Sintaxe da oração e do período

Padrão

nova-centralSintaxe da oração e do período

Apesar do tema pedir para abordar somente sobre a oração e o período, colocarei também um pouco sobre frase para tornar o assunto mais completo.

Bons estudos!

Não esqueça que agora a Central de Favoritos esta bem melhor e em novo endereço: centraldefavoritos.com.br, com atualizações todos os dias, AGORA FICOU MAIS FÁCIL DE PASSAR EM UM CONCURSO. CLIQUE E VEJA a NOVA CENTRAL DE FAVORITOS.

Frase, período e oração:

Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo, indica ação, estado ou fenômeno, transmite um apelo, ordem ou exterioriza emoções.

Normalmente a frase é composta por dois termos – o sujeito e o predicado – mas não obrigatoriamente, pois, em Português há orações ou frases sem sujeito: Há muito tempo que não chove.

Enquanto na língua falada a frase é caracterizada pela entoação, na língua escrita, a entoação é reduzida a sinais de pontuação.

Quanto aos tipos de frases, além da classificação em verbais e nominais, feita a partir de seus elementos constituintes, elas podem ser classificadas a partir de seu sentido global:

  • frases interrogativas: o emissor da mensagem formula uma pergunta. / Que queres fazer?
  • frases imperativas: o emissor da mensagem dá uma ordem ou faz um pedido. / Dê-me uma mãozinha! – Faça-o sair!
  • frases exclamativas: o emiss..

    ….CONTINUE LENDO……

novo-banner-kalena

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. É eu vou emprimiii esse texto, pra veer se vai ajudar na ora do concurso da minha mãããe !!

    Desde ja agradeço, por ter ajudadoo !

  2. Muito bom o conteúdo desse site,agora já sei onde procurar sempre que necessário.Valeeuuuu!

    • Fico sempre muito feliz quando vejo que o conteúdo atendeu plenamente, mostra que meu trabalho está indo no caminho certo
      abraços

    • Oi Glaciêne, achei muito legal colocar em seus favoritos, mostra que o site esta atendendo às suas expectativas, espero que continue sempre estudando por aqui
      abraços
      eder

      • Obg muito msm não sabia nada agora já dá pra ter uma noção enorme… obg msm

  3. Oláa Booa Noitee euu adoreei esse site esta me ensinando muitas coisas me ajudando muito inclusive irei enviar ele pra uma amiga…..Irei fazer um concurso ii ele esta me ajudando muito Boa Noitee!!!

  4. Oi Professor! obrigado mais uma vez. Estou estudando sem sair atráz de livros que talvez não seriam de grande valia quanto estou encontrando aqui. Saudações…

  5. eu quero estudar sintaxe da oração e do periodo que venha ser mais resumido porque é muito grande e nao tenho esse tempo todo pois trabalho.

  6. O conteúdo é bem completo, muito bem explicado! Estou estudando para o concurso da Prefeitura de Nova Iguaçu ( professora de língua portuguesa) e encontrei este artigo, está me ajudando muito e estou utilizando ele e uma gramática, está sendo ótimo.
    Obrigada!

  7. Agora fiquei na duvida, pq vi no livro q sintaxe da oração e do periodo inclui adjunto adjunto adnominal, adjunto adverbial, agente da passiva, complemento nominal, vocativo, aposto…. isto está certo? inclui ou não?

  8. top demais essse estão de parabéns professores e professoras do site, conteúdo fantástico que nos ajuda muito, obrigado.

    • Oi Junior muito obrigado pelo comentário e fico feliz em estar te ajudando. Só para informação somente eu e meu filho atualizamos o site. Pegamos sites de referência e materiais na internet e juntamos o que tem de melhor em uma única postagem. Hoje ainda não temos professores no site, mas quem sabe no futuro.
      Abraços
      Eder

  9. vou fazer o concurso do INSS 2016, gostaria que me envie matérias de português atualizado, desde já agradeço!

  10. Estou estudando para o concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco 2016 ( Língua portuguesa), se for possível, gostaria que me enviasse alguns materiais atualizados concernente a disciplina citada.Banca avaliadora ” FGV”. Pois, ficarei muito agradecido.

Deixe uma resposta

