Concordância verbal e nominal.

Padrão

MAPA DA POSTAGEM


A postagem foi feita da seguinte forma:

Primeiro coloquei a parte teórica; depois coloquei videoaulas e no final algumas questões para você praticar.

Tenho algumas postagem que acho interessante  e que acredito que você irá gostar:

Uma com todo conteúdo de português: português completo

conteúdo do concurso do TRE-SP 2016.

Como estudar para concursos públicos.

Gostaria de lembrar também que tenho um livro de aventura que publiquei a versão final em e-book no Amazon, A fortaleza do Centro, dá uma olhadinha nele é muito legal.

Bons estudos!


 

CONCORDÂNCIA VERBAL

Regra geral

O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

O técnico escalou o time.

Os técnicos escalaram os times.

Casos especiais

Sujeito composto

anteposto: verbo no plural.

posposto: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.

de pessoas diferentes: verbo no..CONTINUE LENDO..

 

»

  1. como fica por exemplo a frase:
    “Eles foram voto vencido.” ou “Eles foram votos vencidos” ou nenhum dos dois?

    • Oi Mark, desculpe a demora mas trabalho sozinho no site e só posso atualizar nas horas vagas e esta semana foi meio complicado.Deixo te explicar como funciona o site,
      Eu atualizo determinado concurso na seguinte forma: Eu acesso sites de referência, blogs de professores, video aulas, apostilas e etc.. vejo os conteúdos e monto uma postagens somente com o que tem de melhor na matéria. Facilito o trabalho do concurseiro separando somente o que é bom. Não sou professor em nenhuma destas áreas, mas tenho bom conhecimento geral. A sua pergunta eu havia apenas aprovado para que algum concurseiro que a visse pudesse responder para você.
      Todas as postagens que faço coloco a fonte da onde foi retirado. Esta postagem específica foi uma das primeiras que fiz e ainda não adotava este procedimento de colocar a fonte. Sugiro que entre em sites de português, soportugues por ex., e faça a pergunta.Tem também o yahoo resposta que também é muito interessante.
      Espero ter ajudado
      Abraços
      Eder

    • O que me deixa indignada é que vc tem uma iniciativa dessa e as pessoas nem para reconhecer o que vc faz no site e te agradecer…Esse tipo de comentário foi infeliz e totalmente desnecessário. Do fundo do meu coração espero que essa pessoa nao tenha passado em concurso algum porque com essa paciência não vai muito longe. E Parabéns Eder você tem ajudado muitas pessoas com seu site. Obrigada.

      • Oi Grazi obrigado por ter entendido o objetivo do site. Não esquenta com que Mark disse, pois muitas pessoas que acessam o site acham que eu sou eu que desenvolvo as matérias e na verdade apenas organizo matérias relevantes em um só lugar. Vários pessoas querem tirar dúvidas comigo e várias vezes tenho que explicar como o site funciona. Ele ficou um pouco impaciente por achar que eu tinha feito a matéria e seria a pessoa mais habilitada para tirar a dúvida dele.
        em um modo geral praticamente só recebo elogios e incentivos e é isto que me fortalece a continuar com este trabalho.
        Mais uma vez obrigado pelas palavras
        abraços
        Eder

  2. Parabéns por sua iniciativa. Estava fazendo exatamente esta reunião de matérias e com seu site ganhei muito tempo.
    Muito obrigada e fique com Deus.
    Abs,
    Lene

    • Obrigado Antonia pelo comentário, vejo que o site esta atendendo sua expectativa. Gostaria de pedir que divulgue ele em seu Facebook e Twitter para que outros concurseiros possam aproveitar também.
      abraços
      Eder

  3. obg por postar esse conteudo ! e sempre um dos mais dificies de aprender 1 e sempre cai nos vestibulares e concursos ! sucesso com o site ! estarei divulgando sempre

Deixe um comentário

