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GESTÃO DE PESSOAS: Conceito,importância, relação com os outros sistemas de organização

01/02/2011

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Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização.

Conceito de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que

predomina nas organizações.Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos coma a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as caracteristicas  do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.

Dicas

Conceitos de RH ou de Gestão de Pessoas

Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, re­compensas e avaliação de desempenho.

ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.

ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

ARH é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

O que é a Gestão de Pessoas?

Em seu trabalho, cada administrador — seja ele, um diretor, gerente, chefe ou supervisor — desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. A ARH está relacionada a todas essas funções do administrador. A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas, a saber:

1. Análise e descrição de cargos.

2. Desenho de cargos.

3. Recrutamento e seleção de pessoal.

4. Admissão de candidatos selecionados.

5. Orientação e integração de novos funcionários.

6. Administração de cargos e salários.

7. Incentivos salariais e benefícios sociais.

8. Avaliação do desempenho dos funcionários.

9. Comunicação aos funcionários.

10. Treinamento e desenvolvimento de pessoal.

11. Desenvolvimento organizacional.

12. Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.

13. Relações com empregados e relações sindicais.

A importância das pessoas nas Organizações:

Qual a importância das organizações em ter lideres, preparados para liderar pessoas. Liderança é uma das maiores competência nos dias de hoje, pessoas com visão, habilidades de relacionamento, boa comunicação, com a capacidade de desenvolver lideres de influenciar e motivar pessoas é o maior patrimônio das organizações.

As instituições não funcionam sozinhas, os cargos que fazem parte do plano de carreira não tem vida própria. Equipes, empresas, corporações ou governos é resultado do trabalho de um grupo de pessoas. Empresas não têm sucesso, pessoas sim. Pessoas são importantes nas corporações, nas empresas no governo ou em qualquer outra instituição, Robert W. Woodruff, ex-diretor executivo da Coca-Cola diz, “são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem-sucedidas ou quebrar”.

No mundo globalizado muito se fala em diferencial competitivo, neste processo existe vários fatores que influenciam a tecnologia, os orçamentos milionários as metodologias de desenvolvimento de novos projetos, novos métodos de gerenciamento tudo isto são alguns dos fatores essenciais para o diferencial competitivo e o crescimento de qualquer organização, mas só farão diferença aqueles que investirem no desenvolvimento de pessoas, com equipes de alto desempenho, formando lideres capazes de criar ambientes ideais que façam com que as pessoas dêem o melhor de si e expressam o que há de melhor como potencial. Quando uma organização passa por dificuldade não se troca o nome da empresa ou as suas instalações, trocam as pessoas, procuram um novo gerente um novo CEO, ou seja, uma nova liderança. Quando a seleção brasileira de futebol não corresponde às expectativas a CBF procura um novo técnico de futebol, ai se percebe a importância das pessoas dentro das organizações. Quando as pessoas são motivadas a usar o que têm de melhor de si as qualidades individuais aparecem.

O papel do líder dentro das organizações é extremamente importante, líder com uma liderança afirmadora, que sejam os melhores “animadores de torcida” das pessoas, seus melhores incentivadores! Devem ser capazes de dizer-lhes: “Vocês podem voar! Eu as ajudo” e não ficar esperando que cometam um erro para repreendê-las.

No mundo globalizado a diferença será feita pelas pessoas que compõem o organismo das organizações, indivíduos com capacidade de comunicação, espírito de equipe, liderança, percepção da relação custo-benefício e foco em resultados. Gente que tenha iniciativa, vontade de assumir riscos e agilidade na adaptação a novas situações, através do comprometimento, motivação, disciplina a busca constante de conhecimento e da habilidade no relacionamento pessoal. E quanto mais às pessoas assumirem esses papéis mais fortes se tornará as organizações.

Este texto da importância de gestão de pessoas foi retirado do site administradores.com.br

Para saber mais clique nos dois links abaixo:

Portal do Marketing

importância da gestão de pessoas artigo de Karina Rochido Silveira

Relação com os outros sistemas de organização

Confesso que pesquisei muito este último ítem e não achei nada que fosse mais especifico, então pelo que entendi a matéria abaixo pode servir. Você que está estudando e talvez tenha alguma apostila sobre este tema especifico, me ajuda aí fazendo um comentário de onde eu poderia encontrar ou digite o que leu na sua apostila, sua informação terá enorme valor, obrigado

A sociedade busca uma Justiça mais célere, capaz de resolver questões cada vez mais complexas. Neste sentido, espera-se das instituições, o desenvolvimento e utilização de instrumentos de gestão que garantam uma resposta eficaz. Esse cenário impõe a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades, propondo mudanças que possam atender as demandas do cidadão.

A partir desse raciocínio é possível visualizar a gestão de pessoas por competências.
A gestão de pessoas por competências consiste em planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos objetivosinstitucionais.
Para a Justiça Federal foi adotado o conceito de competência como a combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, que agreguem valor à pessoa e à organização.
O modelo de gestão de pessoas por competências tem como diretriz a busca pelo autodesenvolvimento e possibilita um diagnóstico capaz de investigar as reais necessidades apresentadas no contexto de trabalho, bem como aquelas necessárias ao atingimento dos desafios estratégicos da organização.
As competências classificam-se em:
a) humanas (ou individuais), quando constituírem atributos de indivíduos; e
b) organizacionais (ou institucionais), quando representarem propriedades daorganização como um todo ou de suas unidades produtivas.
As competências humanas ou individuais serão classificadas como:
a) fundamentais, aquelas que descrevem comportamentos desejados de todosos servidores;
b) gerenciais, que descrevem comportamentos desejados de todos osservidores que exercem funções gerenciais; e
c) específicas, aquelas que descrevem comportamentos esperados apenas degrupos específicos de servidores, em razão da área ou unidade em que eles atuam.
A adoção do método de diagnóstico com base no modelo de gestão de pessoaspor competências requer, em primeiro lugar, a definição do dicionário decompetências que será utilizado como referência do processo – o dicionário decompetências fundamentais, válidas para todos os servidores da Justiça Federal, e gerenciais, que são específicas daqueles que ocupam função de gestão.
Há um terceiro grupo, as competências específicas, referentes aos diversossistemas técnicos, tais como gestão de pessoas, de material, informática, assuntos judiciários, entre outros. Estas competências, ao contrário das outras duas, variam de um sistema para o outro e precisam de uma aproximação maior dos processos de trabalho para serem mapeadas.

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16 Comentários
  1. HEITOR permalink

    POR FAVOR PREPARE UM DESSES DO CONCURSO DA CESAN, NIVEL UNIVERSITARIO, ABRAÇOS – EXCELENTE

    • Oi Heitor, ainda estou analisando qual concurso vou fazer depois de terminar de atualizar o do Banco do Brasil, mas pode ficar tranquilo que analisarei o da Cesan.
      obrigado pela participação
      abraços
      Eder

  2. Renara Alves permalink

    Oi Eder, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, tem ajudado muito e repassei o site para amigos.

    A relação da Gestão de Pessaos com os outros sistemas da organização é de coordenação de recursos humanos e integração de setores, visto que as empresas são a junção de vários setores, separados hierarquicamente, os quais precisam uns dos outros para o funcionamento geral da empresa. Desta forma, o Administrativo, o Contábil, a Produção, a Logística e o demais setores precisam estar integrados, para que a empresa realize de maneir eficaz e eficiente sues negócios. Diante deste fato, o setor de Gestão de Pessoas age no sentido de integrar as diferentes lideranças destes setores.

    • Oi Renara, muito obrigado pelos parabéns e por repassar o site para amigos, espero sempre estar te ajudando.
      E obrigado também pelo complemento da matéria, pois quanto mais informações melhor.
      abraços
      eder

  3. Maria Luiza Gomes permalink

    Olá,Eder.
    Sou do Rio de Janeiro e vou à Vitória realizar a prova do TJ ES. Gostaria de te pedir dicas de viagem já que não disponho de muita verba para os gastos necessários.É nesse endereço mesmo? Grata. MLG

    • Oi Maria Luiza, gostaria muito de procurar estas informações para você, mas infelizmente estou meio sem tempo, mas não precisa ficar preocupada, pois acabou a temporada de verão e os preços voltam ao normal, acaba a roubalheira dos comerciantes. Só para constar, detesto o verão, pois os preços sobem absurdamente e os donos de quiosques na praia tratam todos igual a cachorro, inclusive os turistas.
      Procura fugir de hotéis próximo à praia e quando receber o local que vai estudar verifica os hotéis nas proximidades, geralmente são mais baratos.
      Abraços
      Eder

  4. Arthur Brandão Ferreira permalink

    Excelente material, muito exclarecedor parabéns e continue assim.

  5. isabela santos permalink

    muuito bom continue assim,e se possivel mais assuntos para o Enem eu ficaria muito grata !!

    • Oi Isabela acabou o concurso do INSS então vou começar a atualizar matérias da CEF e do Enem. Cadastra seu e-mail no site que você receberá minhas atualizações.
      Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  6. Olá!

    Obrigada por disponibilizar este material. Acredito que vá me ajudar nos concursos que faço. Abraço.

  7. Suellen permalink

    Olá Eder, Estou estudando para o Concurso da ANAC e gostaria de receber mais material de estudo se puder disponiblizar.
    Muito Obrigada!

  8. Elisio maxaieie permalink

    ola Heitor eu estou cursando Gestao & Lideranca e estou vendo a cadeira Gestao de Pessoas

  9. guilherme permalink

    Obrigado! Bom trabalho!

    • Obrigado Guilherme pelo comentário, vejo que o site esta atendendo sua expectativa. Gostaria de pedir que divulgue ele em seu Facebook e Twitter para que outros concurseiros possam aproveitar também.
      abraços
      Eder

  10. Nossa que site maravilhoso. Me salvou de um trabalho de gestão de pessoas. Gisele S S .do Paraíso …. Sul de mlnas gerais obrigada

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