Skip to content

Concurso UFBA – Conteúdo programático com links

28/06/2011

Concurso UFBA – Conteúdo programático com links

CONCURSO PÚBLICO PARA SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / UFBA

CARGO DE ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 2011 – NÍVEL MÉDIO

PROGRAMA DAS PROVAS

PORTUGUÊS

1.  Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros (literários, jornalísticos, tiras, charges, entre outros).

2.  Língua, linguagem, norma (padrão e não padrão), fala e desvio de norma.

3.  A pluralidade de normas: regionais, sociais, etárias e estilísticas (registros).

4.  Características das modalidades da língua: oral e escrita.

5.   O processo de comunicação e as funções da linguagem.

6.   Recursos expressivos – a linguagem figurada.

7.   Norma ortográfica.( emprego das letras e acentuação gráfica)

8.   Pontuação.

9.   Morfossintaxe das classes de palavras: substantivo, adjetivo, etc.

10. Concordância nominal e verbal.

11. Regência nominal e verbal.

12. Conectivos: valores lógico-semânticos.

13. Processos de coordenação e subordinação.

14. Composição do texto escrito: dissertação – fato e demonstração / argumento e inferência / relações lógicas; narração – sequenciação de fatos / temporalidade; descrição – ordenação de elementos descritivos.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. Da Organização do Estado (Constituição Federal, Capítulo VII – Da Administração Pública);

2. Agente Público: função pública, atendimento ao cidadão;

3.Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais – Direitos, deveres, proibições e responsabilidades. (Lei nº 8.112, de 11/12/90);

4. Ética na Administração Pública Federal. (Decreto nº 1.171, de 22/06/1994);

5. Estatuto e Regimento Geral da UFBA;

6. Processo Administrativo: normas básicas no âmbito da Administração Federal. (Lei nº 9.784, de 29/01/99);

7. Noções de Administração: acadêmica e financeira, de recursos humanos, de material e patrimônio;

8. Licitação: conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades e tipos, revogação e anulação; sanções. (Lei nº 8.666, de 21/06/93);

9. Controle Interno e Controle Externo na Administração Pública: conceito e abrangência.

INFORMÁTICA BÁSICA

1. Informática básica:

1.1 Hardware e Software;

1.2 conceitos básicos;

1.3 sistema operacional;

1.4 aplicativos;

1.5 correio eletrônico

2. Microcomputador:

2.1 componentes;

2.2 dispositivos de entrada e saída, periféricos;

3. Ambiente operacional MS-Windows: Este link já explica os itens 3.1 e 3.2

3.1 utilização; É o mesmo link de cima ( 3 )

3.2 configuração.É o mesmo link de cima ( 3 )

4. Processador de texto (MS-Word). O link te levará à uma postagem para baixar uma apostila

5. Planilhas eletrônicas (MS-Excel). O link te levará à uma postagem para baixar uma apostila

6. Internet e intranet

6.1 navegadores;

6.2 aplicações;( este assunto é abordado no link acima internet ) Este link é o mesmo do item 6 internet

6.3 busca, pesquisa, utilização e configuração.

7. Proteção e segurança:

7.1 backup;

7.2 vírus;

7.3 antivírus.

Nota sobre as versões dos Softwares:

• MS-Windows: versões 98 ou posterior.

• MS -0 Office: versões constantes dos pacotes Office 2000 ou posterior.

• MS-Internet Explorer: versão 6.0 ou posterior

.  CONTEMPORANEIDADE

1. A sociedade brasileira e seus aspectos socioeconômicos, políticos e culturais:

1.1 Questões emergenciais:

1.1.1 a educação básica e a educação superior;

1.1.2 a exclusão social e a violência urbana;

1.1.3 a questão agrária, diversidade e preconceito;

1.1.4 a questão ambiental.

1.2 O Brasil no mundo globalizado:

1.2.1 internacionalização da economia;

1.2.2 relações externas.

1.3 Ética e cidadania.

2. A sociedade mundial contemporânea:

2.1 A globalização e a nova ordem mundial:

2.1.1 capitalismo contemporâneo;

2.1.2 desigualdades;

2.1.3 exclusão social.

3. O meio ambiente:

3.1 a ação do homem e suas conseqüências;

3.2 a preservação do planeta.

36 Comentários
  1. marcos permalink

    Eder,
    Mais uma vez, parabéns pelas postagens.
    Faria a apostila do ifal? O conteúdo é parecido com esse da ufba.
    Abraço.

    • Olha Marcos a principio não, pois quero terminar as que estou fazendo no momento. Mas fica ligado que estarei dando prioridade ao da UFBA
      abraços
      Eder

      • marcos permalink

        Entendi. Estou aproveitando muita coisa, o conteúdo é bem parecido. Se eu passar, vou depositar 50 reais na conta do blog, rsrsrs.
        Obrigado pela ajuda,
        Parabéns pelo belo trabalho.
        Abraço.

  2. markusce permalink

    Eder,
    Sou eu, mais uma vez, rsrs.
    Pensa em fazer conteudo do ibge?
    Abraço.

    • Oi markusce a principio não. Minha intenção é terminar os que já estou fazendo. Se até lá ainda estiver aberto este concurso e não tiver aparecido um mais importante poderei faze-lo
      abraços
      Eder

  3. Priscila permalink

    Olá, caro Elder parabéns pelo site está me ajudando muito.
    Em relação ao conteúdo programático para o concurso da UFBA, vc vai colocar alguma postagem sobre noção de administração academica, estou c dificuldades de encontrar este material, se souber onde posso encontrar me fala.

    att.

    Priscila

  4. Leandro permalink

    Parabéns pelo conteúdo, amigo. Deixo uma sugestão, coloca o conteúdo para o concurso da prefeitura de Salvador, cargo de enfermagem (nivel superior), tenho a certeza que seu Blog vai bombar!!
    Abraço

    • Oi Leandro valeu a dica. Por enquanto vou terminar as atualizações que já estou fazendo e aí veja a possibilidade de fazer este
      abraços
      e continue estudando por aqui
      eder

  5. Poxa valeu mesmo pela força eu estou aproveitando..obrigado!

  6. Mais será que você teria algum assunto da Prefeitura de Salvador na area de Saúde nível Médio..Obrigado mais uma vez

    • Oi Maraísa vou terminar os concursos que já estou fazendo, mas se tem alguma matéria que você está tendo dificuldade post um comentário escrevendo qual que tentarei te ajudar
      abraços
      eder

  7. Selma permalink

    Oi Eder,

    Suas postagens para o concurso da UFBA estão ótimas, parabéns. Será que você vai postar alguma coisa para o STJ? Estou aproveitando os assuntos de Licitação, Lei do servidor público, conhecimento específico, informática e portugês para estudar para os dois concursos, mas ainda estão faltando alguns assuntos específicos do STJ. Bem, td de bom e continue postando, pois está ajudando pra caramba. Bjs

    Selma

    • Oi Selma no momento estarei atualizando o concurso da Caixa 2012 e Enem, mas para te ser sincero até estes dois está meio complicado, pois trabalho sozinho no site e atualizo só em minhas horas vagas que no momento são poucas.
      O site já tem muitas postagens que tenho certeza estarão te ajudando.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  8. Muito bom esses conteúdos,dá pra estudar para esse concurso de 2012? Eu ví que tem todos os assuntos.

    • Oi Ana as postagens foi para o concurso anterior, mas se são os mesmos assuntos acredito que servirá.
      Abraços
      Eder

  9. ROSE permalink

    Gente esse conteudo é muito bom….

  10. Selma permalink

    Oi Eder,

    Obrigada pelo envio do livro, vou ler sim e depois te envio um comentário.

    Selma

  11. Bel permalink

    Maravilhoso o conteudo! só faltou para nivel fundamental.
    Parabens!

    • Oi Bel no momento estou focando os conteúdos para ensino médio e quem sabe no futuro comece o fundamental. Fique ligada.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  12. André permalink

    Muito bom!

  13. Kerllianny permalink

    Meu Deus…encontrar um blog com todos os assuntos do concurso de Assistente em Administração da UFBA era tudo que eu estava precisando!! Muitíssimo Obrigado pelo trabalho! Vai me ajudar bastante!!

  14. Luciane permalink

    Ola, boa noite!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela boa ação de disponibilizar esse portal como ferramente de estudo. Maravilhoso!
    Gostaria de sugerir a disponibilização do material para o concurso da PF agente administrativo, seria possível?
    Grata!.

  15. MAYCON AGUIAR permalink

    AMIGO O IFBA ABRIU E PRECISO DE APOSTILA QUE SEGUE ABAIXO.

    ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
    1.
    Histórico da Administração.
    2.
    Ciclo administrativo: pl
    anejamento, organização,
    direção e controle.
    3.
    Organização do trabalho, distri
    buição de tarefas, cargos e
    funções.
    4.
    Rotinas e procedimentos administrativos.
    5.
    Normas, regulamentos,
    hierarquias e autoridade.
    6.
    Comunicação: formas, propósitos, barreiras e meios.
    7.
    Relacionamento interpessoal no ambientede trabalho – OK
    8.
    Controles interno e externo na
    administração.
    9.
    Ética e responsabilidade.
    10
    . Funções administrativas: material,
    financeira, recursoshumanos e administrativos.

    ME AJUDE POR FAVOR.

    • Oi Maycon algumas destas matérias você encontra no site. No momento não estou tendo tempo para fazer atualizações, mas assim que tiver uma folga tentarei te ajudar
      Eder

  16. Paula Santana de Jesus permalink

    Obrigada pela ajudaaa!! Completo o site na parte de legislação era o que buscava!!
    Facilitou meus estudos.

    Muito agradecida

    • Oi Paula fico feliz do site estar correspondendo às suas expectativas. Divulga ele para seus amigos para que outros possam também aproveitar.
      abraços
      Eder

  17. Jaine da Silva Matos permalink

    Oi, irei fazer o concurso de ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, da UFOB. Me ajudem ta difícil achar material! Desde de ja agradeço.

    • Oi Jaine estou atualizando matérias do Enem, mas vou ver se consigo te ajudar. Cadastra seu e-mail para receber as atualizações
      abraços
      eder

  18. adriana permalink

    Oi, gostei da sua ideia. Hoje acessar os conteúdos pela internet é mais interativo que em apostilas. Percebo que vc gostaria de ganhar dinheiro, talvez as pessoas que entrem ou acesse a internet para estudar procuram uma forma mais barata e fácil de acessar os conteúdos. Hoje em dia blogs ganham dinheiro divulgando propagandas, então melhor deixar o conteúdo livre e busque parceiros, divulgue sits educativos, de livrarias online, de cursos para concursos ead, etc. Quem estuda esta sempre em busca de novidades…dessa forma vc não vai deixar de ganhar dinheiro, nem de ajudar as pessoas a passarem em um concurso. Espero que continue postando coisas novas.
    abraços, Dri.

    • Oi Adriana muito obrigado pela preocupação de ajudar o site, de torná-lo viável financeiramente. Tenho intenção de colocar em servidor pago para poder colocar publicidade e manter o site gratuito. Eu gostaria muito de dedicar o meu tempo 100% para o site, pois tenho muitas ideias que ajudaria e muito os concurseiros, mas hoje é impossível e o tempo é pouco infelizmente. Se você reparar fico dias sem postar nada. Tenho solicitações diárias de ajuda que não consigo atender, que de certa forma me deixa frustrado. Tenho a série Kalena para escrever e não estou tendo tempo de terminar o segundo livro. O que me faz seguir este trabalho são pessoas como você que gostam do site e se preocupam com ele.
      Obrigado pela força e tenho certeza que o site ainda será referência na internet
      Abraços
      Eder

  19. ANA PAULA permalink

    OLÁ….VC TEM O CONTEÚDO DA UFOB NÍVEL E???TAVA VENDO SÃO QUASE OS MESMO DA UFBA…QUE SERÁ A ORGANIZADORA DA PROVA…

    • Oi Ana Paula, além da UFBA tem muitas postagens que normalmente caem nos concursos. Verifica e se tiver alguma matéria especifica que não está achando faça outro comentário que eu vejo se posso te ajudar
      abraços
      Eder

  20. SANDRA permalink

    Boa Noite;

    Adorei o site!! por gentileza pode me ajudar com o conteúdo para a prova da UFSB? Vou fazer o concurso para técnico administrativo nível médio,acredito que pode ser o mesmo da UFBA,pode me tirar a duvida?

    Obrigada!

    • Oi Sandra farei o possível, mas atualizo o site em horas vagas e no momento meu trabalho esta exigindo muito de mim.Mas como disse tentarei. Qual é a sua dúvida?

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.733 outros seguidores

