Skip to content

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos básicos de informática, componentes funcionais de computadores (hardware)

09/11/2010

ACESSO RÁPIDO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM LINKS:

CAIXA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

BANCO DO BRASIL 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

MINISTÉRIO DA FAZENDA 2014 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

POLÍCIA FEDERAL 2013 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COM LINKS

Não esqueça de baixar meu livro de ficção A FORTALEZA DO CENTRO e fazer um comentário : BAIXAR GRÁTIS

Conceitos básicos de informática, componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. A 2 parte que é de software está no próximo post de informática.

1 – Conceitos de Hardware

Introdução

A Informática atua em todas as áreas do conhecimento humano. A sua utilização passou a ser um diferencial para pessoas e empresas, visto que, o controle da informação passou a ser algo essencial para se obter maior flexibilidade no mercado. Assim, o profissional, que melhor integrar sua área de atuação com a informática,atingirá, com mais rapidez, os seus objetivos e,conseqüentemente, o seu sucesso.Então o que vem a ser um computador? É um sistemaconstituído por HARDWARE ( parte física ), SOFTWARE ( parte lógica e PEOPLEWARE ( usuário ).

A evolução dos Computadores Eletrônicos.

Os computadores eletrônicos evoluíram baseados em quatro gerações assim descritas:

1ª Geração(1951 – 1958) – Tinham como característica principal o uso de válvulas, alto consumo de energia e tamanho aproximado de 140m2 , geravam uma grande quantidade de calor.

2ª Geração(1959 – 1965) – Tinham como característica principal o uso de transistores, elemento que revolucionou o mundo da eletrônica, dando aos computadores mais rapidez e um tamanho bem menor que a geração anterior.

3ª Geração(1965 – 1969) – Tinham como característica principal o tamanho reduzido para médio e pequeno porte, ainda com o lançamento do IBM/360 esses computadores passaram a possuir a tecnologia dos circuitos integrados no seu modo primário.

4ª Geração(1970 até os dias atuais) – Característica principal: domínio da tecnologia dos Circuitos Integrados(semicondutores a silício) CHIP VLSI. Os processadores atuais utilizam de 22 a 30 milhões de transistores integrados na pastilha de silício.

O Hardware

Como o hardware é a parte física do computador, então os fios, as placas eletrônicas, o teclado, o mouse, o monitor são exemplos de constituintes do hardware.Um computador atual é desenvolvido com a tecnologia da Eletrônica Digital, que utiliza os dígitos 0 (zero) e 1(um)para estabelecer os estados DESLIGADO e LIGADO da parte eletrônica do hardware. Esses dígitos são denominados de BIT’s. Assim, temos o Bit 0 (zero) e oBit 1(um). Portanto, um computador só entende de zeros e uns. Além disso, um computador pode possuir um ou mais processadores (Circuitos Integrados que possuem várias funções especificas, também denominados MICROPROCESSADORES). Os processadores do final da década de 70 e início da década de 80 processavam informações com até 8 bits de cada vez (eram denominados de computadores de 8 bits).Atualmente, conforme o seu modelo, um computador pode processar de 32 a 64 bits de cada vez.

GABINETE
É a parte mais importante do computador, podemos dizer que o gabinete é o computador propriamente dito.
Dentro dele, há vários componentes que fazem o processamento da informação. Mas atenção, não chame o gabinete de
CPU, pois são coisas diferentes (algumas pessoas, inclusive técnicos costumam chamar o gabinete de CPU porque esta – a
CPU – está dentro do gabinete).
Monitor
É a tela que nos mostra as respostas que o computador nos dá. É um periférico de saída (pois a informação sai do
computador para o usuário).
TECLADO
Conjunto de teclas que permite que operemos o computador através de comandos digitados. É um periférico de entrada.
MOUSE
Através dele, controlamos uma setinha que aponta para os itens na nossa tela. Também é um periférico de entrada.
DENTRO DO GABINETE
São encontrados os componentes que formam o computador propriamente dito, como as memórias, o processador e o disco rígido, todos eles estão direta ou indiretamente ligados à placa mãe.
PLACA MÃE
É uma grande placa de circuitos onde são encaixados os outros componentes, a Placa mãe recebe o processador, as
memórias, os conectores de teclado, mouse e impressora, e muito mais (veja figura abaixo):
MICROPROCESSADOR

É o chip mais importante do computador, cabendo a ele o processamento de todas as informações que passam pelo computador. Ele reconhece quando alguma tecla foi pressionada, quando o mouse foi movido, quando um som está sendo executado e tudo mais… Devido a sua importância, consideramos o processador como o “cérebro do computador” e vamos estudá-lo com mais detalhamento.

MEMÓRIA RAM

É um conjunto de chips que acumulam as informações enquanto estão sendo processadas, é mais ou menos assim: o que estiver sendo apresentado no monitor está armazenado, neste momento, na RAM. Toda e qualquer informação que estiver sendo processada, todo e qualquer programa que esteja sendo executado está na memória RAM. A memória RAM é vendida na forma de pequenas placas chamadas “pentes”.
RAM significa Memória de Acesso Aleatório, ou seja, o computador altera seu conteúdo constantemente, sem permissão da mesma, o que é realmente necessário. Como a memória RAM é alimentada eletricamente, seu conteúdo é esvaziado quando desligamos o computador. Sem chance de recuperação, ou seja, é um conteúdo volátil.
MEMÓRIA CACHE
É uma memória que está entre o processador e a RAM, para fazer com que o acesso à RAM seja mais veloz. A Memória Cache normalmente é formada por circuitos dentro do processador, para que sua velocidade seja ainda maior. Uma vez acessada uma informação, ela não precisará ser acessada mais uma vez na RAM, o computador vai buscá-la na Cache, pois já estará lá.
DISCO RÍGIDO
Winchester ou HD, é um dispositivo de armazenamento magnético na forma de discos sobrepostos. É no Disco Rígido que as informações são gravadas de forma permanente, para que possamos acessá-las posteriormente. As informações gravadas nos discos rígidos (ou nos disquetes) são chamadas arqu i vo s.
BARRAMENTO
Também conhecido como BUS é o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informação viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos periféricos e às placas externas que se encaixam na placa mãe.
SLOTS
São “fendas” na placa mãe que permitem o encaixe de outras placas, como as de vídeo, som, rede, etc.
CPU E PERIFÉRICOS
Didaticamente, podemos definir os componentes físicos do computador como divididos em duas categorias: A CPU (Unidade Central de Processamento) e os PERIFÉRICOS.

Muitos usuários erroneamente chamam o gabinete de CPU, mas o correto é dizer que a CPU está dentro do gabinete, mais precisamente, DENTRO DO PROCESSADOR. ACPU é uma unidade de controle central de todos os processos do computador, e está localizada dentro do microprocessador. Tudo o mais que não for CPU, é considerado periférico (“o que
está na PERIFERIA”, ao redor, ajudando a CPU a funcionar).

PERIFÉRICOS DE ENTRADA
São aqueles que fazem a informação entrar na CPU, ou seja, tem “mão única” do usuário para a CPU.
Ex:Teclado, Mouse, Câmera, Microfone, Scanner, etc.
PERIFÉRICOS DE SAÍDA
São os dispositivos que permitem que a informação saia da CPU para o usuário.
Ex: Monitor, impressora, Caixas de Som, Plotter, Data Show (Projetor), entre outros.
PERIFÉRICOS MISTOS (Entrada e Saída)
São periféricos de “mão dupla”, ora a informação entra na CPU, ora ela sai.

Ex: Disquete, Disco Rígido, Modem, Placa de Rede, e as Memórias (RAM e CACHE). Nestes dispositivos, a CPU tem o direito
de LER (entrada) e G R AV AR (saída).

Para explicar outros periféricos, acompanhe a listagem abaixo:
MODEM
É um periférico que permite a conexão com outro computador através de uma Rede Dial-up (conexão telefônica) para,
por exemplo, permitir o acesso à Internet.
SCANNER
Periférico que captura imagens e as coloca na tela, é assim que colocamos as fotos para serem alteradas no
computador.
PLOTTER
Impressora de grade porte, que serve para imprimir plantas baixas em projetos de engenharia e arquitetura.
PLACA DE REDE
Permite que o computador se conecte a uma rede local (LAN) através de cabos específicos, chamados cabos de rede.
PLACA DE SOM
Permite que o computador emita som estéreo pelas caixinhas de som.
PLACA DE VÍDEO
Realiza a comunicação entre processador e monitor, sem esse periférico, o computador não conseguiria desenhar na tela do monitor, ou seja, não seria possível trabalhar.
Atualmente, os micros vendidos nas maiorias das lojas do país apresentam todos os periféricos básicos já inseridos na Placa Mãe, são os chamados Micros com “Tudo ON BOARD”, ou seja: Placa de Som, Placa de Rede, Placa de Vídeo, Fax/Modem vêm todos já dentro da placa mãe.
Esses micros são fáceis de instalar e mais baratos, mas a qualidade dos
produtos colocados nas placas mãe deve ser bem escolhida pelos que fabricam e comercializam os produtos. Além do mais, essas placas normalmente vêm de fábrica com poucos Slots (lacunas para encaixar outras placas), o que limita muito as possibilidades de Up g rad e (melhoria no computador, como aumento de recursos, velocidade, etc…).
Classificação Dos Computadores:

Quanto a sua natureza.
DIGITAL e ANALÓGICO
DIGITAL: Processa as informações através de valores discretos
ANALÓGICO: Processa a informação do jeito que ela é fornecida.
Quanto Ao Porte
MICROCOMPUTADORES: Ou computadores pessoais possuem como característica uma UCP formada por um único microprocessador.
MINICOMPUTADORES: São computadores de portemédio. São utilizados, por exemplo, em controles de processos industriais.
SUPERCOMPUTADORES: São computadores de grande porte que utilizam alta velocidade de processamento. São utilizados geralmente em cálculos científicos que demandam números com uma grande quantidade de dígitos. São máquinas de uso em âmbito especifico.
MAINFRAMES: São também computadores de grande porte mas possuem aplicações de âmbito mais geral, principalmente em processamentos que controlam uma grande quantidade de terminais com acesso on-line.
PROCESSADORES RISC X CISC São duas plataformas distintas de computadores. Um computador CISC(Computador com um conjunto complexo de instruções = Complex InstructionSet Computer) é capaz de executar várias centenas de instruções em um curto intervalo de tempo. Essa arquitetura se utiliza de poucos registradores da CPU,porém necessita de usar mais recursos de memória. A utilização de pipeline é muito rara.Um computador RISC(Computador com umconjunto reduzido de instruções = Reduced Instruction SetComputer) é capaz de processar apenas algumas instruções em cada intervalo específico de tempo. Essa arquitetura usa uma grande quantidade de registradores naCPU e muitos recursos de pipeline.
PIPELINE É uma técnica de se dividir o processador em vários espaços específicos para agilizar no processamentode instruções em apenas um ciclo de clock do processador.Pipeline é um modelo proposto por John Von Neuman, éum termo inglês e significa linha de montagem(linhaparalela). MULTITAREFA É o processo de se executar várias tarefas ao mesmo tempo. Nesse caso, o processador processa certas instruções de cada aplicativo por vez.
About these ads
43 Comentários
  1. Roberto Guimarães permalink

    Foi de muita valia as informações obtidas, parabéns!

  2. Vanessa Duarte permalink

    O assunto está bem explanado, obrigada pelas valiosas informações.

    • Oi Vanessa agradeço suas palavras e espero que sempre estude por aqui.Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar você a baixar o meu livro A Fortaleza do Centro e assim que ler faça um comentário e se gostar indique para seus amigos.
      Abraços
      Eder Sabino Carlos

  3. bilpirado permalink

    muito legal isso mim ajudo muito vlw

  4. Luciane Moraes permalink

    O conteúdo está bem explicado.
    Gostaria de fazer mais algumas colocaçoes para adicionar informações sobre o mesmo.

    1946 – Surge o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator Analyzer And Computer),
    nome dado à primeira máquina que merece ser chamada de computador.
    Apesar de operar por meio de válvulas, o Eniac é totalmente eletrônico e
    processa dados com eficácia. Seus construtores são os engenheiros norteamericanos
    John William Mauchly e John Presper Eckart Jr. Com intenção de
    processar dados balísticos, o Eniac tem a função de auxiliar os Estados Unidos a
    construir a bomba atômica no final da Segunda Guerra. Essa tarefa exige imensa
    quantidade de cálculos, e o Eniac foi projetado para resolvê-los rapidamente.Feito de válvulas, pesava cerca de 30 toneladas, ocupando dois andares do
    prédio onde funcionava.

  5. Luciane Moraes permalink

    Mais uma contribuição sobre Hardware.

    O computador é formado de diversas partes, chamadas de HARDWARE, que, por
    definição aceita por senso comum, é tudo aquilo em que podemos tocar. É a
    parte física da Informática, sendo formada por equipamentos que compõem o
    ambiente de computação em que trabalhamos. Por exemplo: o monitor onde são
    apresentadas as informações; o teclado onde digitamos nossos textos, etc.
    A origem desta palavra, da língua inglesa, significa: HARD = rígido, duro e WARE
    (parte de algo ou elemento/mercadoria para algum uso). Portanto, Hardware é a
    parte física (consistente, concreta) do computador.
    O Hardware pode ser identificado pela função que exerce no sistema, podendo
    ser de entrada ou saída de dados. Um exemplo de hardware de entrada é o
    próprio teclado, em que o usuário “entra” com as informações para o
    computador. O hardware que tem a função de mostrar as informações aos
    usuários é definido como saída de dados, e a tela (monitor) é um exemplo deste
    tipo de hardware. Temos ainda aqueles equipamentos que servem somente para
    carregar as informações de um equipamento para outro, como o cabo da
    impressora.

  6. Flavio Andriola permalink

    Informações importantes para compreender ofuncionamento do computador.

  7. Suelen permalink

    me ajudou muito também =D obrigadoo

  8. josafa melo permalink

    Verdadeiramente esse conteudo e bem simplificado e facil de se compreender… muito obrigada por essas valiozas informacoes que voce fornesse as pessoas….. esse sim e um excelente trabalho….

  9. marilu luche machado permalink

    obrigado pois essas informações estão me ajudando muito estou estudando para o concurso da fase e esta foi a forma mais fácil de compreender tudo muito bem simplificado

  10. Ta massa!!!Para os que não são muito familiarizados com informática fica a dica!!!

  11. mhvjfxcfcgfvhf permalink

    que interessante

  12. zelino2013 permalink

    valeu boa me ajudou muito

  13. este é o melhor site sobre o computador

  14. elizama permalink

    nossa este conteudo e mt bem esplicado sou uma aluna e digo que este conteudo nos podemos aprender mais e mais

  15. Beatriz Rossi permalink

    Informações escritas com clareza e de fácil entendimento, isso é ótimo para quem ainda não possui noção do assunto. Parabéns, apesar de eu já ter estudado sobre o assunto, como fazia tempo, eu precisava fazer uma revisão, e isso me ajudou muito!
    Muito Obrigada!

  16. Rosiane permalink

    Mui bommmmmmmmmmm

    • Obrigado Rosiane pelo comentário, vejo que o site esta atendendo sua expectativa. Gostaria de pedir que divulgue ele em seu Facebook e Twitter para que outros concurseiros possam aproveitar também.
      abraços
      Eder

  17. Oi, adorei as noções básicas do computador só ñ conseguir ver sobre o software.Pretendo fazer a prova dos correios caso vc tenha algo sobre o concurso estarei atenta no site a partir de agora.Mto obrigado.

  18. jadiel da luz santana permalink

    muito bom o site ajudou em muitoo!!!

    • Obrigado Jadiel pelo comentário, vejo que o site esta atendendo sua expectativa. Gostaria de pedir que divulgue ele em seu Facebook e Twitter para que outros concurseiros possam aproveitar também.
      abraços
      Eder

  19. MARLON permalink

    Excelente explanação do conteúdo, material de fácil entendimento e absorção. Grato pelas valiosas informações.

    • Marlon Obrigado pelo comentário e fico muito feliz que o site esteja atendendo sua expectativa. Gostaria de pedir que divulgue ele em seu Facebook e Twitter para que outros concurseiros possam aproveitar também.
      abraços
      Eder

    • Desculpa ter digitado seu nome errado
      Abraços
      Eder

  20. Pedagoga Diene permalink

    Boa Noite!

    Eder Sabino estou procurando o conteúdo atualizado sobre INFORMÁTICA
    Dispositivos de armazenamento. Periféricos de um computador. Configurações básicas do Windows 7. Aplicativos do Pacote,
    Microsoft Office (Word, Excel e Power Point). Configuração de impressoras. Noções básicas de internet e uso de navegadores.
    Noções básicas de correio eletrônico e envio de e-mails.

    Este conteúdo e do concurso da banca Instituto cidades é um concurso do Valparaíso de Goias 2014 para varias áreas pode me ajudar. Me orientando em sites confiáveis e atuais sobre o assunto.

    Obrigada!

  21. Diene permalink

    Boa noite, Eder Sabino,

    Obrigada pela informação!

    Estudarei!

    Abraços!
    DIENE
    Brasília

  22. Lucas Nathan permalink

    gostei, vlw. Realmente me ajudo bastante. site já tá salvo aqui nos favoritos :)

  23. Eu vo fazer um concurso dia 8 do mês que vem do Detran aqui de Rondônia. Você poderia falar sobre assuntos que caem em corcurso de Téc. em informatica? esse é meu primeiro concurso e não sei com é ainda.

    • Oi Lucas esta pergunta é difícil. O que posso lhe dizer é o seguinte: veja as provas anteriores da banca que irá fazer o concurso que você terá uma boa noção( acho que é a IDECAN ). Você pode também fazer provas anteriores do Detran.
      Espero ter ajudado
      Eder

  24. Sidnei Ferreira da cruz permalink

    Eu vou fazer um concurso dia 5 do Mês que vem universidade federal assistente de administração pesso que me oriente sobre o hardware me ajudou muito obrigado

  25. Sidnei Ferreira da cruz permalink

    Adorei muito do assunto de informatica hardware obrigado
    Vou participar do concurso de administração preciso da sua ajuda

  26. inalda permalink

    Adorei seus comentários a respeitos de informatica

  27. Itaguatiara Martins Santana Rocha permalink

    Gostei bastante, onde posso encontrar a segunda parte? E parabéns pelo seu trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.732 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: