workflow

. CRM Colaborativo (customer resource management) (CRM) – Ferramentas para auxilio a processos de venda e atendimento a clientes.

. Portais e Comunidades On-line – Ferramentas para comunidade virtuais para troca de informações e idéias.

. Ferramentas e infra-estrutura para colaboração Wireless – Ferramentas para mensagens em dispositivos wireless. Normalmente se integram com as demais soluções de colaboração.

Formas de Interação e comunicação dos Sistemas Colaborativos

De acordo com o site Usability First (http://www.usabilityfirst.com/groupware), as ferramentas de colaboração (sistemas colaborativos) são classificadas de acordo com o lugar das interações (presenciais ou à distância) e o tempo (síncronas ou assíncronas).

Ferramentas síncronas são aquelas que requerem tempo de resposta imediato, conforme a Figura 02. Por exemplo, mensagens instantâneas (ICQ, Messenger), conferências e videoconferências.


Figura 02: Ferramentas Síncronas – Fonte: CAMARGO, 2004, p. 8

Já as ferramentas assíncronas não necessitam de um tempo de resposta curto ou imediato, como mostra a Figura 03. Os e-mails e os fóruns de discussão são ótimos exemplos de ferramentas assíncronas. Ferramentas de fluxo de trabalho (Workflow) e calendários (Groupware) também são consideradas ferramentas assíncronas.


Figura 03: Ferramentas Assíncronas – Fonte: CAMARGO, 2004, p. 8

A Tabela 01 mostra a tradução do esquema mostrado no site Usability First (http://www.usabilityfirst.com/groupware) que classifica e exemplifica as formas de interação dos Sistemas Colaborativos.

Classificação das formas de interação dos Sistemas Colaborativos
Ao mesmo Tempo“Síncrono” Em tempo diferente“Assíncrono”
Mesmo lugar (colaboração local)
  • Pessoas votando num auditório
  • Computadores compartilhados
Lugar diferente (colaboração à distância)
  • Conferências de áudio
  • Mensagens instantâneas
  • videoconferência
  • E-mail
  • workflow

Tabela 01: Formas de interação dos Sistemas Colaborativos

Características dos Sistemas Colaborativos

“Na economia da informação, obter, distribuir conhecimento e inteligência e reforçar a colaboração em grupo têm-se tornado vitais para a inovação e sobrevivência organizacionais” (Laudon, 2004).

Segundo Laudon (2004), as empresas estão cada vez mais dependentes de Sistemas Colaborativos, devido ao excelente desempenho, que, aliado ao uso de forma consciente, tem proporcionado bons resultados nos negócios e nos processos empresariais. Acredita-se que sistemas de colaboração facilitam o uso da informação e da gestão do conhecimento, servindo de suporte à informação e ao trabalho do conhecimento. Essa base de conhecimento consiste basicamente em:

Conhecimento interno estruturado ou explícito: manuais de produtos e relatórios de pesquisas;
Conhecimento externo: concorrentes, produtos e mercados, incluindo inteligência competitiva;
Conhecimento informal interno: aquele que está na mente dos funcionários.

As principais finalidades de um sistema colaborativo podem ter as seguintes definições:

Gerenciamento e coordenação do trabalho em equipe dos manipuladores dos dados e conhecimento;

Integração do trabalho dos manipuladores da informação em todos os níveis e funções da organização, conforme a customização e distribuição definida pelo usuário;

Integração da organização com o meio externo, como: clientes, fornecedores, órgãos governamentais públicos e regulamentadores, etc;

Gerenciamento, criação, armazenamento, recuperação e disseminação de documentos;

Definição da programação de tarefas/compromissos para indivíduos e grupos;

Facilitar a comunicação de voz e dados para indivíduos internos e externos a organização;

Gerenciamento de contatos e relacionamentos internos/externos e das informações sobre usuários, clientes e fornecedores.

Funcionalidades de um Sistema Colaborativo

Segundo Camargo (2004), todas as finalidades descritas acima, são enquadradas em formas de itens ou componentes que compõem um Sistema Colaborativo. Portanto, um Sistema Colaborativo deve ser composto basicamente pelos seguintes componentes: Agenda,Repositório de Documentos, Áudio e Vídeo Conferência, Reuniões Virtuais, Suporte à Decisão, Fóruns de Discussão, Bate papo, Correio Eletrônico, Co-autoria de Documentos,Fluxo de trabalho (Workflow) e Geradores de Formulários. É importante frisar que um Sistema Colaborativo pode ser formado por todos esses itens ou por partes deles, a escolha destes dependerá da necessidade da organização. Seguem abaixo as descrições destes componentes:

Agenda

Capacidade para efetuar a criação de agendas individuais, por equipes ou corporativas, incluindo opções de reserva de salas, horários e recursos necessários à interação entre a equipe. Repositório central de contatos com informações de todas as entidades e pessoas que se relacionam com a equipe, incluindo o armazenamento de nomes de organizações e pessoas, telefones, contas de e-mails e demais atributos de interesse para esse tipo de cadastro.

Repositório de documentos

Repositório central de arquivos, que fornece segurança no armazenamento, acesso a dados, controle de versões e facilita o uso e a manipulação por múltiplos usuários.

Áudio e Vídeo Conferência

A áudio e vídeo conferência são formas de se estabelecer uma comunicação síncrona (em tempo real) para pessoas ou grupos de pessoas que estão geograficamente distantes. A áudio conferência pode ser realizada através de sistemas de áudio, como aparelho telefônico com viva voz ou por conexão de rede, através da tecnologia VOIP (Comunicação de voz sobre o protocolo IP). A vídeo conferência é um conjunto formado pela transmissão de áudio e imagens de forma sincronizada, podendo também permitir o envio de dados. Sistemas Colaborativos devem permitir o uso destas duas formas de comunicação.

Reuniões Virtuais

Utilizando os recursos de áudio e vídeo conferência é possível realizar reunião com um grupo de pessoas geograficamente distantes, compartilhar o conteúdo da apresentação do discurso para todos os membros presentes, com transmissão de voz juntamente com dados mostrados na tela simultaneamente.

Suporte a decisão

Por oferecer recursos de conhecimento e inteligência, que podem facilmente ser consultados, (desde que a informação disponível esteja bem estruturada), proporcionam agilidade na tomada de decisão.
Recursos de Brain Storming Eletrônico (geração rápida de múltiplas idéias para a solução de um dado problema), enquetes e votações eletrônicas são exemplos de recursos que dão suporte a decisão.

Fóruns de discussão

Ferramentas que dão ao usuário a possibilidade de realizar debates em grupos sobre determinados assuntos de forma assíncrona e encadeada.

Bate papo

Mais conhecido como Chat ou messaging permite a troca de mensagens instantâneas através da rede a qual o sistema colaborativo esta conectado. Solução rápida e de baixo custo para pessoas que se encontram geograficamente distantes.

Correio Eletrônico

O correio eletrônico tornou-se uma ferramenta básica de comunicação, praticamente todas as organizações já se adaptaram ao uso desta tecnologia.  É considerada uma ferramenta de colaboração para grupos, sendo necessário, no entanto, tomar alguns cuidados, pois o uso indevido pode acarretar sérios problemas, como o recebimento de mensagens indesejáveis, que podem trazer riscos ao sistema, além da sobrecarga gerada pelo envio e recebimento destes tipos de mensagens.

CO – Autoria de documentos

É comum a necessidade de múltiplos usuários trabalharem sobre o mesmo documento. A maioria dos sistemas colaborativos foram projetados para suprir essa necessidade. Eles permitem um controle de edição de documentos, uma vez que um usuário tenha editado um arquivo, este ficara indisponível para outros usuários editarem, até que esse usuário o libere para aprovação ou edição por parte de outras pessoas.

Fluxo de Trabalho (WorkFlow)

Os sistemas colaborativos possuem a capacidade de controlar e gerenciar o fluxo de trabalho, ou seja, aqueles que exigem a necessidade de tramitação de processos. Essa tramitação consiste em um conjunto de possíveis estados do processo, aliado às regras de transição entre estados.

Geradores de Formulários

É comum aos sistemas colaborativos disponibilizarem recursos de montagem de formulários. Isto é, uma forma de padronização no fornecimento das informações, onde os usuários, ao invés de produzir um novo documento, preenchem um formulário preestabelecido. Essa funcionalidade promove ganhos na qualidade e tempo nos processos de Workflow.

BIBLIOGRAFIA

CAMARGO, Álvaro Antônio Bueno De. KHOURI, Lourdes Halim El e GIAROLA, Paulo César. O Uso de Sistemas Colaborativos na Gestão de Projetos: Fatores Relevantes para o Sucesso. Trabalho de Conclusão de Curso. Fundação Instituto de Administração – FIA. 2005.

SARMENTO, Anabela Mesquita Teixeira. 2002. Impacto dos Sistemas Colaborativos nas Organizações – Estudo de Casos de Adopção e Utilização de Sistemas Workflow. Dissertação de Doutorado. Universidade do Minho. 2002.

COLLEMAN, David: Groupware: Collaborative Strategies for corporate LANs
and Intranets – Prentice Hall – Prentice Hall PTR, 1997.

LAUDON, Kenneth C. Laudon, LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital; Tradução Arlete Simille Marques; revisão técnica Erico Veras Marques, Belmiro João. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

CAMARGO, Álvaro Antônio Bueno De. Gestão Colaborativa – Metrô de São Paulo. São Paulo, SP – Dias 26/11/2004, 02 e 03/12/2004

Este artigo eu retirei do site Imasters e foi desenvolvido por Carla Oliveira É formada pela Fatec – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, no curso de Automação de Escritórios e Secretariado e Ciência da Computação, pela FASP. Trabalhou na Fundação Aplicações de Tecnologias Críticas – Atech, no Laboratório de Inovações Tecnologicas – desenvolvendo atividades de Implantação, customização, implementação e treinamento de sistema para Gestão do Conhecimento. Atualmente atua na CAS Tecnologia, desenvolvendo trabalhos na área de Qualidade de Software (análise, especificação de requistos, documentação e elaboração de cenários testes).

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Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

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    • Oi Luana que bom que gostou, espero que continue estudando por aqui.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

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