Domínio da ortografia oficial – Emprego da acentuação gráfica

Padrão

nova-centralOrtografia

É a parte da gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita. É a maneira correta de escrever as palavras.

Não esqueça que agora a Central de Favoritos esta bem melhor e em novo endereço: centraldefavoritos.com.br, com atualizações todos os dias, AGORA FICOU MAIS FÁCIL DE PASSAR EM UM CONCURSO. CLIQUE E VEJA a NOVA CENTRAL DE FAVORITOS.

Emprego da acentuação gráfica

Acentuação Gráfica
TIPO DE PALAVRA OU SÍLABA QUANDO ACENTUAR EXEMPLOS (COMO ERAM) OBSERVAÇÕES
(COMO FICARAM)
PROPAROXÍTONAS SEMPRE SIMPÁTICA, LÚCIDO, SÓLIDO, CÔMODO CONTINUA TUDO IGUAL AO QUE ERA ANTES DA NOVA ORTOGRAFIA.
OBSERVE:

PODE-SE USAR ACENTO AGUDO OU CIRCUNFLEXO DE ACORDO COM A PRONÚNCIA DA REGIÃO: ACADÊMICO, FENÔMENO (BRASIL) ACADÉMICO, FENÓMENO (PORTUGAL).

CONTINUE LENDO…

novo-banner-kalena

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. Olá, bom dia!
    Parabéns pelo site! Estou estudando para o concurso dos Correios e estarei sempre por aqui. 😉
    Abraços,
    Lívia.

    • Obrigado pelas palavras então cadastra seu e-mail no site que estarei postando todas as matérias do concurso dos Correios
      Abraços
      Eder

  2. Adorei o site……
    Estarei sempre entrando…… logo vou prestar o concurso dos correios…..
    Continue sempre assim…..
    bjus

  3. Gostei do site, muito bom. Estou estudando para o concurso da prefeitura de Salvador, o site, me acrescentou muito! Obrigada.

  4. Boa tarde!!!
    Não poderia passar por aqui e deixar um elogio, afinal de contas o assunto está muito completinho, meus parabéns… to estudando para concurso e me ajudaste bastante!!!!
    Vc poderia ao final dos assuntos postados elaborar questões pra gente tb seria muito legal!!

  5. Fabiana Santana :
    Boa tarde!!!
    Não poderia passar por aqui sem deixar um elogio, afinal de contas o assunto está muito completinho, meus parabéns… to estudando para concurso e me ajudaste bastante!!!!
    Vc poderia ao final dos assuntos postados elaborar questões pra gente tb seria muito legal!!

    • Oi Rafinha, se tiver tempo irei ver o conteúdo deste concurso, mas estou tendo pouco tempo para o site e estou fazendo outras atualizações. Mas farei o possível
      abraços
      eder

  6. Boa noite!
    Sou mais um dos concurseiros, que procura estudar por meio da net,olhei o seu site e gostei muito do conteúdo.
    Estou estudando para o inss,gostaria muito de receber os materiais atualizados deste concurso.
    Ficarei muito grato.
    Abraços.

    • Oi Natan, infelizmente não estou tendo tempo para fazer atualizações no site, mas assim que folgar vou postar mais sobre o INSS.
      abraços
      eder

    • Oi Kassia a minha intenção é fazer o site o mais completo possível e fácil de estudar e por você ter gostado acredito que estou conseguindo este objetivo.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  7. Parabéns! É de grande ajuda, principalmente para quem está estudando para fazer concurso ou vestibular.

    • Oi Célia fico feliz por saber que o site esta te ajudando, espero sempre te encontrar por aqui.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

    • Oi Celene que bom que gostou. Espero que sempre estude por aqui.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  8. Muito bom o site,excelentes dicas, parabéns Eder!Estou estudando para o concurso da Petrobrás e vou sempre dar uma passadinha por aqui ,valeu!

    • Oi Josefa eu também fico muito feliz de saber que o site está atendendo as suas expectativas.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

    • Oi Vera infelizmente trabalho sozinho no site e não tenho como mandar os exercícios, pois trabalho nele apenas nas horas vagas que são poucas ultimamente.Peço para os concurseiros que visitarem a postagem possam atender o seu pedido.
      Abraços
      Eder

  9. Parabéns pelo site, muito bom mesmo!!! Estou estudando para um concurso da prefeitura de Manaus. Obrigada pelas dicas.

  10. valeu…a sua iniciativa e de grande valor.
    continue …
    precisamos de pessoas com sua postura.

    priofessor BENTO.

  11. Ótima explicação, de forma resumida e esclarecedora!
    Obrigada, estou estudando para concurso público, foi de grande valia a sua explicação!
    Abraços.

    Nanda.

  12. Estou estudando pra o concurso do TJ de Alagoas e adorei o seu site. Valeu. Parabéns!!!!
    Vou sempre visitá-lo.

  13. simples,pratico e muito útil,adoreeii!! Desculpe se escrevi alguma palavra errada to me adequando ainda kkk

  14. Oi. Nas paroxítonas você colocou a palavra cárie, mas no enunciado diz que só as palavras terminadas em R, X, N, L, I, IS, UM, UNS, US, PS, Ã, ÃS, ÃO e ÃOS, não é mencionado a letra E ou que sejam terminadas em IE.

  15. Gostaria de ter mais matérias para o concurso da Câmara de Belém-Pa, estou estudando para este concurso e gostei muito do site, pois está muito bem explicado a nova reforma ortográfica.
    parabéns!!!

  16. olá, estou estudando para um concurso da Câmara Municipal é pra almoxarife gostaria q me ajudasse se possível. o q pede para estudar é português e conhecimento em amoxarife, desde já muito obrigado.

    • Oi Marlene tem muitas matérias de português no site e acredito que te atenderá muito bem. Sobre conhecimento em almoxarife, não tenho como te ajudar no momento pois estou novamente sem tempo para fazer atualizações no site.
      Abraços

  17. Bom Dia,gostei muito do seu site, as explicações são bem resumidas.Eestou estudando p/ o concurso da DFE-RS e gostaria de dicas para a redação,pois a banca FCC é bem exigente na redação.Obrigado se puder me ajudar,abraço

  18. Adorei suas explicações torna-se mais fácil a compreenção do assunto, me ajudou bastante.
    muito obrigada.

  19. Olá,
    adorei tudo, estou estudando para o concurso preciso de matérias de técnico administrativo e técnico bancário.
    obg 🙂

  20. Oi.. muito boa suas postagens sobre acentuação… isso vai me ajudar mt no concurso do BASA que vou fazer agora… Obrigada!!!!

  21. Boa tarde, gostei MUITO dos seus artigos, estou estudanto para concursos bancario, caixa,BB..o atual concurso que estou me de dedicando é o basa, se vc tiver conteúdos ou apostilas referente a esses concurso, peço encarecidamente que mande para meu mail.

    Estarei divulgando seu site a medida do possivel, para tds meus amigos e familiares que estão no mesmo ramo que eu.

    Muito obrigada!!^^
    🙂

  22. boa tarde! adooorei o Artigo, tenho certeza que vai me auxiliar um tanto no meu desenvolvimento em concursos que me escrevi, nao só em concursos, mas para meu crescimento diario…

    • Obrigado Selma pelo comentário, vejo que o site esta atendendo sua expectativa. Gostaria de pedir que divulgue ele em seu Facebook e Twitter para que outros concurseiros possam aproveitar também.
      abraços
      Eder

  23. Bom dia! Muito bom conteúdo desse site, porém estou procurando conteúdo para concurso dos correios em matematica, portugues e informatica, desde já agradeço, att…

  24. Muito bom o seu Blog, Voce teria alguma coisa para o concuro do Ministerio da Fazenda? Ficaria grata se pudesse mandar para meu email. Agradecida

    • Oi Karol, infelizmente não estou tendo tempo para fazer postagens,pois faço nas horas vagas que no momento são poucas. Coloca o link do edital de seu concurso e se conseguir um tempinho dou uma ajuda
      abraços
      Eder

  25. Boa tarde, tudo bem Deus te abençoe, bom sou concurseiro estou a participar do concurso auxiliar financeiro II do TCE de SP pode me ajudar com material de estudo, por gentileza fico grato. observação tenho isto que vai cair na prova Língua Portuguesa isso só Língua Portuguesa obrigado.

    Língua Portuguesa

    Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação.

    Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos

    mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância

    nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de

    frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

    Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento.

    Adequação do formato do texto ao gênero

  26. OI,gostei muito da página,estou estudando para o concurso da Camara Municipal de Belo Jardim. serviços gerais.

Deixe uma resposta

