Redação oficial

Padrão

Redação oficial: ofícios, comunicações internas, cartas, requerimentos, protocolo, expedição e distribuição de correspondência.

Redação oficial:

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações, que tantoserdirigidos ao poder público como a particulares. uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade podem

Características

I – Impessoalidade – Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntosquecomunicações oficiais decorre: constam das

a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de umexpedienteassinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a….continuar a ler…..

»

  1. CARTA

    Forma de comunicação externa dirigida a pessoa (física ou jurídica) estranha à administração pública, utilizada para fazer solicitações, convites, externar agradecimentos, ou transmitir informações.

    Suas partes componentes são:
    1. Local e data, por extenso, à esquerda da página.
    2. Endereçamento (alinhado à esquerda): nome do destinatário, precedido da forma de tratamento, e o endereço.
    3. Vocativo: a palavra Senhor (a), seguida do cargo do destinatário, e de vírgula.
    4. Texto paragrafado, com a exposição do(s) assunto(s) e o objetivo da carta.
    5. Fecho de cortesia, seguido de advérbio adequado: Cordialmente, Atenciosamente, ou Respeitosamente.
    6. Assinatura, nome e cargo do emitente da carta.

    EXEMPLO

    Rio de Janeiro, 28 de abril de 1999

    Ilm.º Sr.
    Professor Evanildo Bechara
    Rua da Ajuda n.º 0 / apto 208
    Centro – Rio de Janeiro – RJ
    20000-000

    Senhor Professor,

    A Secretaria de Estado de Administração e Reestruturação vem desenvolvendo ações no sentido de uniformizar e racionalizar os procedimentos administrativos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, visando à transparência dos atos governamentais, à melhoria dos serviços prestados e ao controle, por parte do cidadão, das políticas públicas implementadas.

    Para atender aos objetivos propostos, estão sendo desenvolvidos diversos projetos que alcançam diferentes setores da administração, dentre eles, o Manual de Redação Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

    Os trabalhos de seleção dos atos, conceituação e elaboração de modelos foram realizados por grupo de especialistas das áreas de direito, letras, administração, documentação e comunicação e já se encontram em fase final. No entanto, ainda se faz necessária uma revisão por profissional de reconhecida experiência, para garantir a excelência da publicação.

    Para este fim, conforme entendimentos anteriores havidos com a Professora Helenice Valias de Moraes, venho solicitar sua colaboração. Na expectativa de pronunciamento favorável, agradecemos antecipadamente a gentileza.

    Atenciosamente

    HUGO LEAL MELO DA SILVA
    Secretário de Estado de Administração e Reestruturação

  2. Acho que osso pode ajuda… Encontrei na internet

    Funções do Protocolo

    1-Receber a correspondência
    2-Separar a correspondência oficial da particular
    3-Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso
    4-Encaminhar a correspondência sigilosa aos destinatários.
    5-Abrir a correspondência ostensiva
    6-Interpretar e classificar com base no código de assunto adotado
    7-Colocar o carimbo do protocolo – o número e a data (canto superior direito do
    documento).

    8-Elaborar o resumo do assunto a ser lançado na ficha de protocolo
    9-Encaminhar os papéis ao setor de registro e movimentação.

    Funções da Expedição
    1-Receber a correspondência (original, envelope e cópias em cores e quantidades a
    determinar).

    2-Verificar se não faltam folhas em anexo
    3-Numerar e completar a data no original e nas cópias.
    4-Separar o original das cópias
    5-Expedir o original, com os anexos se for o caso
    6-Encaminhar as cópias, acompanhadas dos antecedentes que lhes deram origem,
    ao setor de arquivamento, isto é, ao arquivo propriamente dito.

    Fonte: http://www.scribd.com/doc/14343700/Tecnica-de-Arquivo

  3. Prezado Eder,

    Tem alguma informação sobre o concurso da UFBA para tecnico administrativo, material que podemos estudar para a prova?

    Atenciosamente,
    Sandra

    • Oi Sandra vi o edital do concurso e tem muita matéria no site. É só ir na aba superior de concursos e estudos, ou digitar no procurar que você encontrará. Farei o seguinte para você. Organizarei as postagens para este concurso para te facilitar, então continue estudando pelo site ok.
      Outra coisa, não estou mais atualizando por este endereço. Agora é :
      http://www.centraldefavoritos.net
      abraços
      eder

    • Oi Thais este endereço não utilizo mais.Na época tinha aberto ele porque que tinha a intenção de colocar publicidade para rentabilizar o site, mas o servidor deu problema e acabei voltando para este endereço que é um servidor gratuito. Todas as postagens que havia lá estão neste endereço.
      Abraços
      Eder

  4. Obrigada!!
    Tenho dificuldade em fazer redaçao,nao tenho mt clareza sobre tais assuntos,ms me ajudou bastante…
    Deu p entender ms o assunto.

    • Obrigado Silvia pelo comentário, vejo que o site esta atendendo sua expectativa. Gostaria de pedir que divulgue ele em seu Facebook e Twitter para que outros concurseiros possam aproveitar também.
      abraços
      Eder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s