Skip to content

Noções dos ambientes Microsoft Office e BROffice.

23/11/2010

Noções dos ambientes Microsoft Office e BR Office.

Noções dos ambientes Microsoft Office

Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos.

Em 2002, constatou-se que a suíte era líder de mercado, com pouco mais de 90% de market share (Krazit, 2002).

A suíte vem acrescentando com o tempo cada vez mais funcionalidades. Ela é vendida em várias versões, de acordo com a quantidade de programas incorporados e com o perfil de usuários ou empresas.

A versão mais recente do Office é a 2010.

Microsoft Office 2007 é a mais recente versão do sistema Microsoft Office. Foi lançada em fase beta em 2006, e em 2007 foi disponibilizada para alguns clientes, ao exemplo do que aconteceu com o Windows Vista.

O Office 2007 inclui uma série de novas funcionalidades, a mais notável é a interface gráfica de usuário, completamente nova, chamada de Fluent User Interface, (inicialmente designada a Ribbon UI). O Office 2007 requer o Windows XP com Service Pack 2 ou superior, Windows Server 2003 com Service Pack 1 ou superior, Windows Vista, ou Linux com a camada de compatibilidade CrossOver instalada.[1]

O “Ribbon User Interface” é uma tarefa orientada para interface gráfica do usuário (GUI). Possui um botão central, amplamente conhecido como o “Botão Office”.

O Office 2007 também inclui novas aplicações e ferramentas do lado do servidor. Entre estas está Groove, uma suite colaboração e comunicação para pequenas empresas, que foi originalmente desenvolvido pela Groove Networks antes de ser adquirida pela Microsoft em 2005. Também é incluído Office SharePoint Server 2007, uma importante revisão para a plataforma de servidor de aplicativos do Office, que suporta “Excel Services”, uma arquitetura cliente-servidor para apoiar Excel que são compartilhados em tempo real entre várias máquinas, e também são visíveis e editável através de uma página web.

Microsoft FrontPage foi removido do pacote Office completo. Foi substituído pelo Microsoft Office SharePoint Designer, que é voltado para o desenvolvimento de portais SharePoint. Seu design-oriented homólogo Microsoft Expression Web é orientada para o desenvolvimento geral da web. No entanto, nenhum pedido está incluído em nenhum dos Office.

O reconhecimento de fala e reconhecimento caligrafia são agora parte do Windows Vista. Discurso de tinta e componentes foram removidos do Office 2007.

Logo Access-pt.png Access

O Microsoft Access faz parte do Microsoft Office e é um dos programas de bancos de dados mais usados no mercado. Muito útil para uso geral, não é, porém, recomendado para bancos de dados de grande porte, pois sobrecarrega o sistema devido ao alto tráfego de informações na rede. Não tem versão para Mac OS X.

Logo Excel-pt.png Excel

Microsoft Excel faz parte do pacote Microsoft Office da Microsoft e atualmente é o programa de folha de cálculo mais popular do mercado. As planilhas eletrônicas agilizam muito todas as tarefas que envolvem cálculos e segundo estudos efetuados, são os aplicativos mais utilizados nos escritórios do mundo inteiro.

Logo Groove-pt.png Groove

Constitui-se em um programa de colaboração que coordena equipes de trabalho em atividade em um projeto, permitindo-lhes compartilhar informações em qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, o software pretende economizar tempo, aumentar a produtividade e aqualidade.

Logo Infopath-pt.png InfoPath

Microsoft InfoPath (Microsoft Office InfoPath) é um aplicativo da Microsoft utilizado para desenvolver dados no formato XML. Ele padroniza os vários tipos de formulários, o que ajuda a reduzir os custos do desenvolvimento personalizado de cada empresa.

Logo OneNote-pt.png OneNote

Microsoft Office OneNote, habitualmente referido como Microsoft OneNote, é uma ferramenta para anotações, coleta de informações e colaboração multi-usuário desenvolvida pela Microsoft.

Logo Outlook-pt.PNGOutlook

Microsoft Outlook é um programa que faz parte do Microsoft Office e é utilizado para o gerenciamento de contatos, tarefas, mensagens de e-mail, agenda e outras informações, como histórico dos documentos eletrônicos utilizados.

Logo PowerPoint-pt.png PowerPoint

O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite o design de apresentações para empresas, apresentações escolares…, sejam estas texto ou gráficas. Tem um vasto conjunto de ferramentas, nomeadamente a inserção de som, imagens, efeitos automáticos e formatação de vários elementos.

Logo Word-pt.png Word

Word é o processador de texto do Microsoft Office, sendo o paradigma atual de WYSIWYG. Facilita a criação, o compartilhamento e a leitura de documentos. Desde a versão 2.0 (1992) já se apresentava como um poderoso editor de textos que permitia tarefas avançadas de automação de escritório. Com o passar do tempo, se desenvolveu rapidamente e, atualmente, é o editor mais utilizado pelas grandes empresas e por outros usuários.

Como outros equipamentos da suíte, o Word possui similares de código aberto, como o OpenOffice.org e o Abiword.

Logo FrontPage-pt.png FrontPage

Front Page é um editor HTML de páginas para internet, permitindo que até mesmo usuários leigos ou inexperientes criem páginas na internet de maneira intuitiva. Foi descontinuado desde à versão 2003 da suíte Office.

Esta matéria foi retirada do Wikipédia

BROFFICE

BrOffice.org é o nome adotado no Brasil da suíte para escritório OpenOffice.org. A mudança do nome surgiu em função de um processo movido pela BWS Informática, uma microempresa de comércio de equipamentos e prestação de serviços de informática do Rio de Janeiroque anteriormente já havia registrado a marca Open Office, sob a alegação de que o nome OpenOffice.org, mesmo não sendo exatamente igual, poderia causar confusão aos usuários.

Desta maneira, o pacote OpenOffice.org não é mais distribuído oficialmente no português do Brasil, sendo em seu lugar disponibilizado oBrOffice.org. Para tanto, foi criada uma ONG, sendo seu primeiro presidente, Claudio Ferreira Filho. Já a partir da versão 2.1.0 foi adotado o novo nome BrOffice.org em detrimento do anterior OpenOffice.org.

Pode ser feito um download para se testar no Windows. No Linux, já vem instalado em várias distribuições, sendo disponibilizado no repositório da maioria das outras, ou por pacotes na página do próprio BrOffice.org.

É um programa destinado às tarefas de escritório, com diversos módulos, ou seja, possui editor de textos, planilha eletrônica para cálculos, gerenciador de apresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações, além de outras ferramentas.

É derivado do “StarOffice” e tem muitas vantagens: é grátis, não havendo custos de licenciamento e é um software livre, ou seja, tem código fonte aberto e versões diferentes para rodar em vários sistemas operacionais, inclusive no Linux.

O BrOffice.org contém os seguintes programas, que possibilitam:

Writer ( Texto ): criar e editar textos e criar páginas web,

Calc ( Planilha ): criar e editar planilhas eletrônicas,

Impress ( Apresentação ): criar e editar apresentações multimídia,

Draw ( Desenho ): criar e editar desenhos, diagramas e gráficos,

Base: trabalhar com diferentes, fontes de dados e com arquivos de texto comuns,

Math: editar fórmulas matemáticas,

Início rápido: tornar mais rápido a inicialização dos programas.

Se o site está te ajudando a atingir seus objetivos, que tal também nos ajudar a levar informação de qualidade para todos. Clique aí no banner abaixo, é muito simples.

About these ads
8 Comentários
  1. matheus permalink

    muito bom esse site

  2. Fernando Seixas permalink

    mutio bom !
    Gostei muito!

  3. Daniela permalink

    Amei, simples e objetivo

  4. LOLA permalink

    EXCELENTE, MUITO RELEVANTE.

  5. Carla permalink

    Muito bom simples objetivo e funcional

  6. Yerí de Almeida permalink

    Eder Sabino Carlos, estou precisando de um grande material de informatica basica,
    edições de textos, planilhas e apresentações (ambiente microsoft office e BrOffice), para eu estudar para o concurso da policia federal, aguardo seu retorno tentarei em contato com vc nos outros links a cima preciso muito sendo que tem varios outros materiais conto com sua ajuda e seu retorno meu e-mail: jesus.almeida@outlook.com agradeço desde ja!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.695 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: