Domínio dos mecanismos de coesão textual – Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos desequenciação textual.

Padrão

 

Domínio dos mecanismos de coesão textual.


Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos desequenciação textual.

Palavras como preposições, conjunções e pronomes possuem a função de criar um sistema de relações, referências e retomadas no interior de um texto; garantindo unidade entre as diversas partes que o compõe. Essa relação, esse entrelaçamento de elementos no texto recebe o nome de Coesão Textual.
Há, portanto, coesão, quando seus vários elementos estão articulados entre si, estabelecendo unidade em cada uma das partes, ou seja, entre os períodos e entre os parágrafos.
Tal unidade se dá pelo emprego de conectivos ou elementos coesivos, cuja função é evidenciar as várias relações de sentido entre os enunciados. Veja um exemplo de um texto co…..CONTINUE LENDO….

»

    • Oi Alexandre obrigado pelas palavras. Realmente a intenção e facilitar os estudos e democratizar as informações e que bom que esta lhe ajudando

  1. Ótimo site para quem está querendo começar os estudos para concursos.
    Muito bem organizado e com muita variedade de conteúdo.
    Parabéns aos organizadores e colaboradores.

    • Oi Tulio que bom que tenha gostado do site, continue nos visitando, pois nossa intenção é ter todas as matérias que são pedidas em concursos
      abraços
      eder

  2. muito bom.estava louquinha procurando esse assunto,mas agora os editais colocão nomes diferente nos temas e a gente fica sem saber onde encontrar, material.
    valeu

    • Oi Karla, realmente eles estão fazendo isto, tem matéria que deixa a gente na dúvida mesmo, por isso tem que abrir vários assuntos e compará-los, para ter certeza que é a mesma coisa. Sempre que tiver dúvida me procure.
      Abraços
      Eder

  3. Olá, quero Agradecer as informações que obtive neste site. Estou estudando para um Concurso e os assuntos dos editais estão dificieis de achar na net. Muito Obrigada, que Deus continue abençoando vcs, pq neste mundo tão individualista é raro encontrar tal ajuda.

  4. Cara Parabens,
    Imagine vcs que depois de ler e reler algumas vezes esse artigo,estudada-lo e reestuda-lo fui capaz de acerta 22 de 25 questoes de português de uma prova do CESPE MRE08,Parece estoria né? mas foi. E Logico q associado aos conhecimentos anteriores mas esse sitio foi muito esclarecedor.
    Brigadão

    • Oi Antonio que bom que o site te ajudou.são comentários como o seu que me estimula a continuar com este trabalho. Minha intenção é tornar este site referência em concursos.
      abraços
      Eder

  5. Nossa. a exposição do referido conteúdo é excelente e apresenta um texto claro e objetivo. Parabéns! Obrigada pelo auxílio. Glaucianne

    • Obrigado Fábio, o objetivo das postagens é esta mesmo,ser simples e objetiva, mas que não perca na qualidade.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  6. Realmente, seu sítio é muito esclarecedor!
    Quê Deus te abençoe. Obrigada pela ajuda, Eder. Tem sido de grande valia.
    Posso encontrar outros temas aqui?!
    Desde já agradeço.
    Beijos.

    • Oi Marina, tenho várias postagens de matérias para concurso. No momento não estou fazendo atualizações por que trabalho sozinho no site e só faço nas folgas que ultimamente tá poucas. Fiquei feliz em saber que o site esta te ajudando.
      eder

  7. muito obrigada esse conteúdo é excelente me ajudou muito que Deus o abençoe grandemente o seu trabalho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s