Skip to content

Conceitos: ética, moral, valores e virtudes

15/02/2012

ACESSO RÁPIDO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM LINKS:

CAIXA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

BANCO DO BRASIL 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

MINISTÉRIO DA FAZENDA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

POLÍCIA FEDERAL 2013 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

Não esqueça de baixar meu livro de ficção A FORTALEZA DO CENTRO e fazer um comentário : BAIXAR GRÁTIS

Este post foi desenvolvido da seguinte forma:

1º Coloquei um pequeno resumo da diferença entre ética e moral. Apesar de pequeno é bem explicativo. Texto retirado do site Nota positiva e foi escrito por Carolina Oliveira

2º Coloquei uma apostila baixada na internet desenvolvida por cursos Solon, com o tema Ética: Conceitos: ética, moral, valores e virtudes para o concurso da Caixa de 2008;

3º Um link para uma matéria da UFSC com o tema Ética: Conceitos e classificações;

4º Um link para uma apostila de Ética, Produzida pelo MEC para o ensino fundamental. Esta matéria é interessante para aprofundamento sobre o tema;

5º Um link que tem uma postagem sobre a diferença entre ética e moral;

6º Coloquei um texto desenvolvido por Eduardo Carvalho, A ética e a cidadania podem ser ensinadas? no Blog Educação  que vale a pena ler, pois o início caiu em uma pergunta do concurso da Caixa de 2010.

Espero que aproveitem bem e bons estudos!

Aproveito para pedir que baixe meu livro A Fortaleza do Centro e fazer um comentário e caso goste divulgar para seus amigos, se possível no facebook ou twitter.

1º Coloquei um pequeno resumo da diferença entre ética e moral. Apesar de pequeno é bem explicativo. Texto retirado do site Nota positiva e foi escrito por Carolina Oliveira.

A Ética

 

Diferença entre ética e moral:

  1. Ética é o principio, moral são aspectos de condutas especificas;

  2. Ética é temporal, moral é temporária;

  3. Ética é universal, moral é cultural;

  4. Ética é a teoria e Moral é a prática

    5. Ética é teoria, moral é prática

 

A Ética é a “vida mora pensada”, pois, reflecte criticamente o que a moral estabelece. A moral é o conjunto de regras concretas.

  

A ética é a disciplina filosófica onde reflecti criticamente a moral, para assim por em pratica se for o correcto.

A ética é importante por que respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética nos orienta e nos ajuda para uma vida boa; Mas boa em que sentido? No sentido do bem, fazer o bem para com as pesosoas, ajudar, orientar e pensar em outros e pensar neles também para podermos ser felizes, atingir a felicidade está também em atingir a felicidade do outro. A ética é practicada sem nenhum tipo de determinação vem de dentro, do consciente.

Valores: Normas Morais:
Verdade: Não Mentirás
Vida: Não Matarás

 

 

A Moral

 

Afinal o que é a moral? A moral é o conjunto de regras, normas de uma sociedade ou região, é importante porque  há muitas pessoas que desrespeitam as leis e são de um instinto mal.

A Moral é importante por que não temos piloto automático e nossa sociedade é muito cruel. A moral é um conjunto de conduta, A moral é o ” TU DEVES”.

A Moral e a ética são temporais, ou seja, ao longo do tempo se vai modificando, evoluindo, por que estão abertos a novos conceitos e criticas.

A moral não pensa na Liberdade e na dignidade do individuo, e a ética tem como ponto de partida esses dois valores.

2º Coloquei uma apostila baixada na internet desenvolvida por cursos Solon, com o tema Ética: Conceitos: ética, moral, valores e virtudes para o concurso da Caixa de 2008;

etica_atualizacao_CEF2008

No final da apostila tem um link para o site da Cursos Sólon.

3º Um link para uma matéria da UFSC com o tema Ética: Conceitos e classificações;

http://www.inf.ufsc.br/~falqueto/aGraduacao/INE5621_Info_Soc/Textos_Etica/etica_conceitos_classific.PDF

4º Um link para uma apostila de Ética, Produzida pelo MEC para o ensino fundamental. Esta matéria é interessante para aprofundamento sobre o tema;

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf

5º Um link que tem uma postagem sobre a diferença entre ética e moral;

http://circulocubico.wordpress.com/2008/04/04/tica-e-moral/

6º Coloquei um texto desenvolvido por Eduardo Carvalho, A ética e a cidadania podem ser ensinadas? que vale a pena ler, pois o início caiu em uma pergunta do concurso da Caixa de 2010.

A ética e a cidadania podem ser ensinadas?

 
Utilizando a vídeo-aula do Prof. José Sérgio Carvalho para o curso de Especialização “Ética, valores e cidadania na escola” (EVC – USP/Univesp), acrescento informações para contribuir no debate.
A simples existência da moral em uma sociedade não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta os significados dos valores morais
No Ocidente, essa ética ou filosofia moral inicia-se com Sócrates, que perguntava aos atenienses o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir (coragem, justiça, amizade, bem, etc.). Essas perguntas terminavam sempre por revelar que os atenienses respondiam sem ter refletido sobre o que diziam, repetindo apenas o que lhes fora ensinado desde a infância. Ética e moral de uma sociedade referem-se ao seu conjunto de costumes tradicionais e, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros. Em Atenas, Sócrates indagava o que eram esses costumes da sociedade, de onde vinham, o que valiam.
Definindo melhor o campo das ações éticas, Aristóteles diz que as ações não são definidas apenas pela virtude e pela obrigação, mas pertencem também à parte da realidade na qual podemos deliberar e tomar decisões: não deliberamos ou decidimos sobre o necessário (eventos e leis da Natureza), pois é independente da ação humana; deliberamos e decidimos sobre tudo o que, para ser e acontecer, depende da vontade e da ação humana.
Assim, à consciência moral de Sócrates, Aristóteles acrescenta a vontade guiada pela razão (vontade racional) como outro elemento fundamental da vida ética. A vontade racional, a deliberação e a escolha dependem de uma virtude presente em todas as outras: a sabedoria prática (ou prudência).
O prudente é aquele que, em todas as situações, é capaz de julgar e avaliar qual a atitude e qual a ação que melhor realizarão a finalidade ética, ou seja, entre as várias escolhas possíveis, qual é a mais adequada para que o sujeito seja virtuoso e realize o que é bom para si e para os outros.
Demócrito e Protágoras (ao centro), de Salvator
Rosa (1663-64).

Trazendo a discussão para o campo da Educação, o Prof. José Sérgio Carvalho (USP) lembra uma questão proposta por Sócrates: se a formação ética é possível, quem tem o direito a formar? Quem é o mestre nas qualidades de cidadão? Por outro lado, como nós professores poderíamos renunciar em formar nossos alunos para as virtudes públicas e privadas? Citando os escritos de Platão sobre um rival de Sócrates, utiliza respostas advindas de Protágoras, concluindo que a ética não é uma disciplina especializada: os valores que guiam nossas condutas são práticas sociais, influenciadas por todo o entorno social. Em Educação, a formação ética de nossos alunos conta com a participação dos professores e da escola, mas não se esgota nela: a igreja, a mídia, a família, entre outros meios sociais, influenciam na formação ética. Dentro do ambiente escolar, ocupar-se com tal formação é uma tarefa de todos os que trabalham na escola. Além disso, não deve ser alocada na grade curricular, mas a ética não se desvincula dos conteúdos ensinados.

 
Portanto, desde a era Clássica já existia a noção de que as áreas do conhecimentos propostas pela escola podem trabalhar virtudes e valores éticos, sem a necessidade de se criar novas disciplinas a cada nova exigência da sociedade.
 
 
Eduardo Carvalho
Pólo de Praia Grande

 

Não esqueça de ler meu livro e se gostar divulgue-o para seus amigos no facebook e twitter. É só clicar no banner abaixo:

About these ads

From → Ética

18 Comentários
  1. Lucila permalink

    Muito bom este site!!! Eu admirei muito a intenção do criador… Parabéns pela iniciativa. Abraços.

  2. damares permalink

    Parabéns pelo site!

  3. Simone permalink

    Gostei muito de como você se importou em facilitar para quem quer estudar ética e moral. Assim que passar o concurso eu lerei o seu livro, com certeza. Agora não posso fugir do foco. Parabéns e obrigada.
    Simone

    • Oi Simone é isto aí foco é tudo para quem quer chegar em algum lugar.Mas não esqueça de ler o livro
      Abraços

      • Simone permalink

        Hoje começarei a ler seu livro, fiz o último concurso para o qual estava inscrita no domingo passado, fiz os recursos…agora tenho que esperar…esperarei lendo. Depois comento o que achei tá.
        Simone
        Ah…já ia me esquecendo…acertei todas de ética. Obrigada!

      • Ok ficarei aguardando seu comentário
        abraços

  4. Olá! Aqui é Eduardo Carvalho, autor do texto que você adicionou nesta postagem. Agradeço a divulgação do meu blog e a preocupação em destacar minha autoria. Nunca imaginei que meu blog – voltado para a Educação – poderia ajudar num concurso da Caixa! Abraços!

    • Oi Eduardo minha intenção é ajudar os concurseiros e deixar claro a origem das postagens para todos verem que vem de uma fonte confiável. Sempre coloco a fonte por respeito ao trabalho realizado e os créditos tem que ser do autor que realmente teve todo o trabalho. Seu blog é muito bom e espero que continue este seu trabalho, pois temos que alastrar o conhecimento a todos. A educação para mim é o melhor caminho para a prosperidade.
      Eu agradeço pelo sua postagem que realmente está ajudando a todos.
      Abraços
      Eder

  5. mt bom gostei de ler pois é uma coisa mt interessante esse assunto foi a bordado com dispreza e facilmente entender shuashuashuashua

  6. Wilsa Rodrigues de Andrade permalink

    Gostei muito, pois é o que procuro. 26/09/2012

  7. fernandinha permalink

    obrigada isso me ajudou bastante

  8. jose fernandes permalink

    A ética deve se aplicada já
    na formçao .

  9. silvana permalink

    nossa esta de parabens pelo site enquanto muitos ganham dinheiro vendendo apostila voce posta tudo que precisamos pensando na realidade onde muitos buscam melhorar de vida mas nao tem condiçoes de pagar um curso pre vestibular ou um curso para prestar concurso valeu pela ajuda conteudos maravilhosos esta de parabens. tenho certeza que voce recebera em dobro por tudo. vou prestar o concurso da caixa e seu conteudo vai me ajudar muito em breve te responderei dizendo como foi. abraço

    • Oi Silvana obrigado pelo comentário. Vou tentar colocar o conteúdo completo da Caixa, então entra todos os dias que terei novidades.
      Estarei torcendo para que você passe no concurso. Vou esperar seu futuro comentário de aprovada.
      Abraços
      Eder

  10. Diane Serra permalink

    Ola, sou Diane Serra e gostaria de dar os parabens pela iniciativa de vocês.
    Fui muito feliz de ter encontrado o site e com certeza me ajudará bastante a estudar para concurso, pois estava muito carente de material.
    Bom, vou fazer o concurso para anlista do ICMBIO, MF (medio), Auditor da Receita Federal, Caixa Economica (medio).
    Muito obrigada pela iniciativa.

    • Oi Diane obrigado pelo comentário. Tenho certeza que você irá passar em um concurso. Eu atualizo o site sozinho, mas tentarei fazer postagens que te ajude.
      Abraços
      eder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.738 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: