Reconhecimento de tipos e gêneros textuais

Padrão

Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. As tipologias existentes são:

Descrição

Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade! Significa”criar” com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se refere.

Narração

Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou a Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano.

Dissertação

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

Argumentativo

Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

Exposição

Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias; explica, avalia, reflete. (analisa ideias).

  1. Estrutura básica:
  2. ideia principal;
  3. desenvolvimento;
  4. conclusão.

Uso de linguagem clara.

ex: ensaios, artigos cientificos, exposições, conferências, etc.

Injunção

Indica como realizar uma ação. É também utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo. Há também o uso do futuro do presente. Ex: Receita de um bolo e Manuais.

Diálogo

Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas pessoas. Pode conter marcas da linguagem oral, como pausas e retomadas.

Entrevista

Entrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado), na qual perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado. Os repórteres entrevistam as suas fontes para obter declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta que contém informações que o ajudarão a construir a matéria. Além das informações, a pauta sugere o enfoque a ser trabalhado assim como as fontes a serem entrevistadas. Antes da entrevista o repórter costuma reunir o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser abordado e sobre a pessoa que será entrevistada. Munido deste material, ele formula perguntas que levem o entrevistado a fornecer informações novas e relevantes. O repórter também deve ser perspicaz para perceber se o entrevistado mente ou manipula dados nas suas respostas, facto que costuma acontecer principalmente com as fontes oficiais do tema. Por exemplo, quando o repórter vai entrevistar o presidente de uma instituição pública sobre um problema que está a afectar o fornecimento de serviços à população, ele tende a evitar as perguntas e a querer reverter a resposta para o que considera positivo na instituição. É importante que o repórter seja insistente. O entrevistador deve conquistar a confiança do entrevistado, mas não tentar dominá-lo, nem ser por ele dominado. Caso contrário, acabará induzindo as respostas ou perdendo a objetividade. As entrevistas apresentam com frequência alguns sinais de pontuação como o ponto de interrogação, o travessão, aspas, reticências, parêntese e as vezes colchetes, que servem para dar ao leitor maior informações que ele supostamente desconhece. O título da entrevista é um enunciado curto que chama a atençao do leitor e resume a ideia básica da entrevista. Pode estar todo em letra maiúscula e recebe maior destaque da página. Na maioria dos casos, apenas as preposições ficam com a letra minúscula. O subtítulo introduz o objetivo principal da entrevista e não vem seguido de ponto final. É um pequeno texto e vem em destaque também. A fotografia do entrevistado aparece normalmente na primeira página da entrevista e pode estar acompanhada por uma frase dita por ele. As frases importantes ditas pelo entrevistado e que aparecem em destaque nas outras páginas da entrevista são chamadas de “olho”.

 

Sobre Eder Sabino Carlos

Sou formado em Ciências Econômicas e desenvolvi este site para democratizar materiais de estudos de qualidade para concursos públicos e Enem. Hoje sou representante de vendas na área de material de construçãoa na cidade de Vila Velha ES. Gosto de ler livros de aventura e tenho um livro publicado em e-book com o título de A Fortaleza do Centro. Um livro de aventura infanto-juvenil, mas adultos também estão gostando. Você pode baixar o livro no site e aproveite e veja os comentários das pessoas que já o leram.

»

  1. Parabéns! Este site está sendo de grande ajuda para estudar!! Encontrei tudo que precisava😀 valeeoo!

    • Oi Diana, esta matéria é muito complexa e grande, pois envolve tudo que acontece no mundo hoje, então infelizmente não tem como postar, mas acredito que você lendo sobre as principais noticias no jornal estará em preparada.
      abraços
      eder

    • Oi Bruno legal que tenha achado aqui o que precisa. Sobre seu comentário da sua professora acho que você esta sendo um pouco radical.Muitas vezes apesar de ser professora ela não tem didática suficiente para ensinar a todos tipos de alunos.
      Tenho certeza que ela deve se esforçar para ensinar e que vários alunos dela conseguiu aprender, de repente o método dela não é o correto para você. Vejo que se você aprendeu sozinho aqui no site demonstrando ser uma pessoa inteligente.
      Espero que continue estudando por aqui.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  2. Obrigado pelo desempenho, foi importante para mim conquistar mais um espaço, neste conceituado, site; agora por favor não deixem de informar as atualidades, pois, isto ajudará à muitos. Abraços a todos envolvidos.

    • Oi Helerson na verdade trabalho sozinho no desenvolvimento deste site e obrigado pelas palavras.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  3. ou perdão por ter errado publiquei duas veses o mesmo comentario estou mostrando que gostei mesmo desta materia me desculpa vai

    • Oi Josefa não precisa pedir perdão. Eu agradeço sua preocupação demonstrando que gostou mesmo.

      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  4. Eder obrigado mesmo de coração agradeço a sua compreensão vou indicar mesmo a todos os meus amigos pode ter certeza você merece

  5. só existem 4 tipos textuais: dissertativo, narrativo, injutivo e descritivo. Os outros que aparecem aí são gêneros textuais. #ficaadica.

  6. Eder, meus parabéns pela sua iniciativa de postar conteúdos de diversas matérias, pois ajuda a muitas pessoas, inclusive a mim! Continue assim. Meus parabéns mesmo!

    • Oi Gabriella obrigado pelas palavras, infelizmente no momento estou meio devagar por que estou meio sem tempo para fazer postagens, mas assim que ficar mais tranquilo continuarei a colocar mais matérias.
      Aproveite e baixe meu livro e se possível faça um comentário.
      Abraços

  7. Eder, boa noite e parabéns pela iniciativa e o incentivo…. Deixo uma dica para as tipologias textuais, tem como colocar alguns exemplos pra ajudar ao pessoal a se familiarizar melhor com o conteúdo? Valeu e mais uma vez parabéns!!!😀

    • Oi Vânia obrigado pela ideia, mas no momento não estou tendo tempo para fazer atualização no site, pois trabalho sozinho nele e só atualizo nas horas vagas e que no momento são poucas.
      Abraços
      Eder

  8. Estou a procura de estudar para a policia civil da bahia 2013, parece que aqui encontrei o site certo para aperfeiçoar a lingua portuguesa.

  9. EDER, obrigado por se colocar a nossa disposição, com os assuntos dos concursos, pois vc ajuda a muitas pessoas.
    Pessoas assim como você SÃO UMA DADIVA DE DEUS,
    Obrigado pela ajuda

  10. Que Deus te abençoe e te proteja todos os dias para que siga com esse belo exemplo de ajuda ao próximo.Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s