Organização Administrativa: Concentração e Desconcentração

Padrão

nova-centralOrganização Administrativa: Concentração e Desconcentração

CONCENTRAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO ADMINISTRATIVA

DESTAQUE: A desconcentração é simples técnica administrativa, e é utilizada, tanto na Administração Direta, quanto na Indireta.

Ocorre a chamada desconcentração quando a entidade da Administração, encarregada de executar um ou mais serviços, distribui competências, no âmbito de sua própria estrutura, a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços.

»

    • Oi Anahi realmente estava faltando este detalhe e pesquisei novamente e não tem muito o que acrescentar, mas já completei o texto. Qualquer dúvida é só rele-lo.
      abraços e obrigado
      eder

    • AMIGA NA PARTE FINAL DO TEXTO ELE EXPLICA QUE CONCENTRAÇÃO É O INVERSO DA DESCONCENTRAÇÃO E QUE É UM CONCEITO MERAMENTE TEORICO POR NÃO SER PRATICADO .

  1. Na realidade a concentração administrativa ocorre quando vários pequenos elementos de uma mesma pessoa jurídica se juntam em apenas um só lugar central afim de dar mais agilidade à prestação de serviços públicos, nesse caso podemos exemplificar metaforicamente como: você retira vários operários de uma mesma empresa espalhados em várias obras secundárias, e reúnem em apenas um elemento central primário afim de dar agilidade a um serviço de maior necessidade administrativa

    • Obrigado Rogério por sua participação. São pessoas como você que torna o site confiável em suas informações
      abraços
      Eder

  2. Prezados amigos, seria possível dar algum(s) exemplo(s) (no Federal ou Estadual ou Municipal) de uma atividade eminentemente concentrada?
    Sei que é impossível a administração pública atual desta forma – concentrada, mas gostaria de um exemplo apenas com o objetivo de visualizar a matéria.
    Muitíssimo grato, pela atenção e paciência!
    Abraços,
    Eduardo Lima.
    Rio Claro/SP.

    • Oi Eduardo o site é desenvolvido da seguinte forma: Eu procuro um determinado tema e abro vários sites de referência e aproveito o melhor de cada um montando uma postagem mais completa. Sempre coloco o local que tirei o assunto. Eu não sou pesquisador ou conhecedor de determinado tema. Sempre peço para os internautas que estão estudando responder as perguntas ou complementar a matéria para deixa-la ainda melhor. Torço que algum concurseiro possa responder sua pergunta. Desde já agradeço o acesso ao site
      eder

    • Imagina que o Presidente da República, com intenção de cortar verbas, extingue um Ministério e incorpora as funções deste, em um outro ministérios já existente, concentrando todas as funções, pessoas, etc do extinto ministério em um já existente. Por exemplo, como o que ocorreu com o Ministério da Cultura quando o Presidente Interino Michel Temer extinguiu o Ministério da Cultura, incorporando o mesmo em um outro Ministério, salvo engano no Ministério da Casa Civil. E, logo depois, devido as manifestações dos artistas, retornou com o Ministério da Cultura, ou seja, ocorreu a desconcentração e logo a seguir a concentração.

  3. Como exemplo de concenrtação cito uma hipótese hipotética na estrutura oganizacional do Detran.
    Há dentro da estrutura do orgão, a Diretoria de Registro de Veículos com suas divisões subordinadas, entre elas, a Divisão de Atendimento ao Público e a Divisão de Atendimento ao Despachante.
    As divisões exerciam tarefas administrativas inerentes às atribuições da Diretoria. As divisões foram criadas para um melhor atendimento ao cidadão.
    A presidência do orgão resolveu extinguir as divisões e concentrou as funcções na Diretoria de Registro de Veículo. Eis um exemplo claro de Concentração.

    • A desconcentração é uma técnica meramente administrativa, podendo ser utilizada tanto pela Administração Direta quanto pela Indireta. Desta forma, dado que um ente da Administração Indireta não tem poder legislativo, não é correto afirmar que a desconcentração administrativa ocorre somente por lei.

    • Oi Cleuza basicamente a diferença é a seguinte:descentralização é o governo passar o serviço para terceiros, serviço de ônibus por exemplo ( outra razão social ) o governo só fiscaliza.
      A desconcentração é transferir para a mesma razão social através de hierarquia ( Ex.: dentro do próprio Ministério )
      espero ter ajudado
      eder

  4. A desconcentração é feita internamente dentro de um mesmo órgão – Ex: divisão departamental;

    Já a descentralização é o Estado delegando para 3º.

    Isso quer dizer que, para todas as entidades da adm indireta ocorre a descentralização, ou seja, o Estado descentraliza algum tipo de serviço para elas EX: ANATEL (Telecomunicações) onde cada uma delas podem realizar internamente realizar a sua desconcentração, ou seja, definir suas estruturas internas (departamentos, divisões, etc).

    E podemos dizer também q na adm direta ocorre a desconcentração, pois as competências serão distribuídas aos vários órgãos ou agentes políticos q a compõe.

    Espero ter ajudado!😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s