Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático

Padrão

E você, qual o concurso você vai fazer? Faça um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

DICA: Gostaria de dar uma dica para todos, mas principalmente para os concurseiros que tem dificuldade de organização que é fundamental para passar em um concurso público. Eu indico o Guia prático para passar em concursos públicos. Achei interessante pois ele oferece técnicas e estratégias para otimizar seus estudos. Outra coisa muito importante, ele reembolsa em 30 dias caso sua expectativa não seja atingida. Dá uma olhadinha vale a pena.

Bons Estudos!

Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático.

A evolução dos modelos de gestão na Administração Pública

Vamos a partir de agora tratar da Administração Pública no Brasil, considerando aevolução histórica do modo pelo qual a gestão das organizações governamentaisvem sendo praticada em nosso país.A importância do tema reside no fato de que a Administração Pública em todo omundo vem experimentando um processo de profundas transformações, que se iniciou na década de 70, formado por um conjunto amplo de correntes de pensamento, que formam a chamada “Nova Gestão Pública” (do original em inglêsNPM – “New Public Management”). Esse processo também ocorre no Brasil. Para entender o que é a gestão pública hoje, precisamos retroceder no tempo e analisar sua evolução ao longo das décadas.

Nos últimos anos assistimos em todo o mundo a um debate acalorado – ainda longe de concluído – sobre o papel que o Estado deve desempenhar na vida contemporânea e o grau de intervenção que deve ter na economia.Nos anos 50, o economista Richard Musgrave enunciou as três funções clássicas do Estado:

• Função alocativa: prover os bens e serviços não adequadamente fornecidos pelo mercado

• Função distributiva: promover ajustamentos na distribuição da renda;

• Função estabilizadora: evitar grandes flutuações nos níveis de inflação e desemprego.

De fato, entre o período que vai de 1945 (final da segunda guerra mundial) e 1973(ano do choque do petróleo), a economia mundial experimentou uma grande expansão econômica, levando este período a ser denominado de “era dourada”...CONTINUE LENDO

Anúncios

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. Olá gostaria de parabenizar este conteudo, pois estou cursando faculdade de administração e este artigo me ajudou muito, pois tinha um trabalho para fazer e encontrar grandes esclarecimentos!
    Que bom que existe pessoas inteligentes que usam dos meios tecnológicos, para postar artigos assim. Obrigada!

    • Que bom que estou lhe ajudando e muito obrigado pelas palavras. Espero que sempre que precisar de algum tema dê sempre uma passadinha por aqui
      eder

  2. Eu agradeço muito por essa matéria, pois me esclareceu muito mais, pois é um texto sem muitos termos técnicos , porém, bem elaborado e de muito fácil entendimento.
    Ja tinha lido outros textos mas não da qualidade deste.
    Muito obrigada mesmo! Agora vou poder desenvolver meu trabalho acadêmico com mais segurança.
    Valeu!!!

  3. Muito bom o texto.Quero parabenizá-lo, pois, estudo para concurso e foi de grande valia a leitura desse material!!

    Abraços!!!

    • Oi Ana Paula que bom que o site te ajudou, fico muito feliz.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s