Skip to content

Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP)

29/03/2012

A postagem foi desenvolvida da seguinte forma:

1º Um resumo retirado do site Wikipédia

2º Um link para o site Link Concursos que comenta sobre o assunto

3º uma vídeo aula com o professor Jucilândio.

4º Link para o site do Banco Central do Brasil que comenta sobre a CETIP.

Caso você queira acrescentar algo faça um comentário.

Espero que aproveitem bem e bons estudos!

Aproveito para pedir que baixe meu livro A Fortaleza do Centro e fazer um comentário e caso goste divulgar para seus amigos, se possível no facebook e twitter.

1º Um resumo retirado do site Wikipédia

CETIP é o acrônimo para Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (a partir de 2008CETIP S.A. – Balcão Organizado de Ativos e Derivativos) nasceu como sociedade anônima brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1986 para preencher a lacuna de um sistema eletrônico de custódia e liquidação financeira no mercado de títulos privados, mas foi desmutualizada e abriu capital em 2009, após participação da Advent, um fundo de investimento estrangeiro, na sua composição acionária. Em 2010 a empresa adquiriu a GRV Solutions por R$ 2,0 Bilhões de Reais, praticamente dobrando o seu tamanho. Em 2011 a Cetip deixou de ter a Advent como seu principal acionista, pois o fundo vendeu a sua participação para a empresa americana ICE – Intercontinental Exchange, que com 12,4% passa a ser a acionista majoritária da Cetip. As atividade da Cetip são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a empresa também é ficalizada pelo Banco Central.

O ambiente da CETIP é conhecido como ambiente de balcão. Que diferentemente do ambiente de bolsa, oferece aos participantes uma maior flexibilidade para o registro da negociação de títulos e valores mobiliários de renda fixa. Pode também registrar, custodiar e liquidar títulos públicos estaduais e municipais emitidos após 1992, títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, além de todos os Créditos Securizados da União, da Dívida Agrícola, dos Títulos da Dívida Agrária e também dos Certificados Financeiros do Tesouro e principalmente a custódia de Derivativos de balcão.

CETIP é a integradora do mercado financeiro pois oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.

Mais de 15 mil instituições participantes utilizam os serviços da CETIP. Entre eles, estão fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia, como processamento TEDs e liquidação de DOCs, bem como registros de Gravame, CDBs e títulos de Renda Fixa.

2º Um link para o site Link Concursos que comenta sobre o assunto 

http://linkconcursos.com.br/o-que-e-a-cetip-central-de-custodia-e-liquidacao-financeira-de-titulos/

3º uma vídeo aula com o professor Jucilândio.

4º Link para o site do Banco Central do Brasil que comenta sobre a CETIP.

http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP

 

Não esqueça de ler meu livro e se gostar divulgue-o para seus amigos no facebook e twitter. É só clicar no banner abaixo:

About these ads
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.749 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: