Colocação dos pronomes átonos

Padrão

nova-central

Além da parte teórica eu coloquei no final da postagem uma videoaula bem interessante. Não se esqueça de dar uma olhadinha no meu livro de aventura Kalena: A fortaleza do centro livro 1. Estou tendo muitos comentários legais.

Então vamos para a matéria e bons estudos!

Colocação dos pronomes átonos:

Existem os seguintes pronomes

Os pronomes pessoais do caso reto ( eu, tu, ele, nós, vós, eles ) exercem a função de sujeito da oração.

 Os pronomes do caso oblíquo exercem a função de complemento do verbo da oração. (= me/mim/comigo; te/ti/contigo; se/si/consigo; o(s)/a(s); lhe(s); nos/conosco; vos/convosco.Os pronomes oblíquos tônicos: mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas ( possuem individualidade tônica ).

Mas o que nos interessa agora é:

Os pronomes oblíquos átonos: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes ( sem individualidade tônica ).

Não esqueça que agora a Central de Favoritos esta bem melhor e em novo endereço: centraldefavoritos.com.br, com atualizações todos os dias, AGORA FICOU MAIS FÁCIL DE PASSAR EM UM CONCURSO. CLIQUE E VEJA a NOVA CENTRAL DE FAVORITOS.

Colocação dos pronomes átonos

Há algumas tendências de colocação dos pronomes átonos adotadas no Brasil que não estão de acordo com as normas adotadas pela Gramática Tradicional. Atualmente, essas questões estão sendo revistas pela linguística, que busca outras razões para justificar a funcionalidade da língua: fatores

CONTINUE LENDO

novo-banner-kalena

 

»

Deixe uma resposta

