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Fonologia – Conceito

28/06/2011

Fonologia – Conceito

Atenção: ao estudar a matéria existe um erro de formação nas partes onde temtabelas e sequëncias.

FONOLOGIA:

Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um

idioma. Ao estudar a maneira como os fones (sons) se organizam dentro

de uma língua, classifica-os em unidades capazes de distinguir significados,

chamadas fonemas.

Conceito e elementos
Conceito de fonemaFonemas são as entidades capazes de estabelecer distinção entre as palavras.

Exemplos: casa/capa, muro/mudo, dia/tia. A troca de um único fonema determina o

surgimento de outra palavra ou um som sem sentido. O fonema se manifesta no som

produzido e é registrado pela letra, é representado graficamente por ela.

O fonema /z/, por exemplo, pode ser representado por várias letras: z (fazenda),

x (exagerado), s (mesa).


Os fonemas são representados entre barras. Exemplos: /m/, /o/.

Conceito de Fonética

Estudo dos sons da fala, especialmente no que diz respeito à sua produção,

transmissão e recepção.

Conceito de Fonologia

Estudo dos sistemas sonoros das línguas.

Aparelho fonador

Classificação dos fonemas

Os fonemas da língua portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando

livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só

sílaba: Exemplos: couro, baile. Observe que só os fonemas /i/ e /u/ átonos funcionam

como semivogais. Para que não sejam confundidos com as vogais i e u serão

representados por [y] e [w] e chamados respectivamente de iode e vau.

Consoantes: são fonemas produzidos mediante a resistência que os órgãos bucais

(língua, dentes, lábios) opõem à passagem de ar. Exemplos: caderno, lâmpada.

Classificação das vogais

Quanto à zona de articulação
A zona de articulação está relacionada com a região da boca onde as vogais são

articuladas.

  • média: é articulada com a língua abaixada, quase em repouso. Ex.: a (pasta)
  • anteriores: são articuladas com a língua elevada em direção ao palato duro,
  • próximo ao dentes.Ex.: é (pé ), ê (dedo ), i (botina )
  • posteriores: são articuladas quando a língua se dirige ao
  • palato mole. Ex.: ó (pó), ô (lobo), u (resumo)

Quanto ao papel das cavidades bucal e nasal

A corrente de ar pode passar só pela boca (orais) ou simultaneamente pela boca e

fossas nasais (nasais).

  • orais: (pata), (sapé), (veia), (vila), (sol), (aborto), (fluxo)
  • nasais: (fã), (tempo), (cinto), (sombrio), (fundo)

Quanto à intensidade

A intensidade está relacionada com a tonicidade da vogal.

  • tônicas: café, cama
  • átonas: massa, bote

Quanto ao timbre

timbre está relacionado com a abertura da boca

  • abertas: (sapo), (neve), (bola)
  • fechadas: ê (mesa), ô (domador), i (bico), u (útero) e todas as nasais
  • reduzidas: são as vogais reduzidas no timbre já que são vogais átonas
  • (orais ou nasais, finais ou internas). Exemplos: (cara, cantei)

Classificação das consoantesAs consoantes são classificadas de acordo com

quatro critérios:

1-modo de articulação: é a forma pela qual as consoantes são articuladas.

Quanto ao modo de articulação, as consoantes podem ser oclusivas ou constritivas.

  • Nas oclusivas existe um bloqueio total do ar.
  • Nas constritivas existe um bloqueio parcial do ar.

2-ponto de articulação: é o lugar onde a corrente de ar é articulada (lábios,

dentes, palato…) De acordo com o ponto onde é articulada, as consoantes são

classificadas em:

  • bilabiais = lábios + lábios.
  • labiodentais = lábios + dentes superiores.
  • linguodentais = língua + dentes superiores
  • alveolares = língua + alvéolos dos dentes.
  • palatais = dorso do língua + céu da boca
  • velares = parte superior da língua + palato mole

3-função das cordas vocais: se a cordas vocais vibrarem, a consoante será sonora;

no caso contrário, a consoante será surda.

4-função das cavidades bucal e nasal: caso o ar saia somente pela boca,

as consoantes serão orais; se sair também pelas fossas nasais, as consoantes serão

nasais.

Dígrafos

É a união de duas letras representando um só fonema.Observe que no caso dos

dígrafos não há correspondência direta entre o número de letras e o número de

fonemas.

Dígrafos que desempenham a função de consoantes: ch (chuva), lh (molho),

nh(unha), rr(carro) e outros.

Dígrafos que desempenham a função de vogais nasais: am (campo), en (bento),

om (tombo) e outros

Encontros vocálicosHá três tipos de encontros vocálicos: hiato, ditongo e tritongo.

Hiato: é junção de duas vogais pronunciadas separadamente formando sílabas

distintas. Ex.:saída, coelho

Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou

vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente),

quase (ditongo crescente).

Tritongo: é a junção de semivogal + vogal + semivogal, formando uma só sílaba.

Ex.: Paraguai, argüiu.


Não se esqueça que só as vogais /i/ e /u/ podem funcionar como semivogais.
Em palabras como goiaba não trata-se de um tritongo e sim de um ditongo e

um hiato. goi-a-ba

Encontros consonantais

Quando existe uma seqüência de duas ou mais consoantes em uma mesma palavra,

denominamos essa seqüência de encontro consonantal.

O encontro pode acorrer:

  • na mesma sílaba: cla-ri-da-de, fri-tu-ra, am-plo.
  • em sílabas diferentes: af-ta, com-pul-só-rio


Nos encontros consonantais somos capazes de perceber o som de todas as consoantes.

Silaba

É a unidade ou grupo de fonemas emitidos num só impulso da voz.

Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

  • Monossílabas: aquelas que possuem uma só sílaba: dó, mão, cruz, etc.
  • Dissílabas: aquelas que possuem duas sílabas: sa/pé, fo/lha, te/la, etc.
  • Trissílabas: aquelas que possuem três sílabas: fun/da/ção, mé/di/co, etc.
  • Polissílabas: aquelas que possuem mais de três sílabas: ve/te/ra/no, na/
  • tu/re/za, pa/la/ci/a/no, etc.

Divisão silábicaA fala é o primeiro e mais importante recurso usado para a

divisão silábica na escrita.

  1. Regra geral: Toda sílaba, obrigatoriamente, possui uma vogal.
  2. Regras práticas: Não se separam ditongos e tritongos.
  3. Exemplos: mau, averigüei
  4. Separam-se as letras que representam os hiatos.
  5. Exemplos: sa-í-da, vô-o…
  6. Separam-se somente os dígrafos rr, ss, sc, sç, xc.
  7. Exemplos: pas-se-a-ta, car-ro, ex-ce-to…
  8. Separam-se os encontros consonantais pronunciados separadamente.
  9. Exemplo: car-ta
  10. Os elementos mórficos das palavras (prefixos, radicais, sufixos),
  11. quando incorporados à palavra, obedecem às regras gerais.
  12. Exemplos: de-sa-ten-to, bi-sa-vô, tran-sa-tlân-ti-co…
  13. Consoante não seguida de vogal permanece na sílaba anterior. Quando
  14. isso ocorrer em início de palavra, a consoante se anexa à sílaba seguinte.
  15. Exemplos: ad-je-ti-vo, tungs-tê-nio, psi-có-lo-go, gno-mo…

Acento tônico

  • Sílaba tônica: A sílaba proferida com mais intensidade que as outras é a
  • sílaba tônica. Esta possui o acento tônico, também chamado acento de
  • intensidade ou prosódico: cajá, caderno,lâmpada
  • Sílaba subtônica: Algumas palavras geralmente derivadas e polissílabas,
  • além do acento tônico, possuem um acento secundário.A sílaba com acento
  • secundário é chamada de subtônica. Exemplos: terrinha, sozinho
  • Sílaba átona: As sílabas que não são tônicas nem subtônicas chamam-se
  • átonas. Podem ser pretônicas (antes da tônica) ou postônicas
  • (depois da tônica), Exemplos: barata (átona pretônica, tônica, átona
  • postônica) máquina (tônica, átona postônica, átona postônica)


Não confunda acento tônico com acento gráfico. O acento tônico está relacionado

com intensidade de som e existe em todas as palavras com duas ou mais sílabas.

O acento gráfico existirá em apenas algumas palavras e será usado de acordo com

regras de acentuação.

Classificação das palavras quanto ao acento tônico

As palavras com mais de uma sílaba, conforme a tonicidade, classificam-se em:

  • Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última – coração, São Tomé, etc.
  • Paroxítonas: quando a sílaba tônica é a penúltima – cadeira, linha,
  • régua, etc.
  • Proparoxítonas: quando a sílaba tônica é a antepenúltima -
  • ibérica, América, etc.

Os monossílabos podem ser tônicos ou átonos:

  • Tônicos: são autônomos, emitidos fortemente, como se fossem sílabas
  • tônicas.Ex.: ré, teu, lá, etc.
  • Átonos: apóiam-se em outras palavras, pois não são autônomos, são emitidos
  • fracamente, como se fossem sílabas átonas. São palavras sem sentido quando
  • estão isoladas: artigos, pronomes oblíquos, preposições, junções de preposições
  • e artigos, conjunções, pronome relativo que. Ex.: o, lhe, nem, etc.
ATIVIDADES
1- No texto abaixo há palavras em que ocorre o fonema /z/. Localize-as, indicandoa letra que representa esse fonema.
” Terra de mistérios e exuberante natureza, a Tailândia exige olhos atentos de

quem a visita.”
(Os Caminhos da Terra, maio 2000, p. 12)

2- Em qual das palavras abaixo há mais letras que fonemas?
caneta – chave – fixo – casa – natureza – mesa

3- Em qual das palavras abaixo há mais fonemas que letras?
campo – menino – lua – sabonete – carro – fixo

4- Quantos fonemas há na palavra representante? E em assanhado?

5- Que palavra tem o mesmo número de fonemas de cheque?
fixo – lixo – ilha – caixa – sapato

6- Qual palavra tem o mesmo número de fonemas de lâmpada?
minha -laranja – agulha – lucro – revista

7- Qual palavra tem o mesmo número de fonemas que tórax?
Milho – falange – faixa – quilo – fósforo

8- Qual palavra tem o mesmo número de fonemas de guerra?
máximo – ficha – cabelo – sapato – papel

9- Explique por que o número de sílabas não é o mesmo em cada par de palavras.
a) saia – saía
b) vou – vôo
c) Mário – Maria
d) colégio – desafio

10- Destaque os encontros vocálicos da frase seguinte e, depois, classifique-os em:
D = ditongos – H = hiatos

“As semifinais do Campeonato de Vôlei de Praia serão no Rio de Janeiro.”

11- Identifique, na relação abaixo, as palavras que apresentam semivogal:
riso – muro – melancia – herói – tênue – luz – giz

12- Separe as palavras da relação abaixo em duas colunas: na primeira, você

colocará aquelas que apresentam dígrafo; na segunda, as que apresentam

encontro consonantal.
quero – falso – prato – lucro – agulha – ficha – marco – brasa – esquilo – exceto -

exceção – foguete – livro – assado – murro – telha – nasça – blusa – cheque -

apto – descer – aplauso – chinelo – trava

13- De cada relação de palavras abaixo, transcreva apenas:
a) os vocábulos que apresentam ditongo: calmaria, ignorância, demência,

trégua, dicionário, leite, mamãe, dispõe, telefonia, tesoura, raízes, saúva, irmão

b) os vocábulos que apresentam hiato: Saara, sábio, raiz, melancia, céu, chapéu,

heróico, meu, saída, saúva, retribuíssemos, pai

c) os vocábulos que apresentam tritongo: Paraguai, averigüei, saguão, maio,

meia

d) os vocábulos que apresentam ditongo crescente: pai, chapéu, herói, padaria,

Claudete, diário, régua, boi, coisa, lousa, vaidoso

e) os vocábulos que apresentam ditongo decrescente: véu, anéis, vou, sábio, loira,

espécie, raízes, juízes, sumário, inglório, férteis

f) os vocábulos que apresentam dígrafo: canto, chapéu, ninhada, carroça,

quitanda, guerra, lingüiça, sagüi, tampa circo, muro, brasa, limpo, tinta

14- Transcreva e divida as silabas das palavras abaixo:
separação – canhoto – sílaba – Uruguai – fáceis – assassino – gávea – assado – lírio -

mestre – chapéu – apto – heróico – digno – lingüiça – grisalho – quilo – cápsula -

quente – elipse – cheiroso – brasileiro – perspectiva – saímos – raízes – cooperar -

caatinga – exceção – crêem – carroça – fortuito – absolutismo – tungstênio -

obsessão – adjunto – adverbial – mensageiro – dispnéia – álcool – meia – maio -

assembléia – apoio – epidemia – barro – gratuito – pneumático – egípcio – abscissa -

obcecado – quiromancia

15- Classifique as palavras abaixo, assinalando: A para as oxítonas,

B para as paroxítonas e C para as proparoxítonas.
móvel – anaconda – recém – aríete – refém – lêvedo – sutil – ibero – uretero – avaro -

decano – exílio – erudito – aerólito – fortuito – abóbada – cizânia – têxtil – pegada -

ômega – ínterim – rubrica – tulipa – gratuito – biótipo – glóbulo

16- Indique a sílaba tônica dos vocábulos abaixo:
caderno – compor – laranjal – metafísica – música – herói – sabonete – alçapão -

irmão – alemão – órfã – lâmpada – vender – talvez – café – japonês – altivez -

mesquinhez – caminhão – maquinaria

17- Da relação abaixo, destaque apenas os ditongos crescentes:
várias – cárie – Laura – ouço – véu – leu – herói – pastéis – cai – vai – roupa – grau -

língua – paciência – mistério – tábua – tênue – árduo

Esta matéria foi retirada do site do prof. roberto Avila que é muito bom.

Se quiser ainda mais informações clique no link ao lado Só Português

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From → estudos, Português

One Comment
  1. Cezar A.M.Serejo permalink

    Ótima essa aula,pois nos permite,refazer conhecimentos já estudados bem mais fácil de entender e memorizar!!!

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